Ajuda urgente

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Ajuda urgente

Mensagem por Franz »

Olá, tenho um corsa 95 1.0 e "recentemente" troquei o motor por um parcial 1.4 flex. A adaptação foi relativamente fácil, com o cabeçote do 1.4 EFI e demais peças que são totalmente retrocompatíveis.

Não troquei o sistema de injeção inteiro pois não teria nem um pouco de paciência para as adaptações elétricas, tão pouco para levar em uma oficina e MUITO possível ter uma dor de cabeça e gastos desnecessários, já me bastam os 12mil que perdi em duas funilarias que se dizem profissionais e tem preços de arrancar os olhos e no final, o serviço fica no nível do "fundo de quintal"......

Bem, voltando ao assunto, o carro está com todos sensores NOVOS, MAP, lambda, bico 1.4 (gas. +0.2 bar de pressão) distribuidor completo, temperatura arrefecimento, cabos e velas (BR8ES). Levando em conta que o carro se tratando da parte mecânica estava destruído, não fiz questão alguma de manter alguma porcaria que poderia me atrapalhar nessa saga, mas mesmo assim, um fantasma maldito me assombra e essa porcaria de carro não funciona decentemente....

A marcha lenta está bem ruinzinha, o motor vibra muito e percebi que o 4º cilindro praticamente não funciona em marcha lenta, desligo o cabo de vela e nada acontece, diferente dos outros três que estão segurando o motor sofrivelmente. Em alta essa porcaria grila muito, não tenho certeza se o ponto está certo, pois fica variando com a lâmpada devido à marcha lenta instável, também não sei ao certo se o ponto original resolve de alguma coisa nessa situação, mas creio que no álcool não deveria nunca acontecer isso, talvez bem pouco na podium....

Bem, será que alguém pode me ajudar?

Antes de mais nada, não há qualquer problema físico no motor em si, o parcial é (era, já rodou poucos milhares de km nesse rolo) novo, o cabeçote dei uma revisada e esmerilhei todas as válvulas, conferi a vazão e a compressão dos cilindros e tudo certo, com um detalhe que no 4º, a compressão estava um pouco mais alta, mas não lembro de valores agora, creio que todos acima de 250 PSI, e vazão perto de 0 de perda.

Não sei mais o que fazer, não tem o porque de isso acontecer, tudo certo e em perfeitas condições, até em um momento de desespero, tentei fechar e abrir o GAP da vela do 4º cilindro, mas sem sucesso, só mais perda de tempo e mais uma decepção em tentar deixar isso redondo!

O carro anda bem até, dá pra deixar alguns nervosos quando vê 1.0 escrito atrás e continuam para trás, mas já encheu o saco esses problemas!

Obrigado.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não é devido as furações dos parafusos serem iguais que os cabeçotes podem ser trocados diretamente...

Existe uma razão que deve ser respeitada... a cubagem...1.0 = 250ml/cilindro....1.4 = 350ml/cilindro...ou seja, a cubagem aumentou 40%.

O que vc acha que a ECU faz com isso? Se adapta sozinha?

Em alta rotação, a ECU abre a guela dos (do) bico e seja Deus o que quiser...mas de um valor pra baixo, principalmente em ML, o motor não ficará redondo nunca...seu consumo deve estar lá na estratosfera.

Quanto ao 4° cilindro, reveja sua esmerilhada nas válvulas e sede, pois não deveria dar diferença (isso nada em a ver com a alteração do cabeçote e sim com a vedação das válvulas e/ou passagens pelos anéis e/ou junta), mas também pode ser potência da centelha devido ao distribuidor/sensor Hall/bobina.

Não dá pra te ajudar nessa situação...cada motor tem a sua ECU ou reconfigurada para tal adaptação (não sei dizer ao certo quanto aos sensores e atuadores).


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

Bem, vamos por partes.......
Não é devido as furações dos parafusos serem iguais que os cabeçotes podem ser trocados diretamente...

Existe uma razão que deve ser respeitada...
Sim, sim, mas fiquei triste em ver que essa "adaptação" deu tanta dor de cabeça, mesmo sendo a que mais foi fácil de achar peças e das menos extremas que fiz ::?
O que vc acha que a ECU faz com isso? Se adapta sozinha?
Bem..... SIM, oras, afinal essa é a função dela e PELO MENOS 30% de correção, ela deveria fazer um com um pé nas costas sem qualquer tipo de código de falhas ou sintomas adversos, mas isso se tratando de uma ECU, não um "carburador eletrônico" como muitas injeções são baseadas....

Mas agora pensando com meus botões, no que esse "carburador eletrônico" está se adaptando? Pois "isso" se baseia no débito de combustível fixo estabelecido pela vazão do bico e a abertura é controlada somente pelo conjunto rotação X pressão do coletor, não há nenhum cálculo "caprichado" para saber a massa de ar admitida indiretamente pela temperatura ou diretamente com um MAF, só chutes aleatórios.......
E olha que já entreguei "mastigado" para essa "injeção" a vazão do bico, para não precisar nem esquentar o processadorzinho com isso.
Em alta rotação, a ECU abre a guela dos (do) bico e seja Deus o que quiser...mas de um valor pra baixo, principalmente em ML, o motor não ficará redondo nunca...seu consumo deve estar lá na estratosfera.
Então, um fato curioso é que consegui resolver esse problema da marcha lenta, estava pensando aqui e me perguntando se algo caiu no coletor e estava dificultando a passagem da mistura com baixo fluxo, quando lembrei da vez que fui lavar o coletor de admissão e várias e várias vezes a mangueira do servo freio me atrapalhou....... BINGO, a porcaria da válvula estava com problemas e como a mesma tinha um furo que creio eu, sirva para facilitar o funcionamento do diafragma, por esse furo entrava uma pequena entrada de ar e como esta se encontra no meio do duto do quarto cilindro, isso impossibilitava o combustível de chegar satisfatoriamente para a queima, quando ocorria uma aceleração, a pressão do coletor aumentava e com isso voltava o normal a passagem no duto.....

