[TUTORIAL] - Ligação luz auxiliar lanternas bolha

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu já tive problemas para colocar o soquete da lanterna de neblina no meu Classic. Como cortei a lanterna com uma serra copo, ao encaixar, ficou um pouco folgado. Tive que fazer uma pequena alteração nas garras do soquete, deixando-as mais largas.
Usei a serra copo pois no local original na lanterna não tinha sequer a marca de onde seria buraco de encaixe da lâmpada. E minhas lanternas são originais...
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ArturAK47
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Mensagem por ArturAK47 »

José Leal escreveu:Eu já tive problemas para colocar o soquete da lanterna de neblina no meu Classic. Como cortei a lanterna com uma serra copo, ao encaixar, ficou um pouco folgado. Tive que fazer uma pequena alteração nas garras do soquete, deixando-as mais largas.
Usei a serra copo pois no local original na lanterna não tinha sequer a marca de onde seria buraco de encaixe da lâmpada. E minhas lanternas são originais...
o seu é sedan ou hatch? se for sedan ele ja vem com o local de onde voce tem que serrar, o meu ja estava com o buraco não sei se é de fábrica ou o dono anterior ja tinha cortado.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Meu carro é um Classic.

Na lanterna não tinha buraco nenhum, sequer tinha uma tampa falsa no local. Mas o mais importante é que ficou encaixado e funcional.
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corsa ffds
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Mensagem por corsa ffds »

José Rodolfo-dudu escreveu:Bom galera, quando adquiri minhas lanternas bolha queria fazer essa ligação, procurei no forum tem um tutorial sobre o assunto, mais na minha opinião o autor complicou demais o tutorial, invertendo fios sem necessidade, enfim pra quem não tem muito conhecimento o tutorial dele mais confundi doque ajuda...
Então decidi postar este tutorial com fotos mais detalhadas e explicativas, para mostrar que qualquer um pode fazer essa ligação tranquilamente, é muito facil..

Bom vamos la, primeiro de tudo aqui material que vai precisar
02 soquetes com garras (se vc for ligar lanternas e freio como eu fiz, soquete de dois polos, se for so lanternas ou so freio, pode ser de um polo so)
02 lampadas (dois polos no caso de lanternas + freio ou 01 polo para so lanternas)
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No meu caso liguei lanternas e freio, então agora proximo passo é localizar os fio
Para fica mais facil na localização dos fios e pra vc entender melhor qual vai usar sugiro que começe mecher pela lanterna esquerda(motorista), porque ali ja praticamente tem uma ligação feita original dos fios que sobem pra o brak light, veja:
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Assim ja temos de cara uma dica de qual é o negativo e qual é a fio do freio
Então aqui, encaixei o plug na placa e segui a trilha da placa para ver em qual fio daria, eis nessa foto a posição dos fios.
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Vai ficar assim:
1° fio, CINZA - DA LANTERNA
2° fio, PRETO COM AMARELO - FREIO
3° fio, MARRON - NEGATIVO
Como mostra abaixo então, os dois fios pretos do brak light esta um no negativo e ou outro no fio preto/amarelo do freio
No lado esquerdo vc irá reparar que sai do mesmo buraquinho do plug dois fios preto/amarelo, é porque um vai para a lanterna do lado direito, portanto use o que estiver ligado o fio do brak light e esqueça o outro
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Então o esquema vai ficar assim:
Se vc for ligar como eu fiz, pra fica luz da lanterna e freio
Tem que ser o soquete de dois polos, assim virá no soquete 3 fios, um de cada polo geralmente na mesma cor e um outro do negativo, então você irá ligar um fio do soquete no fio CINZA (lanternas), um fio do soquete no fio PRETO/AMARELO(freio) e o fio negativo do soquete no MARRON (negativo).
Primeiramente encaixe os fio de uma protegida neles porque primeiro vc terá que testar pra saber qual fio do soquete irá acender a luz da lanternas ou do freio ja que no soquete não indica qual é qual, encaixe tudo e ligue a lanterna, se a luz da lanterna acender mais fraca e quando vc pisar no freio ficar mais forte, é porque a ligação dos polos esta certa, pode isolar tudo, agora se ao ligar a lanternas e a luz ficar mais forte e não ver acender o freio é porque os fios do soquete esta invertido, ai é so ir la e desenverter que ira ficar certo, teste tudo novamente e isole bem, ta feito a ligação.
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Se for ligar somente lanternas
Bom ai vc irá precisar de um soquete de um polo só mesmo, terá dois fio, um positivo e outro negativo, é so ligar o negativo geralmente preto no marron e o outro fio do soquete no cinza, isole e ligue as lanternas se acender pode fechar tudo e boa.
Se vc for ligar apenas freio
Como acima nas ligações da lanternas vc irá precisar de um soquete de um polo e irá ligar o negativo do soquete no marron do chicote e o positivo do soquete no fio preto/amarelo FREIO do chicote, isole tudo e faça o teste.

