Cristalização - Espelhamento - Polimento - VERDADES E MITOS

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Jorge_Frinhani
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Terça-feira 10 2009f Fevereiro 2009 07:52:01 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jorge_Frinhani »

Deivy,

agradeço muito a sua ajuda.

Vou fazer o que você me aconselhou, procurar alguém com certificado 3M.

Grande abraço.[/quote]
Jorge Frinhani
"O problema não é ser pobre, mas sim ter gosto de rico"
Imagem
Avatar do usuário
Fabio 5919
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quinta-feira 12 2008f Junho 2008 06:23:30 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabio 5919 »

queria saber como eu uso o auto brilho da 3M que vcs tanto falam aqui..

eu usei so uma vez no meu so q passei, esfreguei e nao deixei secar p tirar com o papel de polimento... eu fiz certo ou tenho q deixar secar tipo cera????

me dem uma dica ai...

vlw
DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Fabio 5919 escreveu:queria saber como eu uso o auto brilho da 3M que vcs tanto falam aqui..

eu usei so uma vez no meu so q passei, esfreguei e nao deixei secar p tirar com o papel de polimento... eu fiz certo ou tenho q deixar secar tipo cera????

me dem uma dica ai...

vlw
O Auto brilho da 3M é um bom produto, porém é mais indicado para repinturas pois age como ativador de brilho, mas também pode ser usado em outros casos sem problema.

A sua aplicação é feita normalmente sem esperar secar como as ceras...vc aplica um pouco do produto no papel de polimento e faz movimentos orientados, direita esquerda e de cima para baixo, em pequenas areas de cada vez, aproximadamente 50cm...depois vc retira o restante do produto com uma boa flanela de microfibras...
Tito__
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 08 2009f Junho 2009 08:43:44 PM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tito__ »

Boa noite, eu queria saber qt ficaria pra arrumar a frente do meu Corsa, que minha irmão deu uma encostada na garagem de casa, e descascou um pouco de tinta.


Grato
DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Tito__ escreveu:Boa noite, eu queria saber qt ficaria pra arrumar a frente do meu Corsa, que minha irmão deu uma encostada na garagem de casa, e descascou um pouco de tinta.


Grato
Amigo eu não faço trabalhos de pintura, somente serviços ligados a embelezamento como polimento técnico, cristalização, higienização interna...etc..
leonel
:: Piquet ::
Mensagens: 301
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Outubro 2009 04:30:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010
Contato:

Mensagem por leonel »

Depois de uma correta lavagem, vamos as etapas de cera.

Estou considerando um nivel de conhecimento comum. Não são todos que tem conhecimento de uma politriz, força e rotação, além dos segredos de um polimento. Sem ter conhecimento, vc pode "pelar" o verniz, "ferver" e arrancar pedaços de tintas, além de ser muito perigoso, caso venha a pegar em alguma ponta eu enrolar no fio ou na ponta da blusa. Ja vi muitos profissionais se machucarem sério por causa disso.

No meu gosto particular, eu sou completamente contra cera Carnu e Gran Prix. Hoje ja existe muitos produtos infinitamente melhores e custando menos.

Cera 3M (linha Perfect it), Meguiars, Vency's e Pérola são excelentes. Outras Pastas Wax tbém tem apresentado bom resultado.

Atualmente, a tecnologia disponível nestes produtos não requer muito esforço por parte de quem aplica. Não é mais necessário criar aquela camada que o carro fica parecendo que mudou de cor.
Basta vc aplicar com uma esponja (algumas ceras ja traz a esponja junto) em movimentos circulares e uma leve pressão até a peça ficar com uma cara "engordurada". Isto já é o suficiente. Mais que isso, é disperdício de material. Com uma lata pequena, vc consegue fazer algo em torno de 40 aplicações. (ou mais)
Sempre retire com movimentos circulares, com flanelas macias (3M, Meguiars ou Norton) ou ainda algodão. Em farmácia, um pacote deve custar uns R$ 5,00 ou R$ 6,00. Eu costumo começar com a flanela Meguiars sem costura, e depois passar algodão. Estas flanelas 3M e Meguiars, vc encontra a partir de R$ 15,00. Lavando sempre com amaciante, vai durar muitos anos. O importante é deixar este pano só para cera, não usando para secar o carro.
Muitas destas ceras, atualmente, tbém não tem problemas em pegar em plasticos. Para isso, basta ler a embalagem.

