Caros Amigos.
Gostaria de tentar ajudar os amigos, que assim como eu, tem pouca grana e muita vontade de ter um carro forte. Hoje meu carro está como eu quero, forte e durável. Mas sofri muito até chegar ao resultado final, fui muito na conversa de pessoas que não sabiam nada e só queriam mesmo era ver vc se dar mal, tive a ajuda de muita gente boa e por isto estou aqui para passar o meu conhecimento adiante.
Primeiramente para se dar a receita tem que se informar os ingredientes:
- 01 corsa 1.0 em boas condições, com injeção completa e com cambio original;
- 01 motor 2.0 parcial de qualquer carro GM (astra, vectra, kadet, etc) importante ser de um carro mpfi, também é importante ter o coletor de escapamento, coletor de admissão, flauta, bicos e sensor de rotação;
- 01 tbi do 2.0 (qualquer um serve) é só para tirar a borboleta;
- 01 suporte de motor frontal do monza;
- 01 chapa de aço com as seguintes medidas (pode ser feita da junção de várias chapas para ficar mais em conta) 5cm de largura, 8cm de comprimento e 5cm de espessura;
- 01 motor de partida do astra ou omega (omega é o mesmo mas só de falar o nome fica mais caro);
- 01 polia inferior do virabrequim do monza antigo sem ar;
Não precisamos de mais nenhum item fora estes que estão listados, lógico que não me detive em informar sobre parafusos, arruelas e abraçadeiras que são coisas pequenas. Para título de informação o carro que era 1.0 e foi transformado em 2.0 era um corsa 96 1.0 mpfi de minha propriedade, com um custo bem enxuto de instalação, no meu ver foi o veneno mais barato que eu já fiz.
Vamos agora ao que interessa:
Forma de prepararo:
A parte mais importante é arrumar um bom torneiro para furar o volante original do 1.0 com a mesma furação do virabrequim do 2.0, não tentem alargar os furos originais por que o carro fica vibrando muito e fica desbalanceado o virabrequim. O correto é fazer novos furos. Conforme a imagem que segue.
Fazendo desta forma vamos poder usar o conjunto completo de embreagem do corsa 1.0, é necessário cortar um pequeno pedaço do eixo piloto, coisa de meio centímetro, fácil de se fazer com uma lixadeira. Recomendo ir cortanto aos poucos e testando por que se cortar muito perde o cambio, o ideal é tirar o cambio e colocar ao lado do motor para ir ajustando, nada muito trabalhoso.
Agora vc tem que pegar o suporte do motor do monza e fazer um furo nele para não quebrar o sensor de rotação do motor e também fazer um pequeno corte nele na ponta para poder instalar os parafusos. Conforme as imagens que seguem:
Também tem a outra parte que é o chapa para servir de flange entre o novo suporte e o calço original.
Um detalhe para este suporte e a chapa é o seguinte: eu vi depois um carro aqui em Brasília com um motor 2.0 e o dono dobrou uma chapa e fez um suporte único, ele gastou uns R$ 250,00 com isto e ficou muito bom, mas como eu sou quebrado e encontrei a chapa de bobeira e paguei R$ 15,00 no suporte do monza, acabou ficando assim por 3 anos, rsrsrs, não é bonito mas foi eficaz. Fica a gosto do instalador, mas não se pode esquecer de deixar o furo para o sensor de rotação, ok?
Estamos quase que finalizando a instalação. Com o intuito de se utilizar todos os sensores originais e a injeção original do carro eu instalei o tbi original do carro que foi apenas retrabalhado no torneiro para poder receber a borboleta do 2.0 que é bem maior, trabalho relativamente simples o torneiro tirou a borboleta original, colocou o tbi no torno e foi abrindo espaço até chegar no diâmetro da nova borboleta. Não sei se dá pra ver pois a foto ficou muito ruim.
Um pequeno detalhe que eu estava esqueçendo: Se o seu carro for com acionamento das marchas por varão vc tem que pegar e alongar conector do varão que fica próximo ao motor de partida, para poder passar por cima dele, ele cresce uns 5cm e não te dá trabalho, este trabalho pode ser feito depois do motor no lugar sem problema algum. Agora se o carro for com acionamento por cabo de aço, nem precisa se preocupar.
Agora podemos colocar o cambio no lugar e depois o motor, não precisa amassar nada nem fazer nenhum tipo de furo no cofre do carro cabe direitinho o danado, inclusive com o filtro de ar original do 1.0 ( o meu era assim, rsrsrs)
Como estamos usando o tbi original e os bicos do 2.0 é só ligar os cabos da injeção que tudo vai funcionar direitinho. Como original.
É só parafusar o suporte no motor prender tudo e pronto. Seu carro vai ficar com a relação bem curta, tipo um foguete, mais rápido que muito carro turbo, com um torque fenomenal. Só que por causa da injeção original ele vai cortar de 5a. a 200km/h nada mais. Porém vc vai ver como chega rápido aos 200km/h. O cambio aguenta bem, eu até hoje uso o cambio original do 1.0 sem nenhum prejuízo. Rodei mais de 4 anos com esta configuração, 2 anos com 2.2 e agora estou com o 1.8 da montana com turbo .63/.48 e Pandoo, rodando com 0,5 kg meu carro tem 180cv na roda. Tudo isto com o cambio 1.0 e rodando todo dia, não é um carro de garagem ele é de uso diário.