Agora sim, todos cilindros funcionando e o sem o tútútú do escapamento com um buraco de um ciclo morto :lol:

O consumo está bem aceitável para um carro com problemas, tava fazendo uns 8km/l em trajeto misto com 60% na cidade......

Um outro fato curioso, é que tenho um amigo que tem uma montana que faz apenas 6km/l na cidade, e olha que não tem 10k km :lol: :drinking:

Bem, como disse, fiz o teste de vazão e até tirei o coletor de escape para ter certeza, se tivesse alguma válvula ruim, acho que teria escutado alguma coisa :drinking:

Obrigado por opinar. :)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pouco realista se vc acha q a injeção se adapta tao fácil a qq coisa.....´
por sorte o sistema EFI é bem pouco inteligente...
se mantiver o ponto original do EFI vai grilar até o fundilho cair das nadegas....vir de 9,2:1 pra mais de 12:1 de taxa nem as injeções mais espertas se adaptam, começa q as modernas ainda tem o sensor de detonação pra contornar isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

SemControle escreveu:pouco realista se vc acha q a injeção se adapta tao fácil a qq coisa.....´
por sorte o sistema EFI é bem pouco inteligente...
se mantiver o ponto original do EFI vai grilar até o fundilho cair das nadegas....vir de 9,2:1 pra mais de 12:1 de taxa nem as injeções mais espertas se adaptam, começa q as modernas ainda tem o sensor de detonação pra contornar isso
Bem, na verdade, já tive boas experiências com troca de cilindrada e injeção original, digamos que, quase excelentes!

Fiesta endura 1.0> 1.3: cabeçote do 1.0 com taxa calculada de 10,4:1 e todo resto original...... Como diria um amigo meu, funciona como um encanto! Sem código de erros em mais de 30k km rodados, torque de v6 em baixa, sem fôlego acima dos 4k RPM(nem tudo é perfeito), bebe menos que muito 1.0, fazendo quase 13km/l na cidade e 14km/l acelerando forte na estrada

Ka rocam 1.0> 1.6 álcool: Tudo do 1.6 com um bom acerto de 30% nos bicos 1.6...... Uma CENSURADO enquanto frio, mas funciona bem quando acima de 60ºC...... Mais econômico, que os frex batedores de pino!

Quanto ao ponto, bem, estava enganado aqui, na verdade o ponto original é bem brando, o grande problema é que em todas oficinas em que tentaram colocar, o mesmo foi do modo errado, somente com o bloqueio na injeção, mas em marcha lenta...... Agora vem um fato curioso e ridículo, a rotação certa são 2k RPM (segundo a Raven e PlanaTC), mas isso é feito via interferência do reparador no acelerador, não há um plugue que ative uma trava na rotação do motor (isso pelo que já procurei de literatura até direto com a GM)......

Estava eu um certo dia feliz da vida com a pistola que acabara do comprar e tentei esse vulgo maldito ponto, travei com um jumper no conector de 10 pino lá o ponto e tentei "travar" a rotação com um calço e meus pesadelos começaram, a cada 1mm que eu aumentava a rotação subia devagar e parava nos 1600, após, dava um pulo para 3500 e baixando devagar a rotação perto dos 2060 caia novamente para os 1600's infernais.....Duas horas depois, 15 chutes com tudo que tinha e 4cms a menos de tinta no para choque :lol: botei 2080~2100 e mandei 11º...... Sem grilos na podium...... sem nada no álcool (literalmente, 0km/h), tive que adiantar uns 8mm quase da marca pro carro andar.....

Pensava eu com meus botões que a linha gm, seria relativamente mais fácil devido a grande falácia da sua popularidade, mas o problema é que muitos nem sabem o que fazem e não vejo interesse algum das concessionárias em fornecer informações que por lei devem ser cedidas, mas quando vou em alguma delas, sou tratado como um leproso miserável por ter um carro que digamos, não trará nenhum lucro para eles. Alguns, bem poucos mesmo sabem, não encontrei com alguém que tenha humildade para pelo menos dar uma ideia, só obtive desdém, mas não ligo, por agora está muito aceitável o funcionamento em baixa, conferi a pressão novamente e a bomba está ruim, foi preciso acertar em 1,2bar novamente e agora tanto em alta como em baixa, está andando bem e quase sem detonar... Quando tiver paciência novamente (quem sabe um dia), eu mexo novamente.....

No quesito diversão, bem, classiquizinho tava me empurrando e causando atrás na estrada, caminhão saiu da minha frente e pisei fundo......SUMIU lá atrás, só lembro dele entrar com muito custo na frente do caminhão com aquele puta carro possante, porque tinha alguém atrás empurrando......

Palho 0km na subida, a 100km em quarta, passando sem esforço, o cara deve ter ficado muito puto de ver escrito 1.0 EFI atrás e com terra até no teto e ainda ter que sair para direita acelerando como doido aUHAUHAHUHAUUHAHUHUAHUAHUAUHUHAHUA :twisted:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

concessionárias são o pior lugar pra vc tentar qq informação.....
além de realmente não saberem nada, o serviço feito la é de qualidade muito duvidosa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”