[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Parabenss pelo tópico muito util!!!!
tenho quase a mesma duvida que o leo... meu carro fica muito quente no verão! e os mecanicos dizem que é normal, ja troquei radiador valvula termostatica e etc, menos esse sensor...
acontece que no inverno agora ele anda muito frio e demora pra esquentar
será que pode ser esse sensor?
eu vi as dcas pra teste...
mas vc disse para o leo retirar o sensor pra teste, mas como vou chegar as temperaturas sem ele estar no motor?

muito obrigado!!!
abraço
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Leo pelo que voce citou a sonda esta normal. As voltagens ficaram variando rapidamente? Quando da-se umas aceleradas funda e solta da picos de 700/900 mVolts e volta a essa que voce mediu.

Troca o sensor da agua para ver-mos como fica...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ramos realmente no verão é isso mesmo.
Desde que o eletroventilador arme, tranquilo, ja que a ECU arma ele la pelos 98/100°C.
Pode ver que o marcador do painel nao confere...mande passar o Scanner que mostra a realidade.

Temos que ficar atento a esse sensor de temperatura da água da injeção.

Meu Corsa com 11 anos e 112.000 km troquei os 3 sensores: sensor de temperatura do ar da injeção, agua e do marcador do painel.

Detalhe que notei: estou ainda em fase de testes, mas, numa ladeira de acesso a minha casa, estava subindo a ladeira em 3ª marcha meio manco, agora sobe tranquilo...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Esses resultados do scaner é apenas do aludo, eu nao estava presente.

Amanha vou fazer um teste com um multimetro medindo a sonda lambda.
Peguei um How to aqui no forum mesmo e vou segui-lo.

Mas hoje, quando cheguei em casa, eu instalei o multimetro na sonda e com o carro parado fiz algumas medições.

motor ligado sem acelerar fica entre 80mv e 139mv.
acelerando muito forte e rapidamente entre 140mv e 189mv

Isso nao quer dizer uma mistura pobre?

Amanha vou fazer os seguintes testes com o carro em movimento:

- Velocidade constante: oscila de 200mv à 800mv = mistura ideal
- Aceleração plena: Fixa em 850 mv
- Sonda em fase de aquecimento: Fixa em 450 mv durante 1 minuto

100 mv: Pico pobre
950 mv: Pico Rica

Esses dados acima foram retirados de um how to do prorpio forum CC, e são dados como valores corretos que a sonda deve apresentar para estar com o funcionamento adequado, voce confirma Alcineu?

Utilizando o multimetro como um hallmeter: http://www.corsaclube.com.br/abre_mater ... hallmeter/
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Ah, hoje nao consegui pegar o sensor MTe 4050, mas amanha sem falta vou pega-lo e instalar no carro, a instalação é facil?

Alguma chave especial, é que vou fazer isso no patio do serviço mesmo na hora do almoco, parece bem facil de trocar, a nao ser que seja mais complicado, entao terei que levar em algum lugar.

Amanha vou postar aqui o resultado dos testes sem trocar o sensor de temperatura do motor e depois de troca-lo!

Estou torcendo para que nao seja a sonda lambda!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:Esses resultados do scaner é apenas do aludo, eu nao estava presente.

Amanha vou fazer um teste com um multimetro medindo a sonda lambda.
Peguei um How to aqui no forum mesmo e vou segui-lo.

Mas hoje, quando cheguei em casa, eu instalei o multimetro na sonda e com o carro parado fiz algumas medições.

motor ligado sem acelerar fica entre 80mv e 139mv.
acelerando muito forte e rapidamente entre 140mv e 189mv

Isso nao quer dizer uma mistura pobre?

Amanha vou fazer os seguintes testes com o carro em movimento:

- Velocidade constante: oscila de 200mv à 800mv = mistura ideal
- Aceleração plena: Fixa em 850 mv
- Sonda em fase de aquecimento: Fixa em 450 mv durante 1 minuto

100 mv: Pico pobre
950 mv: Pico Rica

Esses dados acima foram retirados de um how to do prorpio forum CC, e são dados como valores corretos que a sonda deve apresentar para estar com o funcionamento adequado, voce confirma Alcineu?

Utilizando o multimetro como um hallmeter: http://www.corsaclube.com.br/abre_mater ... hallmeter/
Leo realmente a mistura esta muitoooo pobre...se esse sensor de temperatura estiver com a resistencia alterada, que pelo jeito deve estar bem baixa, mandando tensão baixa para a ECU, vai empobrecer rmesmo.

Leia essa dica aqui que tem os valores de resistencia x temperatura

http://dicasmecanicas.blogspot.com/2009 ... baixo.html

Testa ai e retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia Alcineu!