Espero ter ajudado. E qualquer dúvida estou a disposição
Abraço
Carlos L.
[PROJETO] -Instalando Mtr 2.0 GM em corsa 1.0 mpfi Rochester
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Muito boa a contribuição, Carlos!!
Com relação ao volante de inércia, uma outra dica seria utilizar o volante do astra 1.8 que tem o mesmo diametro do F1 e a furação correta do virabrequim, deve ser barato no ferro velho. Assim dá para manter o câmbio do F1.
Onde conseguiu suporte do motor do monza? Já procurei um pouco, mas desisti e decidi fazer um suporte eu mesmo. Para quem quiser um esquema de suporte para adpatação:
http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php? ... &start=190 (lá pra baixo da página tem o esquema)
Não precisou de um remapeamento?
Abs.
Com relação ao volante de inércia, uma outra dica seria utilizar o volante do astra 1.8 que tem o mesmo diametro do F1 e a furação correta do virabrequim, deve ser barato no ferro velho. Assim dá para manter o câmbio do F1.
Onde conseguiu suporte do motor do monza? Já procurei um pouco, mas desisti e decidi fazer um suporte eu mesmo. Para quem quiser um esquema de suporte para adpatação:
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Não precisou de um remapeamento?
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Ou melhor, no mercadolivre tem um vendedor q vende volantes de motor de aluminio ou aliviados por 200 reais, o bom é q vc ainda ganha uns CVs a mais no carro. Um dia eu irei montar montar um 2.4 16v no meu corsa, eu prefiro isso do que turbo, abraço galera...
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Heberkenup, para o meu 2.4 16 V comprei esse volante aliviado, acho que é do mesmo vendedor que citou, Maxcwb, vou usar este volante enquanto estiver acertando a fase aspirado, devo correr algum tempo enquanto aspirado. Mas este meu é para câmbio da Familia 2 mesmo. Para turbo devo usar um volante de aço.
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Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?
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Pode usar seu câmbio tranquilamente, eu até ia usar mas para evitar ficar desmontando e montando e adaptando, resolvi usar um F18 logo. A adaptação é a mesma que o Carlos citou ai em cima. Dai vc usa o volante do astra 1.8 ou refura o seu.heberkenup escreveu:Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?
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Esse f18 eu encontro em qual carro? no total quanto vc gasto para montar esse motor no seu corsa? vlw kra abraço....
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Tudo bem meu amigo.wevertonvb escreveu:Muito boa a contribuição, Carlos!!
Com relação ao volante de inércia, uma outra dica seria utilizar o volante do astra 1.8 que tem o mesmo diametro do F1 e a furação correta do virabrequim, deve ser barato no ferro velho. Assim dá para manter o câmbio do F1.
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Não precisou de um remapeamento?
Abs.
Seguinte: não precisei fazer remapeamento nenhum, até pensei que iria dar problema ou que não funcionaria direito, acontecia uma coisa interessante, a injeção acendia por várias vezes a luz de falha sempre que eu precisava tirar a bateria para manutenção ou por qualquer outra coisa, o carro ficava ruim por uns 40 km ou 20 minutos o que viesse primeiro. Depois ele se virava sozinho. Mas eu também estava rodando com alcool. Passado o tempo de adaptação o carro ficava normal. Como se o motor fosse original, com uma boa lenta, funcionando 100%.
Fui deixando assim e nunca remapeei.
Quanto ao volante do astra eu não sei te falar se daria certo, pode ser que eu tenha procurado nos lugares errados mas tentei com o do astra 1.8, 2.0, da S10, do monza, de um monte de carro. Não dava certo por que como o meu cambio é do 1.0 o platô pegava na carcaça interna próximo ao garfo da embreagem. A melhor solução foi mesmo usar todo o conjunto de embreagem do 1.0. Não deslizava nem me dava nenhum tipo de trabalho. Inclusive hoje com o meu carro 1.8 turbo eu uso platô e disco original do 1.0. Hoje sim ele desliza e este é o motivo do meu carro estar limitado a 0,5kg, mais que isto ele desliza feio.
Espero ter ajudado.
Carlos L.
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heberkenup escreveu:Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?
O que estiver ao meu alcançe ajudo. Estamos ai para passar o conhecimento e trocar experiências mesmo. Quanto ao cambio vc pode usar o que for melhor para o teu caso. Quanto ao cambio do 2.4 particularmente eu não conheço, mas deve caber. O problema é vc adaptar homocinéticas e suportes, como vi em muitos lugares na net o pessoal colocando cambio de 2.0 ou 2.2 tem que mudar cubo, homocinéticas, encurtar ponta de eixo. Mas tudo é possível. Tendo R$ dá até pra colocar turbina de jato no corsinha.
Abraço
Carlos L.
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wevertonvb escreveu:Muito boa a contribuição, Carlos!!
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Não precisou de um remapeamento?
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Desculpe eu esqueci de falar sobre onde encontrei o suporte do monza no post anterior. Eu comprei em autopeças aqui mesmo perto de casa, eu moro na Candangolândia e comprei no Bandeirante. Comando ou Potência, qualquer uma das duas tem o suporte.
Abraço
Carlos L.
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