Sempre siga os passos da lavagem: SEMPRE DE CIMA PARA BAIXO. Verificar no tópico de lavagem.
É obrigatório que o carro esteja na sombra e com a lata fria. Carros escuros tendem a deixar mais marcas. Requer um carinho especial, podendo ser necessário repetir a aplicação.

Se vc tiver paciência, é legal passar a cera nas entradas de portas e porta malas, mais como proteção do que brilho. Assim, além de ficar bonito, vai dificultar que a agua se acumule em locais de difícil acesso, e qdo jogar agua a tendência é que a sujeira escorra mais rápido.

Vc tbém pode passar cera nos vidros e faróis, que vai facilitar a saida da água de chuva.

Apenas para conhecimento: a cera tbém está presente na última etapa do polimento e espelhamento (cristalização).

No Polimento, cabe a politriz com uma sequencia de produtos e boinas diferentes, primeiramente desgastar a camanda superficial do verniz, para depois vir com produtos de proteção e acabamento.
Ja o espelhamento (cristalização) é um polimento mais completo, com a aplicação de mais produtos e com maior durabilidade.
Em ambos, a última etapa é a cera, para acabamento e proteção final.

Uma vez que a cera não desgasta o verniz, e sim aplica camadas de proteção, não existem limites para sua aplicação. O ideal é aplica-la sempre que notar quando a água para de escorrer pelo carro, deixando de ficar em forma de gotículas, ou ficando "grudadas" na pintura.

Se seu carro teve alguma parte recém pintada, ou use uma cera livre de silicone, ou NÃO ENCERE esta peça ue foi repintada, pelo menos por uns 30 dias. A aplicação da cera é uma camada de proteção. Esta camada vai tampar os poros do verniz, não deixando os solventes do material ter a devida evaporação para secagem correta.
Também, se vc pretende mandar pintar alguma coisa em breve, tenha pena do pintor. A Cera e a silicone são os principais vilões da pintura. Por mais que lave e lixe, sempre terão resíduos que podem interferir na pintura, fazendo o material arrepiar ou fazer bolhas. Se um pintor passar por uma área de polimento, os resíduos que ficam no ar são suficientes para prejudicar a pintura. Por isso, estas 2 áreas costumam ser distantes dentro de uma oficina: Produtos de acabamento estragam a pintura, e os "vapores" de pintura pulverizam o carro ja em processo final.
Imagem
leonel
:: Piquet ::
Mensagens: 301
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Outubro 2009 04:30:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010
Contato:

Mensagem por leonel »

Depois de uma correta lavagem, vamos as etapas de cera.

Estou considerando um nivel de conhecimento comum. Não são todos que tem conhecimento de uma politriz, força e rotação, além dos segredos de um polimento. Sem ter conhecimento, vc pode "pelar" o verniz, "ferver" e arrancar pedaços de tintas, além de ser muito perigoso, caso venha a pegar em alguma ponta eu enrolar no fio ou na ponta da blusa. Ja vi muitos profissionais se machucarem sério por causa disso.

No meu gosto particular, eu sou completamente contra cera Carnu e Gran Prix. Hoje ja existe muitos produtos infinitamente melhores e custando menos.

Cera 3M (linha Perfect it), Meguiars, Vency's e Pérola são excelentes. Outras Pastas Wax tbém tem apresentado bom resultado.

Atualmente, a tecnologia disponível nestes produtos não requer muito esforço por parte de quem aplica. Não é mais necessário criar aquela camada que o carro fica parecendo que mudou de cor.
Basta vc aplicar com uma esponja (algumas ceras ja traz a esponja junto) em movimentos circulares e uma leve pressão até a peça ficar com uma cara "engordurada". Isto já é o suficiente. Mais que isso, é disperdício de material. Com uma lata pequena, vc consegue fazer algo em torno de 40 aplicações. (ou mais)
Sempre retire com movimentos circulares, com flanelas macias (3M, Meguiars ou Norton) ou ainda algodão. Em farmácia, um pacote deve custar uns R$ 5,00 ou R$ 6,00. Eu costumo começar com a flanela Meguiars sem costura, e depois passar algodão. Estas flanelas 3M e Meguiars, vc encontra a partir de R$ 15,00. Lavando sempre com amaciante, vai durar muitos anos. O importante é deixar este pano só para cera, não usando para secar o carro.
Muitas destas ceras, atualmente, tbém não tem problemas em pegar em plasticos. Para isso, basta ler a embalagem.

