[DÚVIDA] - Freio a disco nas rodas traseiras. É possível?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
stroker
:: ST ::
Mensagens: 890
Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por stroker »

na diant.tem q fazer o suporte pra pinça pra ela ir mais pra cima....o disco tem as mesmas dimensoes de espessura,furaçao do cubo e furaçao da roda...oque muda é o tamanho mesmo(tamanho minimo de roda aro 15)
meu carro corsa novo 1.8 turbo
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6
Corsaspeed
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 04 2004f Julho 2004 09:29:29 PM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Corsaspeed »

portocarrero escreveu:Cara,
Acho que você não vai notar muita diferença na qualidade da frenagem. A não ser que vc instale um sistema ABS no seu carro.
Caso mantenha o sistema original, apenas substituindo o sistema de tambores por discos não vai sentir diferença. O que vai ficar bom é o freio de mão!
Não concordo com sua colocação de que não faria diferença se colocasse freio a disco na traseira,tive um corsa turbinado por 3 anos,rodando com alcool e 1,5kg de pressão,resolvi o problema de falta de freio instalando o sistema de freio a disco traseiro do vectra,falo com certeza que melhorou muito a eficiencia do freio,tanto é que carros esportivos já saem de fabrica com disco na traseira,tive um jipe Troller,tinha freio a disco traseiro e nunca fiquei sem freio atravessando lugares alagados,coisa que aconteceria com freio a tambor
O ABS serve apenas para evitar o travamento da roda,assim o carro não desliza,mas enquanto o carro não perde a aderencia,o ABS não resolveria o problema de freiar numa distancia menor e freio de mão tanto com disco quanto a tambor são iguais,desde que estejam bem regulados
portocarrero
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por portocarrero »

Concordo em termos com você... Apenas tenho convicção de que fazer adptações sem o correto (exato) dimensionamento pode causar o travamento das rodas traseiras antes das dianteiras... A não ser, é claro, que seja instalado um KIT apropriado como os da PowerBrakes.
Gabriel Rigo Portocarrero
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Estou pesquisando sobre o assunto e possibilidade de adaptação em um Corsa C.

Verifiquei que há um modelo de Meriva que utiliza freios a disco na traseira:
Imagem

Este sistema é utilizado, também, no Astra >99, Vectra 97/05 e >06:
Imagem

Pensei que seria apenas remover os freios traseiros a tambor do Corsa e instalar estes, porém, o eixo traseiro é diferente...

Eixo Corsa C Hatch e Sedan:
Imagem

Eixo Meriva:
Imagem

Se a pinça for fixada no cubo (peça nº10 da foto acima), preciso verificar se a furação é a mesma para o cubo ao eixo.
Caso positivo, para adaptar o freio a disco na traseira, bastaria remover o sistema a tambor e troca-lo, à partir do cubo, pelo sistema a disco.

E com isso, adaptar o sistema de freio de estacionamento do Meriva, Astra e Vectra:
Imagem

Como curiosidade, ainda verifiquei o sistema a disco traseiro do Kadett que possui um adaptador:
Imagem

Esta é uma análise feita por mim, utilizando o pouco que sei, com ajuda do catálogo da GM. Preciso verificar a veracidade de todas informações e possibilidade de adaptação no Corsa C Hacth sem a necessidade de troca do eixo completo, tenho dúvidas se não teria algum problema na troca completa deste.

Ou seja, verificar, na prática, a intercabiabilidade do sistema.

Gostaria muito da opnião de quem já instalou, de quem conheçe um pouco mais de mecânica ou simplesmente queira opnar.


[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Andre - Maionese escreveu:me corrijam se estiver falando besteira, mas o tigra nao é um quase corsa??? o pai da minha namorada tinha um tigra com discos na traseira! será que nao da certo nao?
Realmente, o Tigra se diferencia do Corsa em alguns detalhes do exterior. Porém, não encontrei nenhuma versão com freio a disco traseiro no catálogo.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
TiAgUiNhO-TiGrA
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:33:51 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por TiAgUiNhO-TiGrA »

ValterJunior escreveu:
Andre - Maionese escreveu:me corrijam se estiver falando besteira, mas o tigra nao é um quase corsa??? o pai da minha namorada tinha um tigra com discos na traseira! será que nao da certo nao?
Realmente, o Tigra se diferencia do Corsa em alguns detalhes do exterior. Porém, não encontrei nenhuma versão com freio a disco traseiro no catálogo.
[]´s
o tigra não tem disco na traseira originalmente
tem modelos que possuem ABS mais é no freio a tambor na traseira mesmo

quero adaptar disco na traseira do meu ( o meu nao tem abs, fica mais facil dai )
só que estou vendo, pelo jeito vou ter que pegar direto o eixo inteiro de algum mesmo
ou pagar 1000 conto no da powerbrakes =(
mais ai prefiro investir em outra coisa
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

freio a disco traseiro de monza ou kadett gsi serve no eixo original
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Nas fotos do catálogo parecem ser o mesmo sistema o de Monza e Kadett tb, só como dúvida, onde é fixada as pinças, no cubo adaptador?

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

é uma manga de eixo... o q vai preso no eixo é uma estrutura q suporta a pinça. Dentro dessa estrutura vc prensa o rolamento junto com o cubo, q gira livre. Dai vc prende o disco no cubo e ta feito o esquema.

Isso aí pode ser feito artesanalmente se não achar algum no ferro velho.
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

Alguém tem fotos?

Acompanhando!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”