[TUTORIAL] - Ligação luz auxiliar lanternas bolha

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Ligação luz auxiliar lanternas bolha

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

Bom galera, quando adquiri minhas lanternas bolha queria fazer essa ligação, procurei no forum tem um tutorial sobre o assunto, mais na minha opinião o autor complicou demais o tutorial, invertendo fios sem necessidade, enfim pra quem não tem muito conhecimento o tutorial dele mais confundi doque ajuda...
Então decidi postar este tutorial com fotos mais detalhadas e explicativas, para mostrar que qualquer um pode fazer essa ligação tranquilamente, é muito facil..

Bom vamos la, primeiro de tudo aqui material que vai precisar
02 soquetes com garras (se vc for ligar lanternas e freio como eu fiz, soquete de dois polos, se for so lanternas ou so freio, pode ser de um polo so)
02 lampadas (dois polos no caso de lanternas + freio ou 01 polo para so lanternas)
Imagem
No meu caso liguei lanternas e freio, então agora proximo passo é localizar os fio
Para fica mais facil na localização dos fios e pra vc entender melhor qual vai usar sugiro que começe mecher pela lanterna esquerda(motorista), porque ali ja praticamente tem uma ligação feita original dos fios que sobem pra o brak light, veja:
Imagem
Assim ja temos de cara uma dica de qual é o negativo e qual é a fio do freio
Então aqui, encaixei o plug na placa e segui a trilha da placa para ver em qual fio daria, eis nessa foto a posição dos fios.
Imagem
Vai ficar assim:
1° fio, CINZA - DA LANTERNA
2° fio, PRETO COM AMARELO - FREIO
3° fio, MARRON - NEGATIVO
Como mostra abaixo então, os dois fios pretos do brak light esta um no negativo e ou outro no fio preto/amarelo do freio
No lado esquerdo vc irá reparar que sai do mesmo buraquinho do plug dois fios preto/amarelo, é porque um vai para a lanterna do lado direito, portanto use o que estiver ligado o fio do brak light e esqueça o outro
Imagem
Então o esquema vai ficar assim:
Se vc for ligar como eu fiz, pra fica luz da lanterna e freio
Tem que ser o soquete de dois polos, assim virá no soquete 3 fios, um de cada polo geralmente na mesma cor e um outro do negativo, então você irá ligar um fio do soquete no fio CINZA (lanternas), um fio do soquete no fio PRETO/AMARELO(freio) e o fio negativo do soquete no MARRON (negativo).
Primeiramente encaixe os fio de uma protegida neles porque primeiro vc terá que testar pra saber qual fio do soquete irá acender a luz da lanternas ou do freio ja que no soquete não indica qual é qual, encaixe tudo e ligue a lanterna, se a luz da lanterna acender mais fraca e quando vc pisar no freio ficar mais forte, é porque a ligação dos polos esta certa, pode isolar tudo, agora se ao ligar a lanternas e a luz ficar mais forte e não ver acender o freio é porque os fios do soquete esta invertido, ai é so ir la e desenverter que ira ficar certo, teste tudo novamente e isole bem, ta feito a ligação.
Imagem
Se for ligar somente lanternas
Bom ai vc irá precisar de um soquete de um polo só mesmo, terá dois fio, um positivo e outro negativo, é so ligar o negativo geralmente preto no marron e o outro fio do soquete no cinza, isole e ligue as lanternas se acender pode fechar tudo e boa.
Se vc for ligar apenas freio
Como acima nas ligações da lanternas vc irá precisar de um soquete de um polo e irá ligar o negativo do soquete no marron do chicote e o positivo do soquete no fio preto/amarelo FREIO do chicote, isole tudo e faça o teste.

Abaixo vai as fotos do esquema feito no lado direito(carona), veja que ja aqui tem somente um fio preto/amarelo.
Ligação é a mesma coisa que vc fez no lado esquerdo.
Imagem
Imagem

DICAS
1° dica - com o soquete e o plug no lugar ainda meça o tamanho do fio do soquete, eu mesmo depois que tinha emendado e isolado tudo, quando fui encaixar o soquete na lanterna o fio não alcançou, tive que emendar os fio mais pra baixo.
2° Dica - Primeiro faça todos os teste pra ver se esta tudo certinho pra depois isolar BEM e montar tudo
3º Dica - Primeiro tente encaixar o soquete no buraco da lanternas, comigo aconteceu assim, em volta do buraco onde vai o soquete tinha uma beirada, com essa beirada o soquete não encaixava tudo pois pegava, tive que retirar as lanternas novamente pra cortar essa beirada, veja na foto abaixo a tal beirada que falo.
Imagem
Aqui tudo montadinho e funcioando, aceso as lanternas, num tinha ninguem pra pisar no freio pra mim na hora da foto kkkk
Imagem

Bom galera o tutorial ficou meio extenso eu acho mais creio eu que esta bem explicadinho, se vc seguir todas as dicas pode ter certeza que vai dar tudo certo...
Qualquer duvida é so perguntar e a maderação sugiro que fixe o tutorial pois muita gente tem essa duvida

