INSTALAÇÃO DE TRAVA ELÉTRICA NO PORTA-MALAS DO SEDAN/CLASSIC

Responder
rota12
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 02 2007f Janeiro 2007 02:03:52 AM
Localização: Passos - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

INSTALAÇÃO DE TRAVA ELÉTRICA NO PORTA-MALAS DO SEDAN/CLASSIC

Mensagem por rota12 »

Galera resolvi montar esse tutorial pq nao encontrei nenhum de como fzer seu porta-malas (do sedam) abrir automaticamente. acho que muita gente vai gostar de ter seu porta-malas automatizado e como neste sabado passado eu nao tinha nada pra fazer, entao resolvi gastar meu tempo com o meu classic.

Fiz esse desenho abaixo p o pessoal ter uma nocao de como ficou dentro da tampa da mala pq nao da muito bem pra tirar foto como a trava em seu lugar instalada.

Imagem

comecei com uma trava que eu tinha conseguido em um desmanche um tempo atras. essa borboleta e hastes de maetal eu consegui no proprio desmanche e servem justamente para adaptar a trava nos pinos de travamento das portas

Imagem

Imagem

detalhe: ela ja estava com esse suporte fixado nela, por isso nao sei de q carro era

um rele comum desses q o pessoal utiliza p ligar farol aux

Imagem

um botao tipo push botton

Imagem

soldei no botao fio de auto falante, pois ele vai apenas acionar o rele. o fio deve ser o suficiente para chegar ate a tampa do porta-malas aberto

Imagem

vc precisa tbm de um local no painel para instalar o botao, como fiquei com do de furar meu painel resolvi bolar um suporte com uma chapinha metalica qualquer

Imagem

botao ja na chapa

Imagem

o local no painel

Imagem

o botao fixado no painel

Imagem

o rele fixei junto a trava

Imagem

Imagem

entao soldei a fiacao no rele: alimentacao, fios do botao e fios da trava

Imagem

depois retirei a fechadura do porta-malas

Imagem

no buraco circulado de verde eh q vamos encaixar a haste que ira puxar a alca da fechadura, para isso temos q fazer uma curva na haste de metal q liga o braco da trava ate a fechadura

Imagem

tentei mostrar no primeiro desenho

na tampa da mala, olhando de dentro p fora, do lado direito a fechadura, existe dois buracos ja prontos (pra quem nao quiser furar) p fixar a trava

Imagem

depois e soh colocar tudo la p dentro

na hora de voltar a fechadura p lugar, da um pouco de trabalho mas nao precisa forcar, apenas pegar as manhas q ela passa com jeitinho

Imagem

Imagem

note nas fotos que as duas hastes estao chegando na fechadura: a q vem da trava e a q vem do mecanismo de abertura na tampa

tentei tirar algumas fotos dela ja dentro da tampa, da p ter uma ideia

Imagem

Imagem

Imagem

o funcionamento ficou o seguinte: quando vc aperta o botao, por intermedio do rele, a trava aciona puxando a alca da fechadura. o movimento da trava deve ser o mesmo da abertura de uma porta onde a trava empurra o pino p cima.

na tampa da mala ela deve puxar a alca da fechadura

a questao do botao eh provisoria, pois pretendo colocar os fios que chegam ao botao no aux do alarme e assim abrir o porta-malas

quem ja tem alarme com aux pode ligar diretamente no aux

qualquer duvida eh soh mandar

falow
classic 05
giggio_oli
:: Piquet ::
Mensagens: 245
Registrado em: Quinta-feira 21 2006f Dezembro 2006 03:00:08 PM
Localização: Gaspar - SC
Modelo do veiculo: MONTANA 1.4 CONQUEST ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por giggio_oli »

