[Solução] Folga na direção - Corsa B

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Diego_Pc
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Fevereiro 2007 11:19:35 AM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Solução] Folga na direção - Corsa B

Mensagem por Diego_Pc »

Meu carro parece que esta todo solto na dianteira.

Pelo que li no fórum, parece que é caixa de direção.

Ao balançar o volante, ele parece que tem uma folga vertical. Me disseram que pode ser também um tal de rolamento de direção, mas nunca ouvi falar dele.

Quero ter certeza disto para comprar uma caixa nova.

Ah! Alguém tem um tutorial de como trocar esse sistema da caixa de direção?

Sds.
Diego Pc
Corsa GL 1.6 MPFI 1998 - FlexPower - Gas/GNV
diecarlos
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 11 2007f Março 2007 01:21:55 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diecarlos »

Caro colega ,tenho uma corsa wind 98 4p que esta com o mesmo problema que o seu.quando passo em um buraco parece que tem uma tralha de coisas soltas na dianteira,já mandei apertar tudo,não resolveu.troquei amortecedores dianteiros,não resolveu.troquei conchis,não resolveu, troquei os tensores da barra do estabilizador,adivinha,não resolveu,por fim troquei a caixa de direção faz uns 15 dias, eeeee,não resolveu.Já estou traumatizado com isso.tomara que vc conciga resolver o seu problema,num esqueça de postar aqui.ok!!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal. Tambem passei por isso. queriam trocar a caixa de direção, vejam:
Passei por 3 oficinas de escapamento/amortecedores e foi dado o veredicto: coluna de direção. Um eletricista já sabia da manha e pediu um mecanico pra tirar a coluna fora e deu uns reapertos nas peças (aquelas onde há os pinos plasticos de segurança) fazendo umas batidas com uma punção de modo a tirar a folga. Como uma se encaixa na outra, havia uma pequena folga que ao passar por ruas de paralelepipedos principalmente, parecia que até o painel ia soltar.

Faça esse teste: trave a coluna proximo ao piso com um alicate de pressão por exemplo e movimente o volante para o lado indo e voltando o minimo possivel de modo a não movimentar a arvore da coluna e veja se ha folga/estalidos. Essa folga é das peças intercambiaveis ou até dos pinos plasticops de segurança.

Outro detalhe: aproveite e cheque os parafusos que prendem a arvore da coluna sob o painel de instrumentos. No meu caso tinha um deles com folga tambem o gerava trepidação.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Luiz_Renato
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 12 2004f Setembro 2004 01:20:08 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luiz_Renato »

Olá galera,
meu corsa também apresenta esse problema na caixa de direção, parece que o volante vai sair.
Removi as capas plásticas que envolvem o volante e tem um suporte, tipo uma abraçadeira, que segura a coluna. Ela possui dois parafusos invertidos e sem fenda. Um deles estava totalmente frouxo e então comprei um com a mesma medida, porém sextavado. Melhorou de imediato, mais continua batendo. Nas oficinas que fui me recomendaram trocar mesmo a caixa de direção, mais ainda não o fiz. Gostaria de saber se é mesmo a caixa ou se existe outra peça, tipo rolamento, bucha, sei lá.....

Um abraço.
L.Renato
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Luiz antes de partir para a caixa de direção, cheque a coluna primeiro, ok? Faça o teste do volante para os lados como citei.

Esses parafusos que voce mencionou tambem provocam muitoooo ruido e bateção. Parece que o painel vai soltar de tanto que vibra ao passar por ruas irregulares/paralelepipedos.

Outro ponto forte é os coxins dos amortecedores. Se um deles estiver gasto, bate tudo.

Citei para deixar a caixa por ultimo porque esses problemas ai confudem muito quem mexe.

Como viu, teve caso de trocar a caixa e o problema persistir. É só não se afobar. Chequem a colona primeiro. E um local pouco conhecido por quem mexe em carros.

