NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
angelforce
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 30 2007f Maio 2007 12:25:48 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

Mensagem por angelforce »

LEIA ATÉ O FIM SE VC TIVER PROBLEMAS COM TEMPERATURA!!!

ANTES DE QUALQUER COISA TBM: não tirem a vávlula termostática fora, não vou explicar os por menores disso, mas acreditem em mim, ela não está lá a toa!!!

Pessoal do Clube, eu sou novo aqui e esse é o meu primeiro tópico.
Estou escrevendo pra relatar minha experiência com esse tão comum problema de temperatura dos motores dos Corsas, especialmente os 1.6.

Comprei um Corsa Sedan 1.6 2001 faz um mês. Este carro era de um senhor que o tirou zero km e me vendeu. 49000 km/ rodados. Todo, absolutamente todo original. Foi um carro de passeio e que ele usava pra ir ao supermercado ou feira nó máximo. Só comprei por isso.

enfim, quando comprei reparei que o carro sempre chegava em 100ºC e dificilmente baixava disso, quando não subia um pouquinho mais dependendo do trânsito. Aki no fórum muitos dizem pra tirar a válvula termostática, outros dizem pra usar Radiex, outros dizem que é o sensor do painel, ar no sistema de arrefecimento e por aí vai. Antes que eu pudesse ver o problema do meu Corsa esquentadinho tive problemas...

Um certo dia a noite, peguei um baita trânsito, a temperatura subiu até o vermelho e ferveu!

parei o carro e depois de frio, vi que a mangueira que sai da válvula termostática havia estourado por causa da pressão e toda a água do carro havia vazado com o seu líquido de arrefecimento. Por sorte a mangueira que estava no meu GLS foi projetada para estourar quando a temperatura da água no bloco atingisse 106ºC ou 1.2Bar de pressão, 4ºC antes do limite, jogando água no radiador para dar efeito de fervura (os corsa hoje esquentam sem ferver com vapor) e me obrigando a parar.

Arrumei o carro e agora ele está sempre por volta de 92,5 ºC 8) e no máximo dos máximos 95ºC

agora vamos as explicações e soluções:

Constatações.
O líquido que estava no meu carro havia vencido há muito tempo e após o tempo de validade vencer aquele líquidio se transformou em ácido e danificou a bomba d'água e a válvula termostática. Como? simplesmenste pela falta de equilibrio do PH no sistema de arrefecimento.
A bomba d'água não estava bombeando e a válvula termostática estava funcionando incorretamente. A VÁLVÚLA TERMOSTÁTICA funciona através de uma substância quimica que reage ao calor, liberando a água do radiador, quando atinge uma certa temperatura e quando está com problemas ela pode abrir ou travar simplesmente impedindo que a água fria do radiador entre no bloco do motor. A BOMBA D'ÁGUA funciona através de hélices e intuitivamente vc pode imaginar como ela age. No caso da minha ela estava girando em falso.

COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).

COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)


::? Soluções que deram +/- certo: :redhotevil:
troquei a bomba de água por uma bem, beeeeeeem barata e genuína R$ e só troquei o miolinho da válvula termostática R$ 34,00 original (que muita gente insiste em chamar de válvula termostática, mas é só o miolo). e coloquei água e radiex. o Carro passou a andar entres os 96ºC e 100ºC. BLZ!!!!!

blz nada não fiquei contente, pq eu conheço muito de motor e sei que a temperatura ideal para o nosso motor (ideal em todos os sentidos) é 92,5ºC. não vou explicar pq são questões técnicas, e não é esse o caso.

SOLUÇÃO QUE DEU MUITO CERTO!!!!! :wink:
Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).

Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!

É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
Fujam desses caras, oficina fucinho de porco não!!!!!!.... se vcs forem de Osasco, falem comigo e eu indicarei pessoas de confiança mesmo!!!! e ponho minha mão no fogo pq são pessoas que sabem do que estão falando!....

abraços e boa sorte a todos!!!!
Sedan GLS 8V 2001
Se liga!!! 92,5ºC!!!
Adriano CP
:: GLS ::
Mensagens: 1848
Registrado em: Quarta-feira 10 2004f Novembro 2004 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Adriano CP »

AngelForce, parabens pelo topico, creio que este tipo de problema quando ocorrer, se utilizar os procediemntos deste topico era ser resolvido sem dor de cabeca. Parabens e bem vindo ao Clube.
Bomba Flex & Chip Potencia/Alcool - adrianonano@ig.com.br
GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

Bom Tópico!!!