Abraços a todos e postem fotos do serviços realizados
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920
Avatar do usuário
betopo
:: GL ::
Mensagens: 1584
Registrado em: Terça-feira 25 2008f Março 2008 01:16:14 AM
Localização: Vargem Grande Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por betopo »

Ahhhh.... agora sim. Estava querendo fazer essa ligação, mas tinha lido um outro tutorial que pedia pra desencaixar os fios para inverte-los e tal. Nem tentei, jpa tinha desistido. Mas agora vou fazer.
Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

betopo escreveu:Ahhhh.... agora sim. Estava querendo fazer essa ligação, mas tinha lido um outro tutorial que pedia pra desencaixar os fios para inverte-los e tal. Nem tentei, jpa tinha desistido. Mas agora vou fazer.
Massaaaaaaa
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920
Avatar do usuário
betopo
:: GL ::
Mensagens: 1584
Registrado em: Terça-feira 25 2008f Março 2008 01:16:14 AM
Localização: Vargem Grande Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por betopo »

Olha aew como ficou o meu, antes e depois das bolhas.

-- Lisas de dia
Imagem

-- Bolhas de Dia
Imagem

-- Lisas a Noite
Imagem

-- Bolhas a noite
Imagem

-- Lisas dia
Imagem

-- Bolhas dia
Imagem

Vcs acharam que ficou melhor???
Jonathan Varoni
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Segunda-feira 07 2012f Maio 2012 07:44:47 PM
Localização: Terra Roxa - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Jonathan Varoni »

Ae galera Vlws pelo topico
Eu fiz e fico maneirooo pacarai
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

No caso o meu que é lanterna lisa ja é com o furo e na placa de soquetes tem o lugar para colocar lampada e tudo como acho todos é assim...... achei q era só colocar a lampada la mais nao acendeu em nada.

Ali nao tem nenhuma ligação pronta se eu quiser deixar a ligada junto com a do farol?
MarcosMC
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Terça-feira 30 2012f Outubro 2012 07:06:29 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosMC »

Opa meu povo, tava olhando a tutoria e fui dar uma olhada no meu corsinha pra ver se conseguia fazer, mais tive uma felicidade... meu pratinha tem esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -94-99-_JM tipo de soquetes, so que não tem ligação, o que fiz foi so ligar o circuito da 2º lampada com o da ultima e assim tenho luz de freio.
Avatar do usuário
leofinoti
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quinta-feira 04 2013f Abril 2013 10:39:01 AM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por leofinoti »

Bom tutorial. Estou pensando em colocar a lanterna bolha no meu corsa também. E percebi que a lanterna antiga (lisa) ela tem mais lampadas de luz de freio. Quando colocar a lanterna com bolha vou ter que fazer a mesma coisa para ter mais lampadas de freio. Assim chamar mais atenção quando pisar no freio e ninguém bater atras de mim :)
=======================================
Tópico da minha Pickup Corsa GL MPFI Completa 1996
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=94326
=======================================
ArturAK47
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Sábado 10 2013f Agosto 2013 07:47:17 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ArturAK47 »

Por acaso alguem tem este tutorial apra o Sedan?

pois fucei no porta malas hoje e ví que o suporte só tem 3 lâmpadas, e a ultima bolha de baixo tá vazia
já que o suporte das 3 lâmpadas só vai até a bolha do meio, putta patifaria mano.

alguem sabe como fazer no sedan, pois se fizer como o tutorial acima vai funcionar porem não vai ter onde encaixar a lâmpada e ela vai ficar balangando na ultima bolha.
ArturAK47
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Sábado 10 2013f Agosto 2013 07:47:17 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ArturAK47 »

E ae rapaziada firmeza, segui o tutorial e fico muito bom o resultado final, bom vou por algumas fotos do trabalho e algumas dicas que acho que devam ser compartilhadas com todos.

Primeiramente quando voce for emendar os fios emendo com firmeza o marrom que é o neutro (não existe negativo em elétrica), pode prender bem firme com fita isolante pois ele não tem erro e não vai precisar trocar como no caso de trocar a lanterna pelo freio sem querer:
Imagem


Um empecilho que encontrei no meio do caminho foi encaixar a lâmpada no soquete, é isso mesmo por incrível que pareça, mas ocorreu devido a mola do soquete ser muito grande e forte, inclusive quebrei uma lâmpada forçando-a, então fica a dica, tenha sempre um par de lâmpadas reservas caso aconteça isto, e com relação à mola do soquete eu simplesmente cortei um pedaço dela com alicate:
Imagem



Outra dica que acredito ser de grande valia pelo menos para as lanternas do sedan, é que as garras do soquete são muito ruim de encaixar na lanterna, então eu cortei com um estilete apenas uma garrinha para facilitar o encaixe, eu testei e ficou facil para encaixar e tirar e continuou firme sem problema algum:
Imagem



Essa ultima é apenas para quem tem o Sedan ter uma idéia de como fica no final com o soquete montado na ultima bolha de baixo:
Imagem



Logo logo postarei as fotos da lanterna funcionando pois hoje nem deu tempo mais, valeu galera...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”