[DÚVIDA] - Lavagem do motor. Como proceder?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Lavagem do motor. Como proceder?

Mensagem por Bange »

Só cuidado com as velas e conectores...uma boa assoprada de compressor ajuda...no mais, deixa secar e pronto...


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

SemControle escreveu:pra q tanto medo, tanto do carro como da moto, arrepio na wap, do carro não mais, pq vendi, mas das duas motos, é wap e pressão.....
se tiver sujo primeiro pulverizo com querosene, escovo onde esta impregnado, bato agua pulverizo com detergente, e toma agua com pressão......
Porque é melhor acertar na prudência do que vacilar pelo excesso de confiança.

Uma moto também é um animal bem mais simples, mas eu realmente não duvido que seja possível lavar o motor de um carro com um turbilhão de água, mas tendo em vista que isto é apenas desnecessário e que se a pessoa está perguntando como proceder, é porque não tem assim tanta noção... bom, é legal ir na calma né........ o objetivo será alcançado do mesmo jeito.....

Com água e com fogo não se brinca. A coisa não é nenhum bicho de 7 cabeças, e no final das contas fica a gosto do freguês realmente, se você é o bichão mesmo, gosta de viver perigosamente e tem as manhas totais de como fazer a coisa nível hardcore, é sentar o dedo mesmo e executar a coisa no seu nível de proficiência e tudo de bom...

Mas a água tem um talento danado p/ entrar nos lugares mais indevidos, então se você é marinheiro de primeira viagem: é interessante pensar no conselho de ir com um certo carinho...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

em era de injeção muita coisa q era delicada a agua já deixou de existir.....antes tinha muita coisa mesmo q era um mimimi danado q não podia nem ver agua de longe q já começava a onda de problemas....
so faça como disse com o motor frio, no mais, pau no gato, terminou de jogar agua ponha o motor pra funcionar, logo começa aquele vapor todo de agua, é a q esta acumulado evaporando.....
eu sou assim punk carniça, não tenho toda essa paciência de ficar com escovinha esfregando aqueles cantinhos miseráveis, se o cara ta disposto e com todo esse tempo de boa, basta ter paciência, e muita mesmo, pq cantinhos miseráveis pra ficar cortando mao e tudo mais é o q não falta no cofre do motor com tudo montado....mas se a paciência resistir, pode ser q fique com um resultado final até melhor q eu de wap....
se ver onde tanto vai agua qnd chove e anda com o carro não ia se preocupar tanto assim kkkkkk tem quem assuste qnd chove e surge aquela nuvem de fumaça, é bem isso, so q o agravante do choque térmico....
mas é bem isso, se o cara já tem medo e tenta, ta a combinação de dar uma mercadoria e não funcionar o carro depois....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

é verdade, quanto mais eletrônica dentro de um cofre de motor, tanto mais água é seguro de se jogar... :twisted:

Com relação a chuva, no meu corsa mesmo eu já peguei cada chuva e dentro do cofre do motor mesmo praticamente não entra água...

É só ver o tanto de relato de lavagens que tornaram o carro inoperante que existem por aí, até aqui mesmo no clube deve ter, e então isto já vai te dizer se é realmente assim um cuidado tão infundado....


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu ainda tenho um tal de Vaporeto...quando tinha uma Belina, após Vaporetar, ficava zerim zerim....plástico então, ficava novo em folha...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Denrrou escreveu:é verdade, quanto mais eletrônica dentro de um cofre de motor, tanto mais água é seguro de se jogar... :twisted:

Com relação a chuva, no meu corsa mesmo eu já peguei cada chuva e dentro do cofre do motor mesmo praticamente não entra água...