Sempre siga os passos da lavagem: SEMPRE DE CIMA PARA BAIXO. Verificar no tópico de lavagem.
É obrigatório que o carro esteja na sombra e com a lata fria. Carros escuros tendem a deixar mais marcas. Requer um carinho especial, podendo ser necessário repetir a aplicação.

Se vc tiver paciência, é legal passar a cera nas entradas de portas e porta malas, mais como proteção do que brilho. Assim, além de ficar bonito, vai dificultar que a agua se acumule em locais de difícil acesso, e qdo jogar agua a tendência é que a sujeira escorra mais rápido.

Vc tbém pode passar cera nos vidros e faróis, que vai facilitar a saida da água de chuva.

Apenas para conhecimento: a cera tbém está presente na última etapa do polimento e espelhamento (cristalização).

No Polimento, cabe a politriz com uma sequencia de produtos e boinas diferentes, primeiramente desgastar a camanda superficial do verniz, para depois vir com produtos de proteção e acabamento.
Ja o espelhamento (cristalização) é um polimento mais completo, com a aplicação de mais produtos e com maior durabilidade.
Em ambos, a última etapa é a cera, para acabamento e proteção final.

Uma vez que a cera não desgasta o verniz, e sim aplica camadas de proteção, não existem limites para sua aplicação. O ideal é aplica-la sempre que notar quando a água para de escorrer pelo carro, deixando de ficar em forma de gotículas, ou ficando "grudadas" na pintura.

Se seu carro teve alguma parte recém pintada, ou use uma cera livre de silicone, ou NÃO ENCERE esta peça ue foi repintada, pelo menos por uns 30 dias. A aplicação da cera é uma camada de proteção. Esta camada vai tampar os poros do verniz, não deixando os solventes do material ter a devida evaporação para secagem correta.
Também, se vc pretende mandar pintar alguma coisa em breve, tenha pena do pintor. A Cera e a silicone são os principais vilões da pintura. Por mais que lave e lixe, sempre terão resíduos que podem interferir na pintura, fazendo o material arrepiar ou fazer bolhas. Se um pintor passar por uma área de polimento, os resíduos que ficam no ar são suficientes para prejudicar a pintura. Por isso, estas 2 áreas costumam ser distantes dentro de uma oficina: Produtos de acabamento estragam a pintura, e os "vapores" de pintura pulverizam o carro ja em processo final.
Imagem
jessinho
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 26 2010f Fevereiro 2010 11:56:27 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jessinho »

Boa tarde,
Tenho um Corsa Sedan 2004 VHC preto e a pintura está cheia de "micro riscos" e creio que um tratamento legal deixaria a pintura linda.
Onde fica sua oficina em SP, logo posso visita-la.
Abraço,
Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Boa tarde, Deivy, to precisando de umas dicas. É o seguinte, no meu corsinha cinza, na parte da porta do motorista logo abaixo da borracha dos vidros tá começando a soltar uma película, parece ser o verniz pois essa é transparente e abaixo dela já aparece um pedaço de tinta cinza fosca. Existe algum produto no mercado que reverta esse quadro ou terei que aplicar o verniz na porta?

Desde já agradeço.
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Rodrigo_RJ escreveu:Boa tarde, Deivy, to precisando de umas dicas. É o seguinte, no meu corsinha cinza, na parte da porta do motorista logo abaixo da borracha dos vidros tá começando a soltar uma película, parece ser o verniz pois essa é transparente e abaixo dela já aparece um pedaço de tinta cinza fosca. Existe algum produto no mercado que reverta esse quadro ou terei que aplicar o verniz na porta?

Desde já agradeço.
Ainda não fui respondido, mas informo que mesmo com essa camada soltando da porta preferi não esperar mais tempo a ponto de piorar a situação e apliquei cera no local, claro que não recuperou o que já havia acontecido na pintura, mas parece que está protegendo o local e parou de descascar.

Abç a tds e Salve CC!
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
Responder

Voltar para “Tutoriais”