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[DICA] - Esquema de ligação elétrica da tomada do engate (foto)

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Autor Mensagem
PatriciaFerreira
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MensagemEnviada: Terça-Feira 06th 2007f Fevereiro 2007 08:44:10 AM Assunto: [DICA] - Esquema de ligação elétrica da tomada do engate (fo Responder com Citação

Olá pessoal!
Segue o esquema de ligação da tomada do engate encontrada no site:
http://www.macamp.com.br/Mat-tom.htm

Reproduzirei aqui.


Dica MaCamp
Diagrama de ligação de TOMADA ELÉTRICA de trailers e reboques.


Fique por dentro da pinagem padrão e saia rebocando por aí.

Um equipamento de grande importância para Reboques/Carretas, trailers e automóveis (rebocáveis por cambão) é o conjunto macho-fêmea de tomadas elétricas. São elas que levam energia às luzes do reboque e necessitam por lei estarem em pleno funcionamento no momento do tráfego. A rigor não é necessário um padrão de ligação, desde que as luzes do reboque estejam sincronizadas com as do veículo tracionador. Porém é interessante seguir o padrão brasileiro utilizado pelas maiores fábricas de reboques e trailers do país para não haver confusão na hora de trocar de equipamento ou realizar uma emergência.

As tomadas elétricas para engates seguem um padrão de 7 pólos diferentes apenas em suas cores, tamanhos e formatos.



Tomada Macho (reboque)



Tomada Fêmea (Engate automóvel)

A seguir você encontra o esquema da tomada fêmea que está fixa ao engate do veículo tracionador.



Em alguns casos, não é ligado o pólo “Terra” já que os chassis tanto do reboque quanto do carro sempre estão aterrados e em contato quando engatados.

Marcos Pivari

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MatheusM
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MensagemEnviada: Terça-Feira 06th 2007f Fevereiro 2007 11:51:08 AM Assunto: Responder com Citação

Muito útil, ainda mais agora com essa regularaização do engate por um padrão!!
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DML
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MensagemEnviada: Terça-Feira 06th 2007f Fevereiro 2007 12:35:40 PM Assunto: Responder com Citação

Se um dia precisar instalar um, já saberei como fazer a ligação.

Muito legal esse post.

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MensagemEnviada: Terça-Feira 29th 2013f Janeiro 2013 10:29:33 PM Assunto: Responder com Citação

Desenterrando o tópico,
quero colocar engate no meu Novo Classic, pois o para choque traseiro é muito mole.

No meu painel de instrumentos tem o espaço do LED de conexão do engate(olhe na foto o penúltimo LED a direita sobre o de lanterna de neblina)." Indicador de reboque ou trailer engatado (quando disponível) "

Alguém sabe como funciona? Esse LEd acenderia ao engatar o reboque?


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SemControle
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 07:14:17 AM Assunto: Responder com Citação

como nem o chicote pra engate deve ter original, vai ter q ser adaptado tanto o chicote traseiro como o sitema de ligacao para o led....
ai precisa ver como faz o acionamento pra esse led....

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WJUNIOR
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 07:43:26 AM Assunto: Responder com Citação

SemControle escreveu:
como nem o chicote pra engate deve ter original, vai ter q ser adaptado tanto o chicote traseiro como o sitema de ligacao para o led....
ai precisa ver como faz o acionamento pra esse led....

A fiação do painel de instrumentos ao porta malas eu já fiz na época que puxei o chicote pro destrava porta malas, lanterna de neblina, câmera de ré, etc. Eu utilizei um cabo manga de uns 8 fios. Agora vou tentar soldar o LED do engate, vou na loja conversar com o instalador, pra puxarmos os fios das lâmpadas traseiras do engate (e vou ver se um switch magnético pode ser usado).

Valeu meu amigo,
abraço!

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SemControle
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 12:33:21 PM Assunto: Responder com Citação

putz otima ideia, um interruptorzinho desses fica show, se for ter muito impacto pode ser pensado até num interruptor ao contrario dos de porta Wink

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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 01:48:47 PM Assunto: Responder com Citação

WJUNIOR escreveu:
...quero colocar engate no meu Novo Classic, pois o para choque traseiro é muito mole...


Deixe-me te perguntar? você quer colocar reboque com esta finalidade?

Se sim, acho melhor não colocar por 2 motivos:^
1 - Isso não é item de segurança e ao contrário do que se pensa, pode-se trazer mais prejuízos ao veículo que porta o equipamento (incluindo empeno de chassis e monobloco) e para terceiros.
2 - Este equipamento é muito feio, tanto que inventaram um monte de capa para deixar ele menos feio, como aquelas capas cromadas para disfarçar aquele ferrão horrivel na trazeira, mas como isso é mais questão de gosto, pode ser que não conte.

então pese um pouco para qual finalidade vai usar este equipamento e evite dor de cabeça para você e para terceiros!

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awaked
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 01:54:47 PM Assunto: Responder com Citação

Já levei uma encostada na traseira que deu o maior prejuízo. O estepe travou dentro do porta malas, deformou o o assoalho e desalinhou a traseira. Mas o para choque ficou inteirinho.

Pra proteger também não acho uma boa.

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José Leal
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 30th 2013f Janeiro 2013 05:59:00 PM Assunto: Responder com Citação

O pessoal tem a falsa ideia de que o engate "protege" o carro. Como ele é preso nas longarinas do carro, uma pancada meio de lado na peça, e não precisa ser muito forte, acaba transferindo a força para as longarinas, empenando o chassi e dando PT no carro, caso ele seja segurado.

Sinceramente? Acho feio e perigoso. No meu carro não tem e nos carros que tive que tinham o acessório, eu retirei.

--

Sobre o acionamento da luz no painel, poderia substituir um dos pinos vagos por um botão normalmente aberto. Ao conectar o plug da carretinha, este pressionaria o botão, fazendo a luz no painel acender.
Um desses daria certo:

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