Ótimo tutorial 100% ficou super explicadinho soh faltou a parte de como ligar o rele tpw em qual lugar colocar o positivo, o fil da trava, etc blz se puder colocar ai vai me ajudar mto q com certeza vou montar no sedan do pai hehehe vou usar de cobaia uhauhauha valew eh isso ai
Agora de Montana 1.4 2008
Fotos da ex pick-up http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 798#302798
rota12
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 02 2007f Janeiro 2007 02:03:52 AM
Localização: Passos - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rota12 »

faltou mesmo, eh o seguinte:

numeracao do rele

87 amarelo da trava
85 cinza da trava
86 preto do botao ou aux do alarme (fio da alto falante)
30 vermelho do botao ou aux do alarme (fio de alto falante)

30 positivo da alimentacao
85 negativo da alimentacao


para fazer a ligacao da alimentacao utilizei a alimentacao do meu modulo de potencia e coloquei um porta fusivel
espero ter ajudado
classic 05
Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

Cara, tá maneiro heim!!! parabéns...já salvei nos favoritos e vou tentar fazer assim que sobrar um tempo...
abraço
rota12
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 02 2007f Janeiro 2007 02:03:52 AM
Localização: Passos - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rota12 »

[quote="Weco"]Cara, tá maneiro heim!!! parabéns...já salvei nos favoritos e vou tentar fazer assim que sobrar um tempo...
abraço[/quote]

valew
classic 05
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

mas qdo vc aperta o botao, ele puxa/empurra a trava. ae abre. ele volta pra posiçao original sozinha ou tem q apertar o botao de novo pra ele voltar pra posiçao?
pq pensando assim, ele é o motor da porta. vc manda um impulso eletrico e ele levanta o pino e fica. ae vc manda otro impulso eletrico e ele abaixa o pino. ou esse motor ae q vc arrumou sobe e desce automaticamente?
rota12
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 02 2007f Janeiro 2007 02:03:52 AM
Localização: Passos - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rota12 »

nao.

quando aperta o botao, o motor da trava empurra e para, mas o proprio sistema de molas da fechadura (quando vc aperta a ferchadura para abrir ela retorna a posicao original) faz com que a trava fique ja na posicao certa para a proxima abertura.

nao precisa se preocupar como retorno da trava que o proprio sistema da fechadura faz isso para vc.

ela nao vai voltar ate o fim nao, mas vai voltar o suficiente para o proximo pulso que acionara a trava novamente
classic 05
Avatar do usuário
Marcílio Cardoso
:: Rodeio ::
Mensagens: 651
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 06:33:36 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcílio Cardoso »

Pegando um gancho nesse tópico, fiz um a adaptaçaõ interessante no meu classic. Coloquei a mala elétrica e abertura pelo controle do alarme e interno, mas não gostei do botão sou um cara muito chato. Dai parti pra uma solução e achei que o botão original do novo corsa encaixa certinho no classic. Fui lá e coloquei no meu. agora falta apenas ligar a iluminação. Assim que fizer ponho mais fotos com detalhes da ligação.

Botão antigo

Imagem
Imagem

Retirando a tampinha
Imagem

Novo botão
Imagem
Imagem
Agora de Vectra CD 2.2 16v
Avatar do usuário
waldvansilva
:: Piquet ::
Mensagens: 293
Registrado em: Sábado 26 2008f Janeiro 2008 12:59:53 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por waldvansilva »

Parabéns pelo tópico ficou 10.

Seguinte:

Dá pra fazer o mesmo no corsa wind 4p????

Digam q sim, por favor!!!!!!
Avatar do usuário
Marcílio Cardoso
:: Rodeio ::
Mensagens: 651
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 06:33:36 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcílio Cardoso »

waldvansilva escreveu:Parabéns pelo tópico ficou 10.

Seguinte:

Dá pra fazer o mesmo no corsa wind 4p????

Digam q sim, por favor!!!!!!
Cara dá pra instalar sim, pode fazer vc mesmo seguindo estes passos ou procurar algum eletricista, ai pelo menos vc já tem uma noção do serviço. A única diferença do hatch é se seus amortecedores da mala estiverem cansados a mala não irá abrir sozinha como nos sedans que tem um par de molas. Fica show um amigo viu no meu gostou e instalou no celta 4 pts.
Agora de Vectra CD 2.2 16v
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Personalização”