[TUTORIAL] - Filtro ou refletor anti-chamas no respiro do óleo Classic

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
figueiredovitor
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 19 2011f Julho 2011 02:54:22 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Filtro ou refletor anti-chamas no respiro do óleo Classic

Mensagem por figueiredovitor »

Filtro ou refletor anti-chamas no respiro do óleo Corsa Classic 2008 life

Bom pessoal essa dica peguei do DR carro, , foi feito em um Vectra por um participante do vectra clube e até o dr carro ficou surpreso, pode ser feito em qualquer carro que tenha o respiro do oléo através de mangueiras antes da tbi consegui fazer no meu classic 2008 life por isso estou disponibilizando aqui.
Qual o intuito de se fazer isso ?
Esse filtro ou refletor anti chamas segura as partículas de óleo, fazendo com que o óleo não vá para a TBI, deixando a TBI mais limpa por mais tempo. Resolvi fazer isso depois de ter limpado a TBI e 4 meses voltou a carbonizar um pouco.
É mais fácil limpar esses filtros pois vc pode retira-los com facilidade , acabei de fazer o procedimento portanto não sei de quanto tempo em quanto tempo tem que limpa-los e troca-los daqui a 1 mês devo dar uma revisada.
O custo é barato e super fácil de fazer, assim economizando uma graninha.


itens usados
1 mangueira nova R$ 12,00
2 Filtros anti-chamas Fiat TIPO (grande) de acordo com a mangueira R$ 5,00 cada.
1 alicate

Não é necessário comprar a mangueira, mas como meu carro ja tem 62.000 km sempre que faço algo e a peça ja é velha troco a peça se fora barata optei por trocar .


Primeiro passo Desconectar a mangueira pelos 2 grampos, se puder ligue o carro um pouco e desligue o , com o carro um pouco quente a borracha fica mais macia e fácil de soltar.

Imagem

Imagem

Avalie a necessidade de trocar a borracha ou apenas efetuar uma limpeza com descarbonizante.
Depois com a mangueira limpa ou nova ora de colocar os anti chamas pode ser apenas 1 mas 2 tem um resultado melhor.
colocarei as imagens em sequencia.
Foto do anti-chama
Imagem

Vai emrurrando ele na mangueira no orificio da saída do oléo
Imagem
Imagem
Imagem
Depois coloque o segundo.
Imagem

Hora de colocar a mangueira
Imagem

Repare na posição correta a ser colocada os filtros.
Imagem

Pronto finalizado.
Imagem
figueiredovitor
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 19 2011f Julho 2011 02:54:22 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por figueiredovitor »

Rodei com o carro e está fluindo super bem, sem problemas, acredito que em 4 meses farei uma revisada, gostaria de pedir ao moderador para dar uma organizada no tópico tendo em vista que não está mostrando as fotos, desde já obrigado.
Avatar do usuário
rodrigo manzano
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Quarta-feira 21 2012f Novembro 2012 11:24:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo manzano »

Velhor tópico bacana, mas tem um porém nisso tudo,

o respiro de óleo, além de outras funções, tbm ajuda a lubricar o motor... Reduzindo o envio de óleo para dentro do cilindro, automaticamente estaremos diminuindo a lubricação e isso reduz a vida útil do motor...

Realmente é chato o tbi carbonizado, mas...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

rodrigo manzano, não chega a lubrificar de forma significante. Até porque as paredes do cilindro ficam impregnadas com óleo do cárter. Não tem sentido lubrificar o coletor.

Lendo no início achei que eram aqueles respiros pro ar, pra mudar a ligação, esses são ruins mesmos e poluentes. Esse dentro da mangueira da pra usar com mais tranquilidade. É só manter limpo, porque se ele entupir aumenta a pressão dentro do cárter...

Agora opinião pessoal, se é pra manter limpo.... acabo mantendo limpo o sistema original, a cada 10.000 km com o produto certo é mais do que fácil manter tudo limpo.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A propósito, claro que é muito útil pra motores que sujam a tbi demais. Sem dúvidas eu usaria se fosse o caso, é a solução simples e fácil que não altera o projeto.

No caso do 1.4 Econo.flex, pelo menos, quase nem suja a tbi.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o sujar ou não depende da condição do motor......
se pegar um motor com anel ferrado, e deixar essas mangueiras soltas, vai ligar o carro qnd ele esquentar e ficar em lenta, vai formar uma nuvem de fumaça ao redor do carro, enquanto um bom não se nota fumaça.....
no CHT q eu usava, vinha tanta fumaça q enchia o interior do filtro de ar, alimentava a lenta do carro e começava a retroceder por onde o ar devia ser aspirado pra dentro do filtro, era parar no semáforo pra alguém falar q tava pegando fogo o carro......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Ri litros agora!

Mas o CHT não era para fazer isso... ou é o normal dele?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
rodrigo manzano
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Quarta-feira 21 2012f Novembro 2012 11:24:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo manzano »

O ideal mesmo seria colocar um reservatório de óleo no meio da mangueira, contendo um dreno, como um desses:


Imagem
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Com o tutorial do figueiredovitor, que já foi amplamente sugerida pelo José Leal nem precisa.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:Ri litros agora!

Mas o CHT não era para fazer isso... ou é o normal dele?
motor nenhum normal ou em condições mínimas de não ter problemas não é pra subir tanto óleo nem a ponto de sujar tao rapidamente a admissão, mas anel no CHT era so nome.....
então subia fumaça de óleo a ponto de alimentar a lenta e sobrar pra não ter mais pra onde ir e voltar passando pelo filtro de ar......
um motor nessas condições esse filtro pra armazenar a condensação não daria nem pra começar o dia, usar filtro, pote pra armazenar é so paliativo em motor com problema....se o motor tiver em ordem, não vejo motivo de precisar desligar da admissão os respiros...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”