[Tutorial] Troca de torre da suspensão dianteira - Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Wagner Souza escreveu:Estou prestes a colocar um kit suspensão fixa no meu corsa, porem terei que utilizar os batentes e as buchas originais, então irei retirar a torre original e terei de desmontala, alguem conhece algum metodo para enconlher a mola manualmente sem o tradicional SACA MOLAS, o negocio vai ter que ser na marra, ou melhor NO PELO...
tenta e depois volta sem o braco pra nos contar como foi, qnt economia porca, qq oficina meia boka tem encolhedor de mola pra fazer, e se cobrarem 50 cruzeiros é mais barato q um enterro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Wagner Souza
:: Champ ::
Mensagens: 496
Registrado em: Domingo 30 2012f Dezembro 2012 10:51:23 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Wagner Souza »

SemControle escreveu:
Wagner Souza escreveu:Estou prestes a colocar um kit suspensão fixa no meu corsa, porem terei que utilizar os batentes e as buchas originais, então irei retirar a torre original e terei de desmontala, alguem conhece algum metodo para enconlher a mola manualmente sem o tradicional SACA MOLAS, o negocio vai ter que ser na marra, ou melhor NO PELO...
tenta e depois volta sem o braco pra nos contar como foi, qnt economia porca, qq oficina meia boka tem encolhedor de mola pra fazer, e se cobrarem 50 cruzeiros é mais barato q um enterro.....
Informo para os devidos fins, que a intensão neste tópico é aprender como se faz, pois é um tópico de TUTORIAL, a questão não é pagar pra fazer e sim aprender a fazer pra não ser enganado, aqui na minha cidade custa 150,00 o serviço, pra mim não é problema pagar pra fazer, mas como vou aprender a fazer?

Eu duvido que algun corseiro aqui do club já não colocou a mão na massa? não é toda oficina que faz serviços de nosso agrado, eu me sinto mais confortavel a fazer do que colocar meu carro em uma oficina desconhecida, é logico que em certas coisas é necessario um mecanico profissional, mas outros detalhes simples podemos fazer nós mesmos.


Mas desde já agradeço...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

quer saber como se faz, tenha a ferramenta, e nao se aventure é a primeira coisa....
depois saiba usar a ferramenta, o curioso consegue errar muito mais q o mexanico
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
f.0258
:: Piquet ::
Mensagens: 348
Registrado em: Domingo 16 2012f Setembro 2012 09:20:25 PM
Localização: Medianeira - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por f.0258 »

Mola esportiva de Astra serve em Corsa B ?

vi em alguma pagina pra trás qe a rosca do astra serve no corsa , e as molas esportivas tbm servem ? meu padrinho compro um astra e tiro as esportiva e colocou original , dai ja faço um rolo hehe
thiagobolacha
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 23 2014f Outubro 2014 05:29:38 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagobolacha »

Speed Boy escreveu:Prezados amigos corseiros. Estava querendo postar ha muito tempo essas fotos. Queria mostrar o quanto é facil trocar as torres de suspensão do corsa. Para quem ja entende sabe o quanto é fácil. Eu mantenho em casa outras torres para em caso de emergência levantar o carro sem maiores problemas.

Bom vamos o que Interessa ! GRAXA ! rs
============================================================
MATERIAL NECESSÁRIO

1 par de chaves ômega 17mm

1 chave de boca 10 mm

1 Chave de boca 13 mm

1 chave de roda

1 macaco (hidraulico de preferencia)

1 ou 2 cavaletes (para maior segurança) observem que eu não utilizei cavaletes pois não tive tempo de encontra-los.
============================================================

PROCEDIMENTOS

1 - Soltar os parafusos da roda e retira-la. Recomendo colocar o pneu embaixo do carro caso você não possua um macaco hidraulico ou um cavalete.
Reparem no paralaminha de plastico solto.... a SET quebrou ao rebocar o carro...
Imagem

2 - Agora localize 2 parafusos grandes que ficam no pé do amortecedor, proximo ao disco de freio conforme mostra a foto. Será necessário 2 chaves Omega 17 Polegadas. Pode ser tambem chave de boca, porem a ômega tem melhor pegada.
Trave um lado com uma chave e gire o outro. Será necessário um pouco de força neste momento. Busque uma posição que possa fazer um movimento abrupto e rápido. Ao folgar o parafuso você poderá terminar de desrosquea-los com as mãos.
Imagem

3 - Retire os parafusos com cuidado. A torre se soltará do conjunto de freio e cubo de rodas.
Imagem
Imagem

4 - Abra o capô e localize estes parafusos como demonstrados na foto. Folgue com a chave 13 mm. Os parafusos liberarão a torre. Basta puxa-la para baixo e pronto. Estará solta.