Quando começou a acontecer isso comigo, começou assim:
- estava calibrando os pneus com 30 lbs,
- passava por ruas irregulares,
- chquei em 3 postos de troca de amortecedores/molas, trocaram os coxins dos amortecedores e diminuiu a parte de saculejar o painel. Descobrimos isso porque quando pisava e soltava o pedal do freio com o carro em movimento o painel trepidava e parecia algo solto na suspensão. Esse problema foi eleiminado, caixa de direção checada, coxins novos ai mais um teste de rua e deram-me o veredicto que era a coluna (podia ser rolamentos/bucha, etc) e mandaram-me procurar alguem que mexe com isso. Dificil foi achar alguem especializado, pois, muitos queriam logo trocar a caixa.
- em casa tirei o painel de instrumentos fora e vi essa abraçadeira que voce citou com os parafusos frouxos e consegui aperta-los o que diminuiu um pouco as batidas metalicas ficando caracterizado que vinha da coluna de direção,
- procurei um posto de caixa hidraulica DHB e o mecanico nem quis mexer, disse que só na autorizada,
- na volta pra casa, ia numa oficina famosa daqui e deparei-me com um eletricista de autos e arrisquei entrar (ja haviam me relatado que alguns eletricista de autos sabem mexer) e qual foi minha surpresa que o mesmo sabia da manha. Ele simplesmente rebateu nas duas peças superior e inferior onde tem os pinos plasticos e pronto: ficou zerada.

Bem é isso. Qualquer duvida estamos por ca pra ajuda-los.
Tenho a foto do local com as marcas das batidas parecendo uns furos de baixo relevo próximos aos pinos plásticos de segurança. Quanto aos pinos estão intactos.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Luiz_Renato
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 12 2004f Setembro 2004 01:20:08 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luiz_Renato »

Valeu amigão. Vou verificar esses ítens.
Um abraço.
L.Renato
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Cuidado ao tirar o rolamento ou bucha na parte inferior onde sai a arvore da coluna de direção. Essa peça tem umas travas de plastico e o mecanico aqui quase arregaçou a mesma e ficou soltando, pois, ele destruiu as travas. O sacana bateu de cima para baixo com um ferro retangular para sacar a arvore e tive que parar o carro varias vezes para colocra no local. o volante ficava subindo e descendo e amarrei com arame.
pelo menos acertou o problema e adeus batidas/ruidos metalicos
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
mycon_corsavinho
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 10:39:31 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mycon_corsavinho »

Alcineu
Recebi a Foto!!!!
Mais eu ja tinha desmontado essa peça, so que notei que a volga esta na arvore da coluna de Direção. Acima dela acho que é o rolamento, ocorre que esta com folga pra cima e pra baixo e inclusive esse eixo sobe e desce,sendo que o volante sobe e desce tambem indenpente um do eixo sai em baixo proximo a peça da foto.
Deu pra entender ????
Mas vou desmontar novamente e verificar pois eu tinha dado umas pancadinhas bem nas pontas tipo um cruzeta e nao tinha entendido sem ver as votos.
Foto que vc mandou o ponto e bem no meio da peca!!!
valeu!!!
Estou muito chateado, o volante faz barulho até o carro em marcha lente!!!!
ja gastei um dinheiro, troque caixa completa e amortecedor (inclusive ja troqe o coxis 2 vezes), mais me parece que as ponteiras da caixa esta com folga de novo!!!
O carro em cima muito na estrada nao sinto nada, ja viagei varias vezes nunca fiquei a pé.
Galera por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!
[color=violet][/color][size=18][/size][color=yellow][/color][size=18][/size]
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá mycon. Nessa foto mostra uma das partes onde uma se encaixa na outra. Os pontos brilhantes é onde foram rebatidos com uma punção para que as partes fiquem justas, pois, uma entra na outra e desliza pra dentro no caso de colisão. Tem uns pontos amarelados e branco no centro é onde se encontra os dois pinos plasticos de segurança que se rompem em caso de colisão.
Voce citou que tinha dado umas pancadinhas bem nas pontas tipo um cruzeta e nao tinha entendido sem ver as fotos, mas, não é nas cruzetas NÃO.

Se o volante esta com folga pra cima e para baixo entaõ é problema ai nas bucha/rolamento sob o painel/volante. De uma checada se aquele rolamento ou bucha na saida da arvore sob a proteção. Ele deve estar solto. Isso ocorria comigo tambem devido terem quebrado as travas laterais do rolamento/bucha inferior. Na figura é as peças de n° 36 e 37.

Pessoal seguinte: pra ficar melhor elucidado essa parte da coluna, consigo copiar no world ou enviar via email a figura expandida das partes que compoem a arvore/coluna de direção. Quem manja ai de hospedagem de imagens, mando as figuras e alguem hospeda pra todos terem acesso e criar um tópico especifico.
Fico no aguardo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ai vai os numeração das buchas e rolamentos da coluna de direção da figura com vista explodida pra melhor localização do CEP - catalogo eletronico de peças gm.

parte superior da arvore da coluna
20 - rolamento da carcaça
22 - carcaça com rolamento saginaw/proema (peça onde esta os controle de setas e
limpador)
24 - bucha da coluna

parte inferior da arvore da coluna
36 - bucha inferior da coluna
37 - rolamento da coluna
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”