[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Pessoal, postei o teste, no formato word, novamente lá no 4shared (342Kb), o link é este abaixo:

http://www.4shared.com/file/9576862/cfb ... jante.html

Falou.
eapassos
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 25 2007f Janeiro 2007 02:20:39 PM
Localização: Lages - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eapassos »

Olá !!!

Fiz o teste.... cod 33, tirando isso o carro se comporta bem !!

Falo galera !!!
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Tiarlen escreveu:e æ galera... estou c duvida, na minha pick up deu codigo 25, levei no mecanico e ele condenou a minha bomba, disse que ela esta parcialmente danificada, o carro perdeu rendimento mesmo ja havia percebido, mas alguem poderia me confirmar isso?? tenho q trocar a bomba??

obrigado pela atenção
O codigo 25 quer dizer "Falha na válvula injetora - Tensão Baixa", eu não condenaria sua bomba antes de fazer os devidos testes na bomba pois esse erro 25 não está ligado a bomba e sim as válvulas injetoras, então antes de fazer essa troca verifique as válvulas injetoras assim como seu conectores e chicote elétrico, bem como o fusível correlacionado a eles (F19) e tz até a própria unidade de comando.

Caso não ache defeito por ai, leve sua bomba em uma casa especializada para checá-la corretamente.

Falou.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

eapassos escreveu:Olá !!!

Fiz o teste.... cod 33, tirando isso o carro se comporta bem !!

Falo galera !!!
Pois é, como vc deve ter visto este código 33 está relacionado a Tensão alta no sensor MAP, que é o sensor de pressão absoluta do coletor. Através dos valores de pressão obtidos por este sensor e dos valores provenientes do sensor de temp. do ar (ACT), mais RPM e Cilindrada é calculada a quantidade de combustível a ser injetado e avanço da ignição. Se este defeito ainda permanece no seu carro, sua injeção, ao invés de trabalhar, com os valores da pressão do coletor, passará a trabalhar com os valores do sensor de posição da borboleta (TPS) e RPM, o que acontece é que desta maneira o cálculo da qte de combustível é bem menos preciso, e isto pode estar ocasionando o aumento do consumo de combustível. Blz?

Quanto a verificação deste defeito, de uma conferida no chicote elétrico, pode estar em curto-circuito, de uma olhada se todas mangueiras e conectores estão corretos e todas conectadas e sem vazamentos. Ainda pode ser defeito do próprio sensor.

Caso estiver animado em fazer alguns testes vc mesmo, vou colar aqui pra vc:

"Caso sejam apresentados os códigos 33 ou 34, deve-se fazer os seguintes procedimentos:

ø Desligar o conector do sensor e medir com um voltímetro a tensão entre os terminais A e C (preto/ branco e marrom ao lado do chicote). O valor encontrado deve ser exatamente 5 volts.
- Se o valor encontrado for de 5 volts, a unidade de comando e o chicote elétrico estarão descartados. Fazer a medição no sensor.
- Se o valor encontrado não for de 5 volts, passe para o próximo procedimento:

ø Desligar os sensores ECT e TPS para que não haja interferências nos próximos testes; Verifique se a mangueira do MAP não esteja obstruída ou rompida;
ø Desligar o conector da unidade de comando (bancos A e B ) e medir a resistências entre os terminais (lado do chicote) do sensor: A e B, A e C e B e C. Todos os valores devem permanecer no infinito. Caso apresente uma resistência baixa (em ohms), possível curto-circuito no chicote);
ø Meça a continuidade dos três fios (conector do sensor em relação ao conector da unidade de comando). A resistência deve ser baixa (em ohms). Caso apresente uma resistência muito alta (em quilohms), possível circuito aberto no chicote.
ø Ligue o conector da unidade de comando e do sensor. Aplique uma depressão com a bomba de vácuo e meça a tensão no terminal B (fio verde) do MAP. Os valores devem corresponder com a da tabela abaixo: (ESSE NÃO VAI DAR PRA VC TESTAR)

Depressão Visor do KAPTOR
mmHg cmHg Volts BAR
0 0 4,3 a 5 0,9
70 7 3,3 a 4,2 0,8
250 25 2,1 a 3,2 0,6
400 40 1,2 a 2,0 0,4

ø Se todos os valores estiverem em ordem, possível defeito intermitente."

