[TUTORIAL] - Como Ligar toda a iluminação do painel no reostato

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
gregotec
:: Millennium ::
Mensagens: 133
Registrado em: Terça-feira 16 2010f Março 2010 01:20:55 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gregotec »

Boa noite amigos corseiros, nesta instalação eu posso usar leds de 3mm e 5mm
com resistor de 1k ?

Painel central com 3 leds 3mm branco cabeça lixada e corpo !
Painel de instrumentos vou por 2 leds 5mm branco cabeça lixada e corpo !

Vai ficar show !!! um abraço !!!
Corsa Wind 95 Gasolina e GNV
kirkvalter
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 17 2007f Dezembro 2007 10:48:19 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kirkvalter »

creio que com os leds o efeito do reostato não funcione, já fiz um teste aqui uma vez, a luz do led só diminui pouca coisa, cerca de uns 5%.
Valter Silva
wqoopw
:: Super ::
Mensagens: 93
Registrado em: Quinta-feira 20 2010f Maio 2010 06:58:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 2013
Contato:

Mensagem por wqoopw »

kirkvalter escreveu:Bem pessoal, primeiramente fico feliz porque esse é o meu primeiro post, e desculpem os erros, os próximos serão melhores. utilizei algumas fotos de outros posts, pois fiz o serviço correndo, mas explicarei o passo-a-passo das alterações.

Observando o painel do clio de um amigo, vi que todo o painel era iluminado e controlado por um reostato, e resolvi fazer um do mesmo modo para o meu Corsa.

A parte mais trabalhosa do serviço foi encontrar uma chave de corsa com reostato, demorei mas consegui uma igual à imagem abaixo:

Imagem

Bem, consegui comprar uma chave igual a esta pelo mercado livre, que chegou hoje a tarde. e coloquei mãos à obra assim que cheguei do trabalho.

Eu já tinha feito um breve estudo sobre esta ligação, e depois só tive o trabalho de fazer os cortes dos fios e depois as novas adapações.

O primeiro trabalho que fiz foi fazer com que a própria lâmpada da chave fosse controlada pelo reostato. Abri a chave e fiz a seguinte mudança:

Imagem

Cortei essa perninha da lampada que a ligava ao ferrinho de baixo e fiz a ligação ao outro ponto que é a saida do reostato, conforme o desenho, utilizando solda e um pedaço de fio.

Com essa ligação feita, montei a chave e a própria lampada da chave já funcionou com o reostato. O painel do velocimetro já é controlado automaticamente pelo reostato, e olha que meu corsa classic é modelo 2004, eu estava com receio que o reostato não funcionasse automaticamente, mas funcionou. :D

O próximo passo foi abrir o painel central, aquele que controla o ventilador e o aquecedor do carro.

Abri o painel conforme o "tutorial de troca de lampada do painel central", e fiz a seguinte modificação:

Imagem

Esses dois conectores são as ligações das lampadas no chicote de fiação do carro. O fio preto, que fica na posição onde o circulo é preto é provavelmente um terra, e o fio marrom, representado pelo circulo marrom, é o fio de energia.

Cortei o fio preto e o fio marrom no própio conector do chicote, e coloquei um fio nesses encaixes preto e marrom, e passei por trás do painel até chegar à chave do farol. Isolei os fios cortados do chicote e depois fechei o painel central.

O próximo passo é a ligação do cabo que veio do painel central na chave do farol, a ligação ficou conforme a foto abaixo:

Imagem

Fiz o seguinte: peguei o chicote que liga atrás da chave do farol, fiz uma pequena decapagem do fio que corresponde a cada conector. O fio marrom eu fiz a decapagem no chicote, se não estou enganado a cor dos fios desse conector é cinza, e são dois fios encaixados no mesmo conector, fiz a decapagem e fiz uma emenda do fio marrom que veio do painel com esse fio.

O fio preto eu fiz o mesmo procedimento, apenas fazendo a decapagem do fio correspondente ao conector no chicote e fazendo a emenda do fio preto que vem do painel.

Após fazer as emendas, isolei tudo com fita isolante e remontei a chave.

Ficou massa esse esquema, porque primeiro que agora as luzes do painel central não acendem mais quando liga o carro, elas só acendem quando liga o farolete ou o farol, e agora elas todas são controladas pelo reostato, que pode aumentar ou diminuir a intensidade da luz de todo o painel.

Espero que gostem do tutorial, e em breve colocarei fotos do painel sendo controlado pelo reostato, é porque já é tarde da noite e tenho que trabalhar amanhã.

Um abraço para todos :D


Se precisar dar uma incrementada a mais é só dar 1toque ... blz!

m add wqoopw-307@hotmail.com

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=557686#557686
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=556968#556968

Tenho nova iluminação do meriva (Azul)!!
att
wqoopw

_________________
wqoopw-307@hotmail.com
Ecomendas via email vc tem desconto de 20%!
wcarshop.vendas@gmail.com
Ecomendas via email vc tem desconto de 10%!
klebinhomora-fsa@hotmail.
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 05 2012f Dezembro 2012 12:37:37 PM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por klebinhomora-fsa@hotmail. »

kirkvalter escreveu:Bom dia galera,

Ontem troquei as lampadas do meu painel e do velocimetro por leds, testei brancos e azuis e não gostei do resultado. A iluminação não fica boa.
Amanha volto com as lampadas pinguinho e faço novas fotos mais detalhadas para postar aqui.
o meu corsa estar travando quando eu saio do carro e antes não fazia isto alguém pode me explicar o que estar acontecendo?
kirkvalter
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 17 2007f Dezembro 2007 10:48:19 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kirkvalter »

Travando as luzes?
Valter Silva
Clêrton
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 04:25:07 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por Clêrton »

Tenho um corsa C. Life, 2006 modelo 2007, o iluminação tanto no painel central quanto na chave de farol, não acendem, gostaria de saber se no meu modelo existe essa tal iluminação ? E se apenas queimou as lâmpadas ?? Agradeço desde já!!
kirkvalter
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 17 2007f Dezembro 2007 10:48:19 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kirkvalter »

Tem a iluminação sim, como ela sempre fica ligada quando o carro está ligado, as lampadas devem ter queimado. Só trocar as pinguinhos.
Valter Silva
percyneto
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 09 2016f Julho 2016 08:35:14 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Mensagem por percyneto »

Alguma remota chance de as imagens do tutorial ainda existirem - e serem re-upadas-???

Comprei a chave de luz com reostato pro classic 2013, mas -obviamente, já que a GM capou o coitado- o reostato não funciona no meu carro, então vou ter de adaptar.

Já sei qual os fios puxar para conseguir controlar a iluminação do velocímetro e queria aproveitar pra fazer tudo de uma vez, ligar a iluminação do painel no farolete -Sofri pra trocar as lâmpadas dali, não tô muito afim de passar por isso de novo- e controlar a iluminação do painel todo pelo reostato, porque prefiro andar com as luzes do painel fracas durante a noite..
Chevy Classic LS 1.0 2013 c/ Airbags e ABS (Primeiro carro propriamente meu)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”