É só ver o tanto de relato de lavagens que tornaram o carro inoperante que existem por aí, até aqui mesmo no clube deve ter, e então isto já vai te dizer se é realmente assim um cuidado tão infundado....
vc q pensa, com o calor do próprio motor a agua evapora.....
qnd entrar uma boa quantia e for toda direto em algo quente vai subir a nuvem de fumaça e aquele cheiro característico igual qnd passa roupa com vapor.....
é não ter medo, se for parar vai parar seja no sol ou na água, mas em chuva por carro em enchente não ponho mesmo kkkkkk

relaxa nos eletrônicos, a central é algo tao vedado, qnd abrir uma vai entender da vedação q falo....

pelo menos comigo nunca deu nada o meu esquema de lavagem, mas no começo ficava meio cabreiro com tanta coisa q lia disso q não pode não pode não pode e tal...vc olha direito os conectores, sensores e atuadores, e ve q não tem esse bicho papão não...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Eu ainda tenho um tal de Vaporeto...quando tinha uma Belina, após Vaporetar, ficava zerim zerim....plástico então, ficava novo em folha...
do remoto tempo do 1406 ou já era polishop? kkkkkk
pela propaganda lava tudo, e to vendo q deve ser real
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sei não...é herança da véia...ela não gostava muito quando eu usava no carro...dizia que ia estragar...também deixou outras coisas de cozinha bem legais...a primeira madame gostava, já a segunda nem chega perto...rs!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle escreveu:
Denrrou escreveu:é verdade, quanto mais eletrônica dentro de um cofre de motor, tanto mais água é seguro de se jogar... :twisted:

Com relação a chuva, no meu corsa mesmo eu já peguei cada chuva e dentro do cofre do motor mesmo praticamente não entra água...

É só ver o tanto de relato de lavagens que tornaram o carro inoperante que existem por aí, até aqui mesmo no clube deve ter, e então isto já vai te dizer se é realmente assim um cuidado tão infundado....
vc q pensa, com o calor do próprio motor a agua evapora.....
qnd entrar uma boa quantia e for toda direto em algo quente vai subir a nuvem de fumaça e aquele cheiro característico igual qnd passa roupa com vapor.....
é não ter medo, se for parar vai parar seja no sol ou na água, mas em chuva por carro em enchente não ponho mesmo kkkkkk

relaxa nos eletrônicos, a central é algo tao vedado, qnd abrir uma vai entender da vedação q falo....

pelo menos comigo nunca deu nada o meu esquema de lavagem, mas no começo ficava meio cabreiro com tanta coisa q lia disso q não pode não pode não pode e tal...vc olha direito os conectores, sensores e atuadores, e ve q não tem esse bicho papão não...
Nos primórdios a preocupação era grande com a ECU, principalmente nos Fiat (no próprio cofre do motor)...e de fato tinha problema...a ECU dentro da cabine já melhorou e os conectores idem...mas os conectores das velas, devido a alta tensão ainda dão problemas, mas é só tirar e secar, preferencialmente com jato de ar.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sei bem, essas coisas antigas são bem mais duráveis q as atuais descartáveis.....me divertia com as propagandas do 1406 na extinta manchete, meias vivarinas q não desfiam nem com meteoros, facas guinsu q qnt mais cortam mais afiadas ficam.....e uma serie de coisas boas.....

a central q abri, qnd tirei os parafusos parecia era q estava soldada, nem se moviam as partes.......tinha uma espécie de massa plástica pastosa, não endurecida ao redor dela toda, uma camada servida......se boiar da pra por farinha dentro e jogar no mar, quem encontrar a farinha vai ta seca....
mas até o alojamento das velas nos cabeçotes já tem favorecido, tem cabeçotes q o alojamento é uma cavinha rasa, outros sim um buraco.. vai ver por não deixar a agua acumular e causar problemas não deu nada nunca aqui, até mesmo c a moto ao pegar uns pé d'agua bravos por aqui, qnd chego, ponho no coberto da garagem e deixo ligada por uns 5 minutinhos, ou até deixar de sair vapores, é o suficiente pra secar e nunca me dar qq dor de cabeça assim....
e mesmo assim, enchente, se tiver um palmo de agua eu não entro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”