Pessoal, boa tarde!
Conforme prometido, segue abaixo o vídeo mostrando a autonomia funcionando com a ultima atualização feita pelo Cansei.
Agora a leitura está sendo de 30x1 (30 segundos, 1 amostra por segundo).
Eu particularmente achei que melhorou muito em relação ao anterior. Acredito que já esteja bem dentro do aceitável, tendo em mente que autonomia se trata de uma estimativa, então acho que tá legal.
Até daria pro Cansei aumentar o tempo, mexer na quantidade de amostras... Mas eu acho que assim tá legal. E vcs?
Gostaria de saber o que vocês acharam.
https://youtu.be/M0zsB8HLt-8
Peço desculpas pela demora mas semana passada foi meio trash.
Essa semana creio que esteja mais disponível para participar do projeto.
Abraços!
[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
-
- :: Super ::
- Mensagens: 81
- Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
- Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Cansei, uma duvida:
Seria possivel escrever "Aut" ao inves de "Au" no TID? Pq teoricamente teria espaço para isso.
Porém, fui tentar modificar aqui mas parece que não cabe. Ele começa a correr o escrito, fica com espaço a mais...
Seria possivel escrever "Aut" ao inves de "Au" no TID? Pq teoricamente teria espaço para isso.
Porém, fui tentar modificar aqui mas parece que não cabe. Ele começa a correr o escrito, fica com espaço a mais...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 49
- Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
Galera comprei uma plaquinha mas to apanhando em fazer o layout guilherme vc nao poderi postar a sua para eu tentar fazer a minha
Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 33
- Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
- Localização: Mogi Guaçu - SP
- Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2008
Cansei e a parte de leitura da rotação? Não vai ter jeito mesmo, nem se ler direto do sensor?
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 319
- Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Eu honestamente prefiro deixar assim. Posso até aumentar mais o tempo mas não tem nada que eu faça que deixe o arduino imune a essas variações. Além de que aumentando o tempo vai demorar mais pra marcar alguma coisa ao ligar o carro.gui_srs escreveu:Pessoal, boa tarde!
Conforme prometido, segue abaixo o vídeo mostrando a autonomia funcionando com a ultima atualização feita pelo Cansei.
Agora a leitura está sendo de 30x1 (30 segundos, 1 amostra por segundo).
Eu particularmente achei que melhorou muito em relação ao anterior. Acredito que já esteja bem dentro do aceitável, tendo em mente que autonomia se trata de uma estimativa, então acho que tá legal.
Até daria pro Cansei aumentar o tempo, mexer na quantidade de amostras... Mas eu acho que assim tá legal. E vcs?
Gostaria de saber o que vocês acharam.
https://youtu.be/M0zsB8HLt-8
Peço desculpas pela demora mas semana passada foi meio trash.
Essa semana creio que esteja mais disponível para participar do projeto.
Abraços!
Em paralelo eu pensei um pouco no assunto e tive uma ideia pra ajudar a melhorar a leitura. O que eu fiz foi manter a leitura de 30x1 igual ao que vc testou só que no final das 30 leituras eu descarto o valor mais discrepante tanto pra mais quanto pra menos dentro dessa sequência.
A versão com esse update já ta lá no drive, quando puder faça o teste pra ver se ajudou em alguma coisa.
Ah, o "Tempo viagem" eu consertei no último update. Depois me diz se ficou ok no seu TID.
Da sim. Vc provavelmente fez certo só que esqueceu de deletar um espaço vazio pra manter os 10 caracteres.gui_srs escreveu:Cansei, uma duvida:
Seria possivel escrever "Aut" ao inves de "Au" no TID? Pq teoricamente teria espaço para isso.
Porém, fui tentar modificar aqui mas parece que não cabe. Ele começa a correr o escrito, fica com espaço a mais...
