[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

A sim...

Valeu Willedu!
hgdfire
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 12:15:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hgdfire »

Eu ainda nao entendi nada....
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

hgdfire escreveu:Eu ainda nao entendi nada....
O sistema gera pressão dentro do cárter e cabeçote... essa pressão é vapor de óleo, esse vapor sai e entra novamente pela admissão e é queimado pelo motor, só que parte dele vira borra na admissão (incluindo TBI, etc.), causando alguns problemas a longo prazo.

A idéia do respiro é isolar esse vapor de óleo... ele não é mais readmitido, sendo liberado para a atmosfera, através de um filtro que evita alguns problemas como poluir demais, cheirar forte ou pegar fogo. Isso evita também que a TBI fique suja e aconteçam os tais problemas a longo prazo.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
hgdfire
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 12:15:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hgdfire »

VLW!!!! agora entendi!!!!

eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....

o que e TBI (é a injeção??)


vlw mesmo
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

hgdfire escreveu:VLW!!!! agora entendi!!!!

eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....

o que e TBI (é a injeção??)


vlw mesmo
TBI é o lugar que fica aquele conjunto borboleta, atuador de marcha lenta, etc., no carro... nos carburados é um pouco diferente mesmo. Se o carro for EFI fica um pouco mais parecido, mas MPFI já é bem diferente.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

aar escreveu:axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!
Acho que esse argumento aí de lubrificar as camisas por cima não é coerente eim... vejamos....

1) o óleo que se liquefaz fica preso na TBI, no coletor, borboleta, etc., escorrendo bem pouco para os cilindros, mas tão pouco que é quase nada
2) o vapor do óleo é vapor de óleo apenas.... se mistura com ar + combustível, queima e sai pelo escape

No caso do 16v, se for pensar bem, fica pior ainda, veja:

1) A entrada de ar na borboleta é por baixo, a saída, por cima.... o coletor é longo e passa por cima da tampa de válvulas antes de retornar ao cabeçote, então o vapor do óleo vai passando e liquefazendo um pouco, o que escorre para dentro da tubulação que vem do filtro de ar e parte fica retido na própria borboleta. O óleo não chega a escorrer para dentro do cilindro... tanto é que o coletor do 16v fica bom borra rapidinho, por causa desse vapor

e lembre-se também... se escorresse óleo em grande quantidade além da lubrificação normal do motor.. o que iria acontecer... ele iria queimar e soltar a maior fumaceira no escape, igual motor fumando, então essa de cair óleo pra lubrificar tá esquisita eim.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
zobom
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 25 2007f Abril 2007 09:57:12 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zobom »

Esse sistema é adotado para evitar a detonação no motor. Geralmente ele tem 2 entradas, uma delas antes da TBI e outra indo diretamente para o coletor. A pressão positiva que sai desse "respiro" (se desacoplado pode se ver que ele sopra), entra diretamente na admissão, sendo uma mistura de vapor de combustivel e uma parte de óleo, contaminando a mistura controladamente a fim de evitar a detonação e evitar que o vapor vá diretamente para o meio ambiente, sendo então queimado junto com a mistura. Ganho ou beneficio nenhum será adquirido retirando esse "respiro", pois o vapor é em sua maior parte combustivel que deveria ser reaproveitado estará sendo desperdiçado, o vapor de óleo só se dá quando o motor trabalha em temperatura mais elevada do que o normal ou então quando o óleo está incorreto e/ou já passou do tempo de troca.
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Alí não sai vapor de combustivel não, apenas vapor de óleo da tampa de valvulas...

Combustível + Oleo = borra!

O beneficio é de não sujar o TBI....

Lembrando que existe outro suspiro que sai diretamente da tampa e termina no coletor, que continua cumprindo a sua função, porém, sem emporacalhar a TBI

A função de retornar o oleo vaporizado para o motor é apenas para não joga-lo no meio ambiente. Não confundir com recirculação de gases do escape, que tem função ambiental e anti-detonantes
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
nandose
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Sexta-feira 07 2003f Novembro 2003 09:07:24 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por nandose »

Dae galera,

Otima dica, meu carro quando pega, ele de vez em quando da uma embrulhada.... como se estivesse afogado, vou mandar limpar a TBI e verificar o atuador de marcha lenta, pode realmente ser por esta sujeira....


AGORA... ATENÇÃO......

Assim como a borra do oleo suja a TBI e coisas mais, esse filtrinho, ele tem pouca vazão, e pode entupir facil com o vapor do oleo... e como é um suspiro do motor, se entupir pode começar a estourar retentores, como do volante, e pingar oleo....

Portanto, tem que se verificar constantemente, se não está sujo....

Flw...

Abraço
NandoSE - Luiz Fernando
Corsa Club Member - RS
Corsa GSi - Vermelho Bach - 1995
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”