Falou.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Para o pessoal que está com a marcha-lenta irregular, existe a possibilidade se ser somente sujeira que esteja obstruindo o motor de passo. Apesar da lenta da minha picape não estar irregular, eu observei que ela não estava tão lisa qto gostaria e resolvi tirar o atuador de marcha-lenta para dar uma limpada tanto nele, quanto na sua caixa que fica na TBI. Então, vou colocar algumas fotos do antes-e-depois pra vcs terem idéia de quão sujo podem estar o de vcs e para que todos vcs se animem e façam o mesmo em casa mesmo. É super fácil.

Ferramentas utilizadas: Chave Torx T20, alcool (aquele residencial mesmo), papel, pano ou cotonete.

Para quem ainda não conhece a posição dele no cofre e o próprio, é este da foto abaixo, fica posicionado na TBI ao lado so sensor de posição da borboleta (TPS).

Imagem

Desconectem o plug do atuador e retirem os dois únicos parafusos que existem e pode puxá-lo, atente para o anel de borracha vermelho que faz a vedação. Não existe nada solto lá dentro, então podem ficar trânquilos, todo atuador é uma peça única. Retirem de lá, e podem fazer a limpeza do local e do atuador com álcool mesmo. Na TBI, limpe tb um canal lateral que vc verão qdo estiver aberto.

Bem, ai está o atuador todo sujo. A qualidade desta foto não ficou boa e só vi depois que estava limpo.

Imagem

Aqui o atuador está limpo, reparem na ponta dele, comparem as duas fotos (cima e em baixo).

Imagem

Abaixo está a o local dele, muito sujo, o flash da câmera nem consegue pegar lá dentro.

Imagem

E agora limpo. Fica um espelho!

Imagem

Repararam a sujeira que pode ficar lá dentro. E a maior parte desta é originada do respiro dos vapores de óleo que são jogados na TBI. Já estou pensando em colocar um respiro externo.
É isso ai, preferi postar este pequeno tutorial aqui, pois já temos alguns assuntos relacionados neste tópico e aproveitar que ele já é fixo.
E quanto ao resultado, a marcha-lenta ficou lisinha agora.

Falou.
Daniel Pompeu
:: Millennium ::
Mensagens: 175
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Setembro 2006 07:54:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Pompeu »

Ontem quando liguei o carro ele deu uma engasgada e acendeu a luz, depois de um tempo apagou, mas agora ele ta registrando erro

63 - Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 tensão baixa


Eu não faço idéia, o que eu faço? Algum mal contato?
Valew!! Obrigado ...
Zoinho
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Quarta-feira 10 2004f Novembro 2004 07:42:41 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zoinho »

Fala galera, tava vendo aqui, como é que isso funciona para o Corsa Hatch Novo???? Onde fica o conector? São os mesmos códigos???
Corsa_Di
:: Super ::
Mensagens: 93
Registrado em: Segunda-feira 25 2006f Setembro 2006 11:04:30 AM
Localização: Barra Mansa - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa_Di »

kraaaaca! irado!

não estava botando muita fé mas funciona mesmo!!! adorei!

isso é que é um post útil!

o meu só deu código 12... :wink:
Trevor
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 10:43:38 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Trevor »

Pessoal, meu corsa e um sedan 1.6 16v e os codigos gerados sao de 4 algarismos, no meu caso estou com o erro de codigo 1-4-10-5 ou 1-4-0-5 pois de acordo com a interpretacao o codigo 10 equivale ao zero. O problema e que acho manuais de todos os carros e ate do gsi contudo do corsa 1.6 16v eu nao acho, queria saber se alguem sabe qual e o significado deste codigo. vale ressaltar que meu carro esta falhando muito tbm.
Sedan GLS 1.6 16v
LM25TTD
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 27 2006f Novembro 2006 05:00:49 PM
Localização: Manaus - AM
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LM25TTD »

[quote="Zoinho"]Fala galera, tava vendo aqui, como é que isso funciona para o Corsa Hatch Novo???? Onde fica o conector? São os mesmos códigos???[/quote]

Eu tambem gostaria de saber como fazer esse teste no Novo Corsa Sedan, ja tentei o procedimento do topico e não deu certo, pois o sistema do novo corsa e o Multec H. Alguem sabe como o fazer e tem os códigos de defeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”