Imagem

Basta agora colocar a outra torre e curtir seu carro rebaixado de novo. A montagem é apenas o serviço ao contrario do feito agora.

Observe que facilita muito o processo se fizer o processo 4 no inicio da montagem. Depois partir para o processo 3, 2, e por fim o processo 1.

Se você tiver um ajudante nesta hora será de grande ajuda pois precisara levantar o conjunto de cubo e freio até o nivel da torre para encaixar o parafuso.

Logo mais farei um outro tutorial, para troca da suspensão trazeira, que é facilimo também. ,


Qualquer dúvida estamos ai ! Abraços a todos !

Imagem
thiagobolacha
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 23 2014f Outubro 2014 05:29:38 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagobolacha »

meus amigos quero trocar o amortecedor dianteiro mas cadê as fotos do tutorial parece que alguem retirou as fotos alguem sabe se tem metodo na internet esplicando como trocar amortecedor dianteiro corsa 97 obrigado!






thiagobolacha escreveu:
Speed Boy escreveu:Prezados amigos corseiros. Estava querendo postar ha muito tempo essas fotos. Queria mostrar o quanto é facil trocar as torres de suspensão do corsa. Para quem ja entende sabe o quanto é fácil. Eu mantenho em casa outras torres para em caso de emergência levantar o carro sem maiores problemas.

Bom vamos o que Interessa ! GRAXA ! rs
============================================================
MATERIAL NECESSÁRIO

1 par de chaves ômega 17mm

1 chave de boca 10 mm

1 Chave de boca 13 mm

1 chave de roda

1 macaco (hidraulico de preferencia)

1 ou 2 cavaletes (para maior segurança) observem que eu não utilizei cavaletes pois não tive tempo de encontra-los.
============================================================

PROCEDIMENTOS

1 - Soltar os parafusos da roda e retira-la. Recomendo colocar o pneu embaixo do carro caso você não possua um macaco hidraulico ou um cavalete.
Reparem no paralaminha de plastico solto.... a SET quebrou ao rebocar o carro...
Imagem

2 - Agora localize 2 parafusos grandes que ficam no pé do amortecedor, proximo ao disco de freio conforme mostra a foto. Será necessário 2 chaves Omega 17 Polegadas. Pode ser tambem chave de boca, porem a ômega tem melhor pegada.
Trave um lado com uma chave e gire o outro. Será necessário um pouco de força neste momento. Busque uma posição que possa fazer um movimento abrupto e rápido. Ao folgar o parafuso você poderá terminar de desrosquea-los com as mãos.
Imagem

3 - Retire os parafusos com cuidado. A torre se soltará do conjunto de freio e cubo de rodas.
Imagem
Imagem

4 - Abra o capô e localize estes parafusos como demonstrados na foto. Folgue com a chave 13 mm. Os parafusos liberarão a torre. Basta puxa-la para baixo e pronto. Estará solta.

Imagem

Basta agora colocar a outra torre e curtir seu carro rebaixado de novo. A montagem é apenas o serviço ao contrario do feito agora.

Observe que facilita muito o processo se fizer o processo 4 no inicio da montagem. Depois partir para o processo 3, 2, e por fim o processo 1.

Se você tiver um ajudante nesta hora será de grande ajuda pois precisara levantar o conjunto de cubo e freio até o nivel da torre para encaixar o parafuso.

Logo mais farei um outro tutorial, para troca da suspensão trazeira, que é facilimo também. ,


Qualquer dúvida estamos ai ! Abraços a todos !

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

primeiro vc precisa ter ferramenta e saber o q ta fazendo, ler não vai ser magico de ensinar a fazer algo dessa magnitude.....
difícil não é mesmo, mas é bem perigoso, mesmo com as ferramentas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Lucas Duarte
:: Millennium ::
Mensagens: 100
Registrado em: Sábado 17 2010f Julho 2010 06:11:25 PM
Localização: Itabira - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Lucas Duarte »

Muito bom o tópico. Gostaria de saber se é obrigado trocar o kit do amortecedor na troca do mesmo... batentes, coxin, rolamento...
Avatar do usuário
Lucas Duarte
:: Millennium ::
Mensagens: 100
Registrado em: Sábado 17 2010f Julho 2010 06:11:25 PM
Localização: Itabira - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Lucas Duarte »

E também meu corsa está com uma folga minima na direção, tem chance de ser o terminal da direção? se sim teria q trocar os dois?
rafael.maria
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 26 2012f Novembro 2012 12:48:56 PM
Localização: Barrinha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rafael.maria »

cada as fotos do post?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”