[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
- Manfio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
Já tive a paciência de realizar vários testes com óleo de motor num Corsa e no final das contas o melhor óleo é um 15w40 mineral. Mesmo quando usei o Bardahl B12 junto ao óleo 20w50 apareceram limalhas no bujão magnético isso em apenas 3 meses de uso. A viscosidade 20w50 prejudica tanto a lubrificação inicial do comando de válvulas quando a lubrificação dos anéis do pistão e não escapa nem com o uso de um Bardahl B12 Plus. O óleo 15w40 consegue limpar o motor mais rapidamente do que um óleo 20w50 de mesma API, pois a baixa viscosidade do óleo ajuda a limpar nos menores cantos do motor. Imagine um óleo mais viscoso trabalhando num regime severo de liga e desliga, não se tem nem tempo de deixar o mesmo esquentar e muito menos chegar por todos os cantos, ou seja é o pior óleo no quesito descarbonização para uso em regime severo. Tente adotar um óleo 15w40 mineral para motores carbonizados ou que já usavam lubrificação totalmente mineral ou uma versão semi-sintética se o seu motor estiver limpo. Ótimos óleo semi-sintéticos são Havoline SL, Selenia K SL e Lubrax 15w40 SN. Um detalhe notável é que ao usar o B12 junto a qualquer óleo 15w40 a presença de limalhas no bujão magnético foram mínimas ou seja, é nítido concluir que óleo viscoso só serve para aumentar o desgaste interno. Outra conclusão nítida é que o Bardahl B12 Plus só proteje o comando de válvulas quando o mesmo já tem uma camada de lubrificação ou seja, precisa de algumas "meladas" de seu produto para começar a proteção inicial, visto não existe o processo adsorção aos metais, tanto que o mesmo não é um condicionador de metais e sim um redutor de atrito.
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Obrigado pela resposta amigo!Manfio escreveu:Já tive a paciência de realizar vários testes com óleo de motor num Corsa e no final das contas o melhor óleo é um 15w40 mineral. Mesmo quando usei o Bardahl B12 junto ao óleo 20w50 apareceram limalhas no bujão magnético isso em apenas 3 meses de uso. A viscosidade 20w50 prejudica tanto a lubrificação inicial do comando de válvulas quando a lubrificação dos anéis do pistão e não escapa nem com o uso de um Bardahl B12 Plus. O óleo 15w40 consegue limpar o motor mais rapidamente do que um óleo 20w50 de mesma API, pois a baixa viscosidade do óleo ajuda a limpar nos menores cantos do motor. Imagine um óleo mais viscoso trabalhando num regime severo de liga e desliga, não se tem nem tempo de deixar o mesmo esquentar e muito menos chegar por todos os cantos, ou seja é o pior óleo no quesito descarbonização para uso em regime severo. Tente adotar um óleo 15w40 mineral para motores carbonizados ou que já usavam lubrificação totalmente mineral ou uma versão semi-sintética se o seu motor estiver limpo. Ótimos óleo semi-sintéticos são Havoline SL, Selenia K SL e Lubrax 15w40 SN. Um detalhe notável é que ao usar o B12 junto a qualquer óleo 15w40 a presença de limalhas no bujão magnético foram mínimas ou seja, é nítido concluir que óleo viscoso só serve para aumentar o desgaste interno. Outra conclusão nítida é que o Bardahl B12 Plus só proteje o comando de válvulas quando o mesmo já tem uma camada de lubrificação ou seja, precisa de algumas "meladas" de seu produto para começar a proteção inicial, visto não existe o processo adsorção aos metais, tanto que o mesmo não é um condicionador de metais e sim um redutor de atrito.
Como já comprei o 20w50 vou acabar colocando ele mesmo neste primeiro momento. Depois irei experimentar o 15w40. Quanto ao uso de aditivo no óleo, pode ser utilizado sem problemas?? Sempre fico com dúvidas sobre isso, pois, o próprio óleo já contém aditivos...
