[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

boa noite alcineu

acho que n chegastes a ver meu post. Repito minha pergunta... como posso medir segundo a tabelinha RESISTENCIA x TEMPERATURA com o sensor em temperatura ambiente?
eu posso simplismente colocar o multimetro direto no sensor
abraço
e obrigado
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Leo ja checou se a continuidade da base da sonda ate o bloco do motor esta com resistencia ZERO?

Estas medidas da sonda estao muito baixas, deveria dar algum pico de 900mVolts.
Voce fez o teste com ela desligada ou ligada?

Faca o teste com o motor aquecido e com o carro parado e meca. Deixe a sonda aquecer e meca. Depois de umas aceleradas fortes e solte para ver se vai dar picos altos de tensao como quase 900mV.

Quanto ao sensor se conseguir tira-lo, tire-o de modo que nao saia agua do motor, deixe-o uma meia hora exposto e sem segura-lo na ponta meca a resitencia.

retorne
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

alcineu escreveu:Leo ja checou se a continuidade da base da sonda ate o bloco do motor esta com resistencia ZERO?
Não sei como fazer isso.
Estas medidas da sonda estao muito baixas, deveria dar algum pico de 900mVolts.
Voce fez o teste com ela desligada ou ligada?
Fiz o teste com ela ligada, apenas descasquei uma parte do fio e coloquei o multimetro.
Faca o teste com o motor aquecido e com o carro parado e meca. Deixe a sonda aquecer e meca. Depois de umas aceleradas fortes e solte para ver se vai dar picos altos de tensao como quase 900mV.
Vou fazer esse teste amanha, agora está um pouco tarde. Os vizinhos vao me matar, rsss
Quanto ao sensor se conseguir tira-lo, tire-o de modo que nao saia agua do motor, deixe-o uma meia hora exposto e sem segura-lo na ponta meca a resitencia.
Não entendi ess parte, saiu bem pouca agua, mas como o sistema estava com pressão eu abri a tampa do reservatorio de agua. Ai, no que eu tirei um ja coloquei o outro, mas acredito que tenha entrado ar no sistema. O que eu faço, como sangrar, nunca fiz isso. Como saber que todo ar ja saiu??
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Alcineu, vou aguardar sua resposta para saber como meço aquilo que voce falou, ok?

Conforme cronograma, 2º teste: A Bobina:

Troquei a bobina, coloquei uma nova e....nada.

Bobina eliminada, vamos para o proximo.

3º Teste: Sensor de temperatura motor + 4º teste Sensor temperatura do ar

Uni os dois testes em um unica resposta pq fiz a troca dos dois ao mesma tempo, aproveitei tambem e arrumei o fio da sonda lambda que estava uma emenda do cão, e adivinha só...quebrou na minha mão o fio bem na ponto do conector que vai no conector da sonda lambda.
Entao eu arrumei de uma maneira correta(provisoria, mas correta). e parti para o teste.

O carro melhorou 80% após a troca dos dois sensores e a correção do fio da sonda lambda!!!!

Até as medições no multimetro mudaram, mas essas vou postar amanha.

Agora, os outros 20% não faço a menor idéia do que possa ser, nao adianta, o carro na sai liso, parece que existe um delay(igual na tv quando dois reporteres estao em pasies diferentes). Eu piso no acelerador e a resposta nao é no ato como deveria ser....demora um pouco e depois acelera.
Isso é muito ruim, pois para avançar um cruzamento eu tenho que pensar duas vezes, pq se o carro falha eu posso demorar muito para sair do cruzamento e causar um acidente.

Outra parte dentro desses 20% é o consumo do alcool, com mais de meio tanque de alcool eu andei só 250km, isso eu fazia no GNV com 15m³.(vamos ver se resolve agora que a mistura normalizou um pouco)

Bom é isso.

Alcineu, fico no aguardo.

Muito obrigado e espero estar ajudando a todos que estão ou venham ter esse problema em seu carro.[/b]
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia!

Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.

Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.

Será que é hora de partirmos para o aterramento?

Vamos aos fatos:

1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?

2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.

3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?

A solução está bem proxima, tenho certeza!

Muito obrigado Alcineu!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:Bom dia!

Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.

Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.

Será que é hora de partirmos para o aterramento?

Vamos aos fatos:

1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?

2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.

3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?

A solução está bem proxima, tenho certeza!

Muito obrigado Alcineu!
Ola Leo nao se apavore ai não senão voce vai trocar tudo. A calma nessa hora é imprescindivel. Vamos te ajudar.

Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...

Veja o link dos aterramentos abaixo. sigaaa o passo a passo lá...

www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53011
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Rapaz esqueci de te alertar: na hora de medir a voltagem da sonda, era só desconecta-la do plug e medir do plug dela para o bloco do motor ou na própria carcaça da sonda, mas, limpando bem o local devido as impurezas, ok.

Estamos no aguardo...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?
Em que posição deixo o multimetro?

O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?

Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:
Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?
Em que posição deixo o multimetro?

O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?

Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?
Sim.

Esse valor de 0,5 Ohms se deve a resistencia residual das pontas de prova dos multimetros digitais. Meça e desconte esse valor de 0,5 Ohms. Quanto mais próximo de ZERO melhor.

Coloque a escala em Ohms/resistencia onde tem uma letra grega Omega (meu teclado naotem), ponta de prova (qualquer uma) no bloco do motor, parte de cima que é mais limpo os locais e a outra no corpo da sonda lambda. Limpe bem os locais para não dar erro.

Aproveite e meça do motor para o negativo da bateria. Tem que ter ZERO Ohm do negativo da bateria para o motor e corpo da sonda lambda, ou seja, todo aterramento até o negativo da bateria.

Veja a escala de 200 Ohms onde tem um circulo vermelho...
Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Estou esperando o carro esfriar para medir o aterramento.

No momento, vindo de Campinas para casa, na estrada, quando meu carro passava dos 3.000rpm a mistura empobrecia, caia para 98 mv - 100 mv, até 2.500rpm o carro oscila entre 200 mv e 600 mv.

Agora são 21:50, umas 22:30, se o carro ja estiver frio, vou fazer a medicao e postar aqui.

até mais
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”