Vc altera de:
Código: Selecionar todos
sprintf(textfinal,"Au --- km");
Código: Selecionar todos
sprintf(textfinal,"Aut --- km");
Código: Selecionar todos
sprintf(textfinal,"Au %s km",texttemp);
Código: Selecionar todos
sprintf(textfinal,"Aut%s km",texttemp);
Não... usando o bico injetor da pra saber a rotação só que fica um atraso de 1 segundo pra atualizar o valor e ele é sempre múltiplo de 60, tipo 840 rpm, 900, 960, 1020, etc... Eu até fiz os valores ficarem múltiplos de 50 pra ficar uma leitura mais agradável só que pra isso eu tive que aumentar o intervalo de leitura pra 1,2 segundos... e outra consequência é que quando o carro ta em freio motor a leitura zera. Definitivamente não fica legal.paulo_tonhao escreveu:Cansei e a parte de leitura da rotação? Não vai ter jeito mesmo, nem se ler direto do sensor?
Daria pra usar a bobina como fonte de informação só que na prática fica igual a usar o bico, a única coisa que muda é que em freio motor o valor não zera.
Pra ler direto do sensor de rotação eu acho que precisa de algum CI específico pra isso e aí eu já não sei como faz.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 33
- Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
- Localização: Mogi Guaçu - SP
- Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2008
Eu tinha pensado em pegar do fio Verde Pino 31 do Painel de Instrumentos que vai para o tacômetro do painel. Mas realmente precisava saber exatamente como é esse sinal, mas blz como está o projeto está show de bola
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 319
- Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
O sinal que vem do sensor é uma senóide só que eu não tinha muita ideia de como interpretar isso pelo arduino.
Dando uma fuçada no google eu até achei um cara que fez a leitura pelo arduino, inclusive ele disponibilizou código e diagrama elétrico. Segue o link:
https://www.chippernut.com/forums.html# ... 3-4917820/
Pelo circuito ele usou um transistor pra transformar a senóide em onda quadrada e a partir daí ele usou dois métodos de cálculo, um por interrupção e outro por uma biblioteca chamada FreqMeasure que calcula a frequência. Pelos vídeos da pra ver que ele simulou o sinal do sensor de rotação do motor mesmo.
Vou ser honesto com vc, não pretendo implementar isso. Mas o que ele fez é palpável e pra quem quer incrementar esse projeto é algo interessante. E do circuito dele o que interessa é o pedaço superior esquerdo onde tem um transistor. Basicamente é só aquilo.
Dando uma fuçada no google eu até achei um cara que fez a leitura pelo arduino, inclusive ele disponibilizou código e diagrama elétrico. Segue o link:
https://www.chippernut.com/forums.html# ... 3-4917820/
Pelo circuito ele usou um transistor pra transformar a senóide em onda quadrada e a partir daí ele usou dois métodos de cálculo, um por interrupção e outro por uma biblioteca chamada FreqMeasure que calcula a frequência. Pelos vídeos da pra ver que ele simulou o sinal do sensor de rotação do motor mesmo.
Vou ser honesto com vc, não pretendo implementar isso. Mas o que ele fez é palpável e pra quem quer incrementar esse projeto é algo interessante. E do circuito dele o que interessa é o pedaço superior esquerdo onde tem um transistor. Basicamente é só aquilo.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 19
- Registrado em: Quarta-feira 03 2016f Agosto 2016 08:54:09 PM
- Localização: Xique-Xique - BA
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1997
Cansei muito obrigado por ter disponibilizado um programa com sensor de temperatura. Estou aguardando chegar o sensor para implantação a função.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 19
- Registrado em: Quarta-feira 03 2016f Agosto 2016 08:54:09 PM
- Localização: Xique-Xique - BA
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1997
Cansei no meu carro implantei o reservatório do radiador com sensor interruptor magnético ligado a um led no painel. Quando a água abaixa ele manda sinal negativo pra o led. Porem quando passo em algum quebra mola o led dar umas piscadas pois o ímã dentro do reservatório fica boiando. Teria uma forma de mandar esse sinal do sensor pra o Arduíno e se ficasse negativo por mais de uns 3sg aparece aviso de água baixa no radiador e ligar um led em alguma porta do Arduíno ?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 19
- Registrado em: Quarta-feira 03 2016f Agosto 2016 08:54:09 PM
- Localização: Xique-Xique - BA
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1997
Se for o caso posso inverter o sinal do sensor pra pra positivo de até 5v
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 24 Respostas
- 5532 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 0 Respostas
- 6892 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 3 Respostas
- 3781 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 7149 Exibições
-
Última mensagem por Manfio