- Manfio
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Usei aditivos por 3 anos tanto no câmbio Bardahl GA quanto no motor Bardahl B12 Plus e depois de desmontar o motor e a caixa conclui que no final das contas aditivos suplementares não compensam. Vale apena é pensar em usar um condicionador de metais como o Militec, desde que seja adquirido de um vendedor confiável, pois é muito superior ao qualquer aditivo. Comprei um cabeçote e todo o kit do comando original da FGP "GM" pro mesmo motor que o seu e digo que o comando original não tem riscos mesmo depois de 20 anos usando o óleo 20w50, somente nos balancins e escoras que ficaram levemente gastos devido o atrito inicial principamente durante o inverno.
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Nossa! As trocas de óleo devem ter sido feitas regularmente para o comando ter ficado assim. Vc usava algum aditivo no óleo quando tinha este comando original? Encontrei um militec no mercado livre por volta de 90 temers e diz ser original... Será que além dele existem outras opções boas e mais acessíveis como um condicionador da bardahl?Manfio escreveu:Usei aditivos por 3 anos tanto no câmbio Bardahl GA quanto no motor Bardahl B12 Plus e depois de desmontar o motor e a caixa conclui que no final das contas aditivos suplementares não compensam. Vale apena é pensar em usar um condicionador de metais como o Militec, desde que seja adquirido de um vendedor confiável, pois é muito superior ao qualquer aditivo. Comprei um cabeçote e todo o kit do comando original da FGP "GM" pro mesmo motor que o seu e digo que o comando original não tem riscos mesmo depois de 20 anos usando o óleo 20w50, somente nos balancins e escoras que ficaram levemente gastos devido o atrito inicial principamente durante o inverno.
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Pela minha experiência pessoal com motores do corsa e óleos diversos, também assentei no 15w40. E, aliás, nos últimos boletins técnicos do Corsa a GM não recomendava o 20w50. Quanto a aditivos, já testei todos.. militec, molykote, bardahl.. o único que senti diferença foi o molykote, porém não uso mais por diversos fatores, entre eles alguns estudos que li em que o bissulfeto de molibdênio em excesso é prejudicial ao brunimento das camisas. Hoje em dia sou do partido de que se deve deixar o óleo como veio da fábrica, eles sabem o que fazem melhor do que eu.
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E quanto ao consumo de óleo utilizando o 15w40, verificaram se há um consumo maior ou tudo dentro da normalidade?
- Manfio
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No ínicio nunca usei, apenas trocava a cada 4 meses o óleo. Já faz alguns meses não se fabrica mais o Molykote A2 no Brasil. Usei apenas uma vez e não gostei, visto que o produto alterava totalmente as propriedades do óleo (cor). O Militec esse mês alterou a cor do produto devido a alto indice de falsificações. Se eu fosse usar hoje em dia um condicionador usaria apenas o Militec e se possível compraria da loja da High Torque. O segredo do motor é manter o óleo em dia, ou seja, trocar bem frequentes. Não tenho a mínima duvida quanto a isso, óleo novo é o que mantem o motor novo e funcional.
- Manfio
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O consumo de óleo dentro da cidade é praticamente 0 e aceitável na estrada, desde que fique do máximo ao consumo de ficar no mínimo da vareta durante 6 meses é normal, além disso está queimando óleo de alguma forma.alisson_dg4 escreveu:E quanto ao consumo de óleo utilizando o 15w40, verificaram se há um consumo maior ou tudo dentro da normalidade?
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A especificação GM é de até 600 (ou 800?), mililitros por cada 1.000km...independente de tempo ou de cidade/estrada.
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O meu até hoje tá no mesmo nível da vareta, fiz uma viagem longa, algumas curtas e o resto do uso na cidade, já com 20w50 tinha um consumo de leve, não consegui entender isso até hoje
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