Flavio, toda a engenharia do motor foi feita e testada com os óleos indicados pelo fabricante, que através de testes exaustivos, baseados em instrumentação própria, análise de desgastes, etc...chegou a conclusão de que tal, ou tais, óleos são os melhores para aquele tipo de motor.
O uso de um óleo diferente acarretará ou antecipará um problema num futuro incerto, pois dependerá da forma de uso, da frequência, das manutenções preventivas, etc...
O fato de vc conhecer até uma centena de carros ou proprietários com procedimento não indicado, está longe de ser uma avaliação técnica que suplante a engenharia construtiva e os milhares de Corsas produzidos até hoje. Carros mal mantidos são carros que vivem de oficina em oficina e seus proprietários recebem informações de reparadores dos mais diversos tipos, desde formados para a profissão (minoria), até curiosos que estão na profissão por que "acham" que sabem (maioria).
Tenha certeza de que o melhor será sempre o indicado pelo fabricante e se caso ocorra um problema, a melhor indicação é a solução do problema e não, no caso do óleo, substituir por outro não indicado, pois posterga-se a solução de fato ou até cria-se outro problema.
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Certamente que sim, como também há os que usam o 30W60, pois diminuiu outros barulhos que não os tuchos...tem agências de automóveis que não são lá muito honestas, que usam esta prática...o comprador nada escuta na hora e 6 ou 8 meses depois quando vão trocar o óleo, o problema reaparece, mas aí já saiu da garantia e a loja não se responsabiliza.
Quer saber mais? Na época dos carburados já ouvi de pessoas terem colocado até banana para engrossar o óleo e passar o carro adiante, naqueles feirões de fim de semana...trocar um pino de biela ou casquilho sai muito mais caro...aí os "espertos" usavam tal prática...nada honesto e nem correto.
Quer saber mais? Na época dos carburados já ouvi de pessoas terem colocado até banana para engrossar o óleo e passar o carro adiante, naqueles feirões de fim de semana...trocar um pino de biela ou casquilho sai muito mais caro...aí os "espertos" usavam tal prática...nada honesto e nem correto.
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- Ano de fabricação: 1997
Minha opinião já está dada acima, ou seja, sempre seguir a recomendação do fabricante... se o 5W30 é um do(s) recomendado(s) para o seu motor, está correto, caso contrário não é o indicado.
No manual do meu carro (1.6/97), é recomendado o 15W40 ou 20W40 ou 20W50...uso o 20W50 a quase 10 anos e qualquer barulho ou vazamento, vou lá resolvo...mas não troco a classificação que adotei, mesmo havendo outras duas possibilidades recomendadas.
No manual do meu carro (1.6/97), é recomendado o 15W40 ou 20W40 ou 20W50...uso o 20W50 a quase 10 anos e qualquer barulho ou vazamento, vou lá resolvo...mas não troco a classificação que adotei, mesmo havendo outras duas possibilidades recomendadas.
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- Ano de fabricação: N/I
e desde qnd motor 99 é igualzinho 2016???
são iguais, 4 tempos, e 4 bicos, ponto final......
na construção interna é tudo diferente, se muda folgas, pq se tem óleos melhores, pq os materiais melhoram, pq qualidade melhora.....
as folgas internas de um motor 2016 são menores por todos os fatores, se são menores as folgas aceitam melhor um óleo mais fino, e vao trabalhar com a pressão correta pra montar o fio de óleo da lubrificação, e assim vai.....
um 5W30 é fino pra um motor 99, funciona? sim, até qnd? vai saber....
a pressão de trabalho já sera menor, o fio de óleo na lubrificação muda, não tem como bomba de óleo trabalhar formar forçada, é atrelada a correia, e gira junto com o motor, suas engrenagens se movimentam criando fluxo ao liquido, gira o q gira o motor, se vc por óleo fino as engrenagens não criam tanto fluxo, dai so começa a pressão baixa tem mais coisas, se poe óleo grosso esse não se perde escoando pelas engrenagens, então apenas é impulsionado no fluxo....
os cabeçotes são dois mundos separados por um infinito buraco negro....
nada impede de usar, agora pregar q é o correto por esse óleo mais fino no motor é igualzinho mexanico passando suas ideias como a correta ao mundo....
são iguais, 4 tempos, e 4 bicos, ponto final......
na construção interna é tudo diferente, se muda folgas, pq se tem óleos melhores, pq os materiais melhoram, pq qualidade melhora.....
as folgas internas de um motor 2016 são menores por todos os fatores, se são menores as folgas aceitam melhor um óleo mais fino, e vao trabalhar com a pressão correta pra montar o fio de óleo da lubrificação, e assim vai.....
um 5W30 é fino pra um motor 99, funciona? sim, até qnd? vai saber....
a pressão de trabalho já sera menor, o fio de óleo na lubrificação muda, não tem como bomba de óleo trabalhar formar forçada, é atrelada a correia, e gira junto com o motor, suas engrenagens se movimentam criando fluxo ao liquido, gira o q gira o motor, se vc por óleo fino as engrenagens não criam tanto fluxo, dai so começa a pressão baixa tem mais coisas, se poe óleo grosso esse não se perde escoando pelas engrenagens, então apenas é impulsionado no fluxo....
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nada impede de usar, agora pregar q é o correto por esse óleo mais fino no motor é igualzinho mexanico passando suas ideias como a correta ao mundo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- Flávio
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- Ano de fabricação: 1999
Em falar de bomba o que ela puxaria mais fácil nem precisa ser engenheiro já que eu tenho um pouco de conhecimento. A bomba puxaria mais fácil concreto ou água kkkkk
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- Flávio
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Em questão motor mpfi VHC houve mudança taxa de compressão de 10a19 CV internamente mesmos componentes...
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- Flávio
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Agora óleos estão em testes diariamente assim como pastilhas de freio sensores e etc...
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