boa noite alcineu
acho que n chegastes a ver meu post. Repito minha pergunta... como posso medir segundo a tabelinha RESISTENCIA x TEMPERATURA com o sensor em temperatura ambiente?
eu posso simplismente colocar o multimetro direto no sensor
abraço
e obrigado
[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!
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Leo ja checou se a continuidade da base da sonda ate o bloco do motor esta com resistencia ZERO?
Estas medidas da sonda estao muito baixas, deveria dar algum pico de 900mVolts.
Voce fez o teste com ela desligada ou ligada?
Faca o teste com o motor aquecido e com o carro parado e meca. Deixe a sonda aquecer e meca. Depois de umas aceleradas fortes e solte para ver se vai dar picos altos de tensao como quase 900mV.
Quanto ao sensor se conseguir tira-lo, tire-o de modo que nao saia agua do motor, deixe-o uma meia hora exposto e sem segura-lo na ponta meca a resitencia.
retorne
Estas medidas da sonda estao muito baixas, deveria dar algum pico de 900mVolts.
Voce fez o teste com ela desligada ou ligada?
Faca o teste com o motor aquecido e com o carro parado e meca. Deixe a sonda aquecer e meca. Depois de umas aceleradas fortes e solte para ver se vai dar picos altos de tensao como quase 900mV.
Quanto ao sensor se conseguir tira-lo, tire-o de modo que nao saia agua do motor, deixe-o uma meia hora exposto e sem segura-lo na ponta meca a resitencia.
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Não sei como fazer isso.alcineu escreveu:Leo ja checou se a continuidade da base da sonda ate o bloco do motor esta com resistencia ZERO?
Fiz o teste com ela ligada, apenas descasquei uma parte do fio e coloquei o multimetro.Estas medidas da sonda estao muito baixas, deveria dar algum pico de 900mVolts.
Voce fez o teste com ela desligada ou ligada?
Vou fazer esse teste amanha, agora está um pouco tarde. Os vizinhos vao me matar, rsssFaca o teste com o motor aquecido e com o carro parado e meca. Deixe a sonda aquecer e meca. Depois de umas aceleradas fortes e solte para ver se vai dar picos altos de tensao como quase 900mV.
Não entendi ess parte, saiu bem pouca agua, mas como o sistema estava com pressão eu abri a tampa do reservatorio de agua. Ai, no que eu tirei um ja coloquei o outro, mas acredito que tenha entrado ar no sistema. O que eu faço, como sangrar, nunca fiz isso. Como saber que todo ar ja saiu??Quanto ao sensor se conseguir tira-lo, tire-o de modo que nao saia agua do motor, deixe-o uma meia hora exposto e sem segura-lo na ponta meca a resitencia.
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Alcineu, vou aguardar sua resposta para saber como meço aquilo que voce falou, ok?
Conforme cronograma, 2º teste: A Bobina:
Troquei a bobina, coloquei uma nova e....nada.
Bobina eliminada, vamos para o proximo.
3º Teste: Sensor de temperatura motor + 4º teste Sensor temperatura do ar
Uni os dois testes em um unica resposta pq fiz a troca dos dois ao mesma tempo, aproveitei tambem e arrumei o fio da sonda lambda que estava uma emenda do cão, e adivinha só...quebrou na minha mão o fio bem na ponto do conector que vai no conector da sonda lambda.
Entao eu arrumei de uma maneira correta(provisoria, mas correta). e parti para o teste.
O carro melhorou 80% após a troca dos dois sensores e a correção do fio da sonda lambda!!!!
Até as medições no multimetro mudaram, mas essas vou postar amanha.
Agora, os outros 20% não faço a menor idéia do que possa ser, nao adianta, o carro na sai liso, parece que existe um delay(igual na tv quando dois reporteres estao em pasies diferentes). Eu piso no acelerador e a resposta nao é no ato como deveria ser....demora um pouco e depois acelera.
Isso é muito ruim, pois para avançar um cruzamento eu tenho que pensar duas vezes, pq se o carro falha eu posso demorar muito para sair do cruzamento e causar um acidente.
Outra parte dentro desses 20% é o consumo do alcool, com mais de meio tanque de alcool eu andei só 250km, isso eu fazia no GNV com 15m³.(vamos ver se resolve agora que a mistura normalizou um pouco)
Bom é isso.
Alcineu, fico no aguardo.
Muito obrigado e espero estar ajudando a todos que estão ou venham ter esse problema em seu carro.[/b]
Conforme cronograma, 2º teste: A Bobina:
Troquei a bobina, coloquei uma nova e....nada.