Tenho certeza que muita gente tem esse problema no Corsa e vai em qualquer oficina pra ver se soluciona. Ler isto é importante até mesmo para dialogar com o mecânico antes de realizar o serviço, pra ele ver que vc não foi "de bixo" na oficina dele.

e SEJA BEM-VINDO! Já que vc manja de motor e tal, é sempre bom contribuir e colaborar com o pessoal que precisa!
Grande abraço!!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

No meu Corsa Wind 2001 fiz tudo isso e nada, o detalhe é que ele era meu desde os 10.000 km; resultado um dia apareceu, era uma rachadura no radiador (parte plástica) vazava água com o aumento da pressão.
angelforce
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 30 2007f Maio 2007 12:25:48 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por angelforce »

Obrigado pela recepção. Espero poder ajudar no que for possível para conscientizarmos cada vez mais os donos de Corsas para um correta manuteção do seu carro. Vejo muita gente com dúvidas e pouca instrução sobre o carro e isso é um prato cheio pra alguns mecânicos aproveitarem a situação. As vezes o mecânico é honesto e de confiança, mas muitos mecânicos são despreparados ou aprenderam a mecher em motor com o pai, tio, etc... ou são formados na escola da gambiarra.
Existem normas, melhores práticas, experiência, conhecimentos e empatia com o cliente que é querer arrumar o carro de alguém como se fosse seu próprio carro... tudo isso somado resulta em bons serviços. Sei que existem muitos mecânicos experientes em quem podemos confiar, mas é a excessão, não a regra.
Sedan GLS 8V 2001
Se liga!!! 92,5ºC!!!
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Ei angelforce; parabens pelo tópico; muito elucidativo e válido; espero que sirva a todos.

Seja bem vindo ao CC.
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Uma pena que você só postou após eu ter problemas ( :cry: continuo tendo) com arrefecimento do meu endiabrado 1.6 ( :angry4: endiabrado porque esquenta muito). O meu carro esquentou muito (indo até o vermelho), e o "mechanico" não identificava o problema. Troquei um radiador que vazava, retirei o tal miolo da válvula termostática, troquei a válvula de aquecimento que também vazou, fiz limpeza e coloquei aditivo Radiex no sistema e ainda continuava a esquentar :angry4:, e o ponteiro "namorava" :lover: os 100ºC. E eu ciumento não gostava e continuo não gostando desse namoro. ](*,) Cheguei em ter "alucinações" :crazyeyes: , quase fazendo gambiarras para que o eletroventilador ficasse ligado para que o ponteiro Conclusão: no início do mês de junho "fiz" o cabeçote do motor, agora no dia 23 de junho o motor começou a fazer um barulho-trepidação estranho vindo do motor, e hoje dia 25 o meu carro foi "internado" para fazer o restante do motor. ATENÇÃO: NÃO ACREDITEM EM "É NORMAL A TEMPERATURA CHEGAR AOS 100°C" - SE FOSSE NORMAL A ESCALA SERIA MAIOR DANDO MARGEM A SEGURANÇA DO MOTOR; NÃO DEIXE DE FAZER A MANTENÇÃO PREVENTIVA DO CARRO - REVISAR CABOS, ÓLEO, ARREFECIMENTO, ETC., SE NÃO SOUBER CONSULTE O MANUAL, SE NÃO TIVER O MANUAL BUSQUE INFORMAÇÕES NA INTERNET. SE NÃO TIVER UM MECÂNICO DE CONFIANÇA PEÇA REFERÊNCIAS A AMIGOS, AO CLUBE - SEMPRE HÁ ALGUÉM QUE MORE NA MESMA CIDADE. ABRAÇOS A TODOS!
rodrigoschleifer
:: Champ ::
Mensagens: 413
Registrado em: Sexta-feira 12 2004f Março 2004 05:08:34 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigoschleifer »

E os GSi's... todo mundo fala que é normal sim ... o motor do gsi esquenta msm.. e mesmo depois do marca de 100°C ainda nao é marcado como vermelho... acho que depois de 105° é vermelho no painel do corsa GSi.
Bim.oliver
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quinta-feira 21 2007f Junho 2007 06:40:29 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bim.oliver »

angelforce escreveu:LEIA ATÉ O FIM SE VC TIVER PROBLEMAS COM TEMPERATURA!!!

ANTES DE QUALQUER COISA TBM: não tirem a vávlula termostática fora, não vou explicar os por menores disso, mas acreditem em mim, ela não está lá a toa!!!

Pessoal do Clube, eu sou novo aqui e esse é o meu primeiro tópico.
Estou escrevendo pra relatar minha experiência com esse tão comum problema de temperatura dos motores dos Corsas, especialmente os 1.6.

Comprei um Corsa Sedan 1.6 2001 faz um mês. Este carro era de um senhor que o tirou zero km e me vendeu. 49000 km/ rodados. Todo, absolutamente todo original. Foi um carro de passeio e que ele usava pra ir ao supermercado ou feira nó máximo. Só comprei por isso.

enfim, quando comprei reparei que o carro sempre chegava em 100ºC e dificilmente baixava disso, quando não subia um pouquinho mais dependendo do trânsito. Aki no fórum muitos dizem pra tirar a válvula termostática, outros dizem pra usar Radiex, outros dizem que é o sensor do painel, ar no sistema de arrefecimento e por aí vai. Antes que eu pudesse ver o problema do meu Corsa esquentadinho tive problemas...

