Tira a canela da frente, que lá vem um chute!
Tem uma certa válvula no cabeçote, que impede que o óleo desça rapidamente para o carter. Pode ser que no caso do amigo, essa válvula esteja com problemas e esteja funcionando somente com o motor quente.
[DÚVIDA] - O Volume do Carter do Corsa é de 2,5L?
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Que papo é esse José Leal, já trabalhei varios anos como técnico em lubrificação automotiva e para mim isto é novidade poderia explicar melhor???Tem uma certa válvula no cabeçote, que impede que o óleo desça rapidamente para o carter
- José Leal
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Obviamente posso estar enganado, mas li nos fórum da vida que existe uma certa válvula no cabeçote, que mantém o nível de óleo, para que o cabeçote não rode seco.
Infelizmente não tenho maiores informações, pois não lembro onde li sobre isso.
Infelizmente não tenho maiores informações, pois não lembro onde li sobre isso.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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A única válvula q se encontra no bloco do motor no caso da GM é a válvula de retenção responsável por manter o filtro de óleo carregado e cheio para quando vc der a partida no veículo este óleo possa subir rapidamente e lubrificar primeiro a parte de cima do motor antes do óleo q vem lá de baixo do cárter q demora mais para atingir o cabeçote.
Nos outros motores como um AP por exemplo está válvula fica incorporada ao filtro basta vc olhar dentro de filtro de óleo para este motor e conseguirá visualizar a vávula logo na entrada do filtro com uma mola, já nos filtro para motores GM se vc olhar dentro do filtro verá q não possue está válvula dentro na sua entrada pois a mesma se encontra entrada do filtro no bloco do motor e não no cabeçote como foi dito.
Por isso acho q se trata de mais uma lenda urbana do Corsa escondedor de óleo....kkkk é fácil vc verificar isso pois hoje a maioria dos carros utiliza óleo mais fino como 10w30, 5w40, 5w30 como esse óleo possuem grande fluidez quando for fazer a troca adicione primeiro os 3 litros referente a capacidade do cárter não precisa esperar nem 1 minuto e já pode puxar a vareta q o óleo estará na marcação de máximo desde q o carro esteja na posição correta no plano, em seguinda vc adiciona o meio litro restante referente a capacidade do filtro liga o carro para encher o filtro, observa se a luz do óleo do painel apagou corretamente e desliga o carro, pronto pode ir até a vareta e medir novamente q o óleo já terá escoado para o cárter e o nível estará correto e assim podemos concluir q não existe nenhuma válvula q impeça o óleo de descer rapidamente para o cárter.
Nos outros motores como um AP por exemplo está válvula fica incorporada ao filtro basta vc olhar dentro de filtro de óleo para este motor e conseguirá visualizar a vávula logo na entrada do filtro com uma mola, já nos filtro para motores GM se vc olhar dentro do filtro verá q não possue está válvula dentro na sua entrada pois a mesma se encontra entrada do filtro no bloco do motor e não no cabeçote como foi dito.
Por isso acho q se trata de mais uma lenda urbana do Corsa escondedor de óleo....kkkk é fácil vc verificar isso pois hoje a maioria dos carros utiliza óleo mais fino como 10w30, 5w40, 5w30 como esse óleo possuem grande fluidez quando for fazer a troca adicione primeiro os 3 litros referente a capacidade do cárter não precisa esperar nem 1 minuto e já pode puxar a vareta q o óleo estará na marcação de máximo desde q o carro esteja na posição correta no plano, em seguinda vc adiciona o meio litro restante referente a capacidade do filtro liga o carro para encher o filtro, observa se a luz do óleo do painel apagou corretamente e desliga o carro, pronto pode ir até a vareta e medir novamente q o óleo já terá escoado para o cárter e o nível estará correto e assim podemos concluir q não existe nenhuma válvula q impeça o óleo de descer rapidamente para o cárter.
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Exatamente o que eu sabia e já havia observado na prática.RogerMansur escreveu:A única válvula q se encontra no bloco do motor no caso da GM é a válvula de retenção responsável por manter o filtro de óleo carregado e cheio para quando vc der a partida no veículo este óleo possa subir rapidamente e lubrificar primeiro a parte de cima do motor antes do óleo q vem lá de baixo do cárter q demora mais para atingir o cabeçote.
Nos outros motores como um AP por exemplo está válvula fica incorporada ao filtro basta vc olhar dentro de filtro de óleo para este motor e conseguirá visualizar a vávula logo na entrada do filtro com uma mola, já nos filtro para motores GM se vc olhar dentro do filtro verá q não possue está válvula dentro na sua entrada pois a mesma se encontra entrada do filtro no bloco do motor e não no cabeçote como foi dito.
Por isso acho q se trata de mais uma lenda urbana do Corsa escondedor de óleo....kkkk é fácil vc verificar isso pois hoje a maioria dos carros utiliza óleo mais fino como 10w30, 5w40, 5w30 como esse óleo possuem grande fluidez quando for fazer a troca adicione primeiro os 3 litros referente a capacidade do cárter não precisa esperar nem 1 minuto e já pode puxar a vareta q o óleo estará na marcação de máximo desde q o carro esteja na posição correta no plano, em seguinda vc adiciona o meio litro restante referente a capacidade do filtro liga o carro para encher o filtro, observa se a luz do óleo do painel apagou corretamente e desliga o carro, pronto pode ir até a vareta e medir novamente q o óleo já terá escoado para o cárter e o nível estará correto e assim podemos concluir q não existe nenhuma válvula q impeça o óleo de descer rapidamente para o cárter.
Devem ter confundido o retorno do filtro com válvula pra "segurar óleo".
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Tambem aposto na vareta de oleo, o mecanico pode ter trocado por uma de outro carro, esperimenta comparar a sua com a de outro corsa pra ver.Enviada: Seg, 02 Ago 2010, 11:32 Assunto:
Semcontrole isto que e mas estranho ....
cerco e procurar saber se a vareta dele mesmo
se seu carro nunca teve nenhum problema de troca de carter
sea diferencia e ,5 fica dificil vc conseguir notar a diferencia
mas acretido que este motor seu seja de um celta rsrs
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- José Leal
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Pessoal, resgatando o tópico, eis uma foto da válvula que falei:
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 8609_n.jpg
O número original é 90136113
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 8609_n.jpg
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José Leal,
Acho q vc se confundiu mesmo.
Essa é a válvula regulamentadora de pressão do cabeçote, a bomba de óleo de um motor tem capacidade
para bombear uma quantidade de óleo
muito maior que a requerida.
Logo, existe no sistema de lubrificação uma
válvula de alívio de pressão, com o objetivo de regular
o fluxo de óleo, de maneira que se mantenha
sempre a pressão ideal para não prjudicar o sistema.
A pressão excessiva nos motores faz com que a
válvula de alívio se abra, permitindo que o excesso
de óleo regresse ao cárter, ela só irá trabalhar com o motor em funcionamento e é uma válvula de alivío e não retenção.
Acho q vc se confundiu mesmo.
Essa é a válvula regulamentadora de pressão do cabeçote, a bomba de óleo de um motor tem capacidade
para bombear uma quantidade de óleo
muito maior que a requerida.
Logo, existe no sistema de lubrificação uma
válvula de alívio de pressão, com o objetivo de regular
o fluxo de óleo, de maneira que se mantenha
sempre a pressão ideal para não prjudicar o sistema.
A pressão excessiva nos motores faz com que a
válvula de alívio se abra, permitindo que o excesso
de óleo regresse ao cárter, ela só irá trabalhar com o motor em funcionamento e é uma válvula de alivío e não retenção.
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