Bobina eliminada, vamos para o proximo.
3º Teste: Sensor de temperatura motor + 4º teste Sensor temperatura do ar
Uni os dois testes em um unica resposta pq fiz a troca dos dois ao mesma tempo, aproveitei tambem e arrumei o fio da sonda lambda que estava uma emenda do cão, e adivinha só...quebrou na minha mão o fio bem na ponto do conector que vai no conector da sonda lambda.
Entao eu arrumei de uma maneira correta(provisoria, mas correta). e parti para o teste.
O carro melhorou 80% após a troca dos dois sensores e a correção do fio da sonda lambda!!!!
Até as medições no multimetro mudaram, mas essas vou postar amanha.
Agora, os outros 20% não faço a menor idéia do que possa ser, nao adianta, o carro na sai liso, parece que existe um delay(igual na tv quando dois reporteres estao em pasies diferentes). Eu piso no acelerador e a resposta nao é no ato como deveria ser....demora um pouco e depois acelera.
Isso é muito ruim, pois para avançar um cruzamento eu tenho que pensar duas vezes, pq se o carro falha eu posso demorar muito para sair do cruzamento e causar um acidente.
Outra parte dentro desses 20% é o consumo do alcool, com mais de meio tanque de alcool eu andei só 250km, isso eu fazia no GNV com 15m³.(vamos ver se resolve agora que a mistura normalizou um pouco)
Bom é isso.
Alcineu, fico no aguardo.
Muito obrigado e espero estar ajudando a todos que estão ou venham ter esse problema em seu carro.[/b]
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Bom dia!
Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.
Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.
Será que é hora de partirmos para o aterramento?
Vamos aos fatos:
1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?
2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.
3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?
A solução está bem proxima, tenho certeza!
Muito obrigado Alcineu!
Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.
Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.
Será que é hora de partirmos para o aterramento?
Vamos aos fatos:
1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?
2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.
3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?
A solução está bem proxima, tenho certeza!
Muito obrigado Alcineu!
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Ola Leo nao se apavore ai não senão voce vai trocar tudo. A calma nessa hora é imprescindivel. Vamos te ajudar.leonista escreveu:Bom dia!
Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.
Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.
Será que é hora de partirmos para o aterramento?
Vamos aos fatos:
1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?
2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.
3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?
A solução está bem proxima, tenho certeza!
Muito obrigado Alcineu!
Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.
O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.
Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Veja o link dos aterramentos abaixo. sigaaa o passo a passo lá...
www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53011
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Rapaz esqueci de te alertar: na hora de medir a voltagem da sonda, era só desconecta-la do plug e medir do plug dela para o bloco do motor ou na própria carcaça da sonda, mas, limpando bem o local devido as impurezas, ok.
Estamos no aguardo...
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Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.
O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.
Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Em que posição deixo o multimetro?
O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?
Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?
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Sim.leonista escreveu:Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.
O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.
Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Em que posição deixo o multimetro?
O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?
Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?
Esse valor de 0,5 Ohms se deve a resistencia residual das pontas de prova dos multimetros digitais. Meça e desconte esse valor de 0,5 Ohms. Quanto mais próximo de ZERO melhor.
Coloque a escala em Ohms/resistencia onde tem uma letra grega Omega (meu teclado naotem), ponta de prova (qualquer uma) no bloco do motor, parte de cima que é mais limpo os locais e a outra no corpo da sonda lambda. Limpe bem os locais para não dar erro.
Aproveite e meça do motor para o negativo da bateria. Tem que ter ZERO Ohm do negativo da bateria para o motor e corpo da sonda lambda, ou seja, todo aterramento até o negativo da bateria.
Veja a escala de 200 Ohms onde tem um circulo vermelho...
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Estou esperando o carro esfriar para medir o aterramento.
No momento, vindo de Campinas para casa, na estrada, quando meu carro passava dos 3.000rpm a mistura empobrecia, caia para 98 mv - 100 mv, até 2.500rpm o carro oscila entre 200 mv e 600 mv.
Agora são 21:50, umas 22:30, se o carro ja estiver frio, vou fazer a medicao e postar aqui.
até mais
No momento, vindo de Campinas para casa, na estrada, quando meu carro passava dos 3.000rpm a mistura empobrecia, caia para 98 mv - 100 mv, até 2.500rpm o carro oscila entre 200 mv e 600 mv.
Agora são 21:50, umas 22:30, se o carro ja estiver frio, vou fazer a medicao e postar aqui.
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