Acho que estamos chegando no problema!!! :)

Li a materia que voce enviou, lá diz que o problema pode estar no sensor de temperatura do ar.

- Então quer dizer que o MTE 4050 não é o vilão da historia?
- Esse sensor de temperatura de ar é aquele que fica entre a caixa de ar e a TBI?

Estou com a requisição de compra do MTE 4050 pronta para compra, vou aguardar sua resposta, compra ou espera um pouco.

Agora a pergunta mais absurda de todas(mas eu nao sei, fazer o que):
Onde fica a escala de tensão (dvc) no multimetro? Lado esquerdo, direito...

Obrigado meu amigo.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Sim o de temperatura do ar fica entre o filtro e a TBI, correto.
Mas veja bem, eu troquei-o mais por duvida. deixei o novo e o usado proximos em ambiente em torno de 20 graus e deram praticamente a mesma medida. Esse seria a ultima suspeita.

Positivo o de temperatura da agua e quase sempre o vilao da istoria. Troque logo ele ja que nao custa caro e e bom troca-lo preventivamente.
Inclusive estava lendo umas dicas para quem compra carro com alguns anos de uso, atentar para esses sensores.

Bem depende do marca/tipo domultimetro muda a posicao das medidas.
Eu tenho esse abaixo que e o mesmo da Minipa 1001. No caso de medidas no carro tem que usar a escala DCV. Use sempre a escala superior e va abaixando. No caso de ate 12 volts use sempre a escala de 20 Volts ai voce mede de 0 a 20 Volts sem problemas.
Esse multimetro abaixo esta na faixa dos R$20,00 e e confiavel e de precisao boa.

http://www.eletrontech.com/wp-content/u ... igital.jpg
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

O meu multimetro é bem parecido, a marca é forceline.
Onde o seu indica DVC o meu indica V -... (traço continuo e um tracejado)

Esse sensor de temperatura esta muito sujo, sei disso pq fiz uma limpeza no atuador de marcha lenta esse final de semana.

Mas ele é "soldado" à aquele duto de ar né?
Tenho que trocar o duto todo para colocar outro sensor.

Tem alguma especificação desse sensor, ele tem que ser para pickup corsa 1.6 mpfi 97 ou ele é padrao?
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Esse sensor de temperatura do ar so achei ele completo.

Sim serve para PickUp e quase padrao a familia GM. Veja o link abaixo da Iguacu...

Se ele esta sujo pode lava-lo com querozene. Nao use gasolina nao.
Meca ele em temperatura ambinete com o multimetro na escala de 20 KOhms e veja se esta na faixa...

Eis uma tabelinha

80 graus ------ 200 Ohms
60 graus ------ 300 Ohms
50 graus ------ 600 Ohms
30 graus ------ 2500 Ohms
20 graus ------ 4000 Ohms
0 graus ------ 9700 Ohms
com tolerancia de 10%

www.iguacu.ind.br/empresa.html
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Boa noite Alcineu!

[b]1º teste: Sem trocar nada, apenas medindo c/ multimettro a Sonda lambda:.[/b]

Seguindo os padroes ja citados anteriormente e disponiveis no forum CC.
Todo o teste foi realizado com o carro em movimento em uma estrada a 100km/h

Velocidade constante: com a Temperatura 90

Correto: Oscilar entre 200 mv a 800 mv = Ideal
Minha pickup: 330 mv a 484 mv


Aceleração Plena: com a Temperatura 90

Correto: Fixar em 850 mv
Minha pickup: 330 mv a 525 mv
Pickup parada eu acelerando: 500 mv a 525 mv


Sonda em fase de aquecimento: Fria

Correto: Fixa em 450 mv durante um minuto
Minha pickup c/ farol desligado: 143 mv a 150 mv
Minha pickup c/ farol ligado: 138 mv


Uma outra anotacao que fiz por conta, pois achei estranho, na estrada a 100km/h quando eu parava de acelerar totalmente o multimetro caía para 130 mv


Bom esse foi o primeiro teste sem trocar nada.
Nao entendo nada, se estiver errado me corrija Alcineu, mas está muito pobre essa mistura nao está?
-------------------------------------
O segundo teste será que com uma boboina nova(sei que nao deve ser ela, mas ja faz tempo que eu precisava tirar essa duvida)
Lembra que fiquei parado na estrada sem força? rss

O terceiro teste e o mais esperado será depois da troca do sensor de temperatura do motor(MTE 4050)

E o quarto teste a troca do sensor de temperatura do ar(antes da TBI)

Até mais

Leonardo Nista
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”