Um certo dia a noite, peguei um baita trânsito, a temperatura subiu até o vermelho e ferveu!

parei o carro e depois de frio, vi que a mangueira que sai da válvula termostática havia estourado por causa da pressão e toda a água do carro havia vazado com o seu líquido de arrefecimento. Por sorte a mangueira que estava no meu GLS foi projetada para estourar quando a temperatura da água no bloco atingisse 106ºC ou 1.2Bar de pressão, 4ºC antes do limite, jogando água no radiador para dar efeito de fervura (os corsa hoje esquentam sem ferver com vapor) e me obrigando a parar.

Arrumei o carro e agora ele está sempre por volta de 92,5 ºC 8) e no máximo dos máximos 95ºC

agora vamos as explicações e soluções:

Constatações.
O líquido que estava no meu carro havia vencido há muito tempo e após o tempo de validade vencer aquele líquidio se transformou em ácido e danificou a bomba d'água e a válvula termostática. Como? simplesmenste pela falta de equilibrio do PH no sistema de arrefecimento.
A bomba d'água não estava bombeando e a válvula termostática estava funcionando incorretamente. A VÁLVÚLA TERMOSTÁTICA funciona através de uma substância quimica que reage ao calor, liberando a água do radiador, quando atinge uma certa temperatura e quando está com problemas ela pode abrir ou travar simplesmente impedindo que a água fria do radiador entre no bloco do motor. A BOMBA D'ÁGUA funciona através de hélices e intuitivamente vc pode imaginar como ela age. No caso da minha ela estava girando em falso.

COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).

COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)


::? Soluções que deram +/- certo: :redhotevil:
troquei a bomba de água por uma bem, beeeeeeem barata e genuína R$ e só troquei o miolinho da válvula termostática R$ 34,00 original (que muita gente insiste em chamar de válvula termostática, mas é só o miolo). e coloquei água e radiex. o Carro passou a andar entres os 96ºC e 100ºC. BLZ!!!!!

blz nada não fiquei contente, pq eu conheço muito de motor e sei que a temperatura ideal para o nosso motor (ideal em todos os sentidos) é 92,5ºC. não vou explicar pq são questões técnicas, e não é esse o caso.

SOLUÇÃO QUE DEU MUITO CERTO!!!!! :wink:
Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).

Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!

É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
Fujam desses caras, oficina fucinho de porco não!!!!!!.... se vcs forem de Osasco, falem comigo e eu indicarei pessoas de confiança mesmo!!!! e ponho minha mão no fogo pq são pessoas que sabem do que estão falando!....

abraços e boa sorte a todos!!!!
Amigo e se por 100% de radiex ao invés de por 50% de agua 50% de radiex?
angelforce
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 30 2007f Maio 2007 12:25:48 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por angelforce »

100ºC não é normal para o GSI, me desculpem aqueles que acreditam nisso, mas esta é uma crença errada.

Isso não quer dizer que seu carro vai parar na rua por estar funcionando a 100ºC, mas que vai ter uma vida útil menor pra muitos componentes pode ter certeza que vai.

Poxa, meu pai tem um corsa gl 1.6 desde seus 10.000 KM e o carro dele tá quase chegando nos 300.00 km. E só uma única vez ele teve problemas com o arrefecimento, ao que todos disseram pra ele que era normal o carro trabalhar em 100ºC, porém um carro que sempre trabalhou entre 90ºC e no máximo 95ºC, não era normal estar no 100ºC... então ele trocou bomba, válvula, tampa, e líquido, assim como eu fiz no meu Corsa. Resultado, o carro voltou à sua temperatura NORMAL. Pergunte se esse carro já precisou trocar junta ou fazer o motor??? esse Corsa nem sabe o que é Retífica e poucas vezes foi a uma oficina... SEGREDO: manutenção preventiva básica e troca de óleo no tempo certo e combustivel de qualidade. filtro de oleo a cada troca de oleo é uma boa tbm... e usar Oleo da Selenium API SL, pois já testei quase todos e esse foi o melhor nos testes... o Magnatec carboniza muito...


TEMPERATURA NORMAL PARA O CORSA GSI ENTRE 90ºC e 95ºC
ele até pode chegar em 97ºC ou 98ºC, mas tem que descer....

Um colega teve um Corsa GSI por 80.000 Km desde zero e nunca ficou trabalhando em 100ºC... nunca... Segredo??? este tópico explica...

todos os marcadores dos Corsas que são numerados o Vermelho começa em 105ºC...
mais uma vez: pq seria normal trabalhar em 100ºC e ter apenas 5º de margem antes de chegar no crítico????? PENSEM.
Sedan GLS 8V 2001
Se liga!!! 92,5ºC!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”