Abaixo vai as fotos do esquema feito no lado direito(carona), veja que ja aqui tem somente um fio preto/amarelo.
Ligação é a mesma coisa que vc fez no lado esquerdo.
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DICAS
1° dica - com o soquete e o plug no lugar ainda meça o tamanho do fio do soquete, eu mesmo depois que tinha emendado e isolado tudo, quando fui encaixar o soquete na lanterna o fio não alcançou, tive que emendar os fio mais pra baixo.
2° Dica - Primeiro faça todos os teste pra ver se esta tudo certinho pra depois isolar BEM e montar tudo
3º Dica - Primeiro tente encaixar o soquete no buraco da lanternas, comigo aconteceu assim, em volta do buraco onde vai o soquete tinha uma beirada, com essa beirada o soquete não encaixava tudo pois pegava, tive que retirar as lanternas novamente pra cortar essa beirada, veja na foto abaixo a tal beirada que falo.
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Aqui tudo montadinho e funcioando, aceso as lanternas, num tinha ninguem pra pisar no freio pra mim na hora da foto kkkk
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Bom galera o tutorial ficou meio extenso eu acho mais creio eu que esta bem explicadinho, se vc seguir todas as dicas pode ter certeza que vai dar tudo certo...
Qualquer duvida é so perguntar e a maderação sugiro que fixe o tutorial pois muita gente tem essa duvida

Abraços a todos e postem fotos do serviços realizados














BOA NOITE QUERIDO!


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Mensagem por Allexgs »

:) Quero agradecer o José Rodolfo-dudu pelo Tutorial muito prático e claro que ele postou. Vou fazer no meu Corsinha Hatch e muito confiante com este tutorial.
Quero parabenizar também o "Votopo" que realmente penso em fazer essa mudança da lanterna original para a Bolha, e como o dele ficou muito bom, também vou fazer a mudança no meu muito confiante de que fica bom!
Valeu galera do CorsaClube, vcs são 10!

Abc a todos! desse tópico.

Alex - Barueri[/b]
Dudu França
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Mensagem por Dudu França »

Opa, saudações a todos!

Esse é o meu primeiro post no CC, e posto aqui porque esse tutorial me foi de grande ajuda.

Tenho um Sedan Wind 99, o Paraíba (ainda não postei fotos pq ele tá bem chumbadinho), e tava com um problema chato. A lâmpada superior (posição / freio) da lanterna esquerda parou de acender, e quando fui ver o circuito estava derretido em volta dessa lâmpada. Toca a procurar o bendito circuito pra comprar... e nada de achar! Aqui em Angra nem em sonho, mas em São Cristóvão e Caxias, dois dos maiores pólos de peças no Estado do Rio? Putz! Nem lá eu achei, só em São Paulo pela internet.

Mas a vistoria do carro é sexta-feira agora, e não podia correr o risco de não chegar. Solução? artesanato automotivo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Um dono de loja falou dos soquetes "aranha", comprei e fui pra internet achar como instalar essa zona toda.

Foi aí que achei o CC, mais exatamente esse post. Li e reli, copiei tudo pro pen drive (em casa não tenho net, só no trabalho), e vambora emendar fio... E não é que funfou direitinho?

No fim das contas, troquei o circuito todo pelos soquetes aranha, inclusive com a quarta lâmpada, o carro ficou prontinho pra vistoria e bem mais iluminado. Falta só trocar o jogo de lanternas pq as que estão nele estão muito feiosas.

Hj à noite devo terminar o serviço, com mais capricho e terminais, menos lambança... e tiro umas fotos pra postar aqui.

Ficou só o problema de descobrir a razão da queima do circuito em primeiro lugar, mas aí eu vejo depois da vistoria, já com o 2015 verdim na mão :D :D :D

Obrigado, José Rodolfo - dudu! Abraço a todos!
Sedan Wind 99 - o Paraíba
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Deve ter queimado por algum mal contato. Esse mal contato provoca aquecimento no circuito...
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Dudu França
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Mensagem por Dudu França »

José Leal escreveu:Deve ter queimado por algum mal contato. Esse mal contato provoca aquecimento no circuito...
Pode ser mesmo, José Leal, vou dar uma checada nisso. Por enquanto, é sanear as ligações elétricas (tá tudo muito poluído, não tive tempo de fazer ontem pois tava trocando os pára-choques e limpando o tanque de gasolina). Hj o Paraíba tá no estaleiro pra fazer umas outras coisinhas que eu não me arrisco), 5a é dia de suspensão, pneus e vistoria do GNV, 6a é vistoria do DETRAN. Aleluia! Depois eu conto a epopéia que foi regularizar esse bichinho...

Abraço!
Sedan Wind 99 - o Paraíba
danijump2202
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Mensagem por danijump2202 »

Obrigado pelo tutorial, tenho um Classic Life 04/05 consegui instalar eu mesmo sem nenhuma dúvida, na Auto Elétrica VV em minha cidade, Belo Horizonte no bairro Milionários, queriam me cobrar 30 reais de mão de obra para furação de cada lado e mais 26 reais de fiação, lampadas e os soquetes total de 86 reais, achei um absurdo e resolvi furar e instalar eu mesmo.
Primeiro fui em outra loja elétrica e comprei as 2 lampadas e os 2 soquetes por 15 reais, peguei uma vela e esquentei uma chave de fenda fininha que tenho e furei no local indicado, após isso segui o esquema de fios postados aqui cinza para lanterna, amarelo para freio e marrom para terra assim consegui com menos de 1 hora instalar as luzes auxiliares da lanterna traseira.
Quem quiser conferir como ficou o meu ta no link abaixo...
http://i375.photobucket.com/albums/oo19 ... hklnzz.jpg
DjPauloCesar
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Mensagem por DjPauloCesar »

ola tenho sedan 2002
minha duvida é simples como faço o corte para colocar o soquete ??
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