Estão tirando o Havoline SJ do mercado, ainda fui comprar no Atacadão e tinha juntos o SJ e o SL. Tive que olhar redobrado para não levar um de cada, pois estavam custando o mesmo.Bange escreveu:Uso o Havoline desde o meu primeiro carro em 1974, troquei de carros, mas nunca de óleo...e sempre o 20W50...a 2.000km a trás, tive que trocar o SJ (rareando no mercado), pelo atual SL, ainda mineral, mas com outros agregados...gosto da marca...
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Tranquilo, mesma fabricante do AC Delco.D. Wandson escreveu:Coloquei esse da Havoline, o que acham?
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 160
- Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
- Localização: Salvador - BA
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
- Contato:
Galera, agora uma dúvida, o amigo falou aqui sobre atualização dos manuais, e realmente no manual dos 2005 tem o mesmo motor mpfi 1.6, só que com o óleo 5w30 na lista, então, como fica? Os motores não são iguais internamente? Não seria um benefício usar o 5w30?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
O motor pode ser o mesmo, mas o ano muda...assim como medidas internas, materiais...só a GM poderia informar com precisão.
Eu prefiro manter a mesma viscosidade do manual original.
Eu prefiro manter a mesma viscosidade do manual original.
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 160
- Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
- Localização: Salvador - BA
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
- Contato:
Entendi, mas assim, quando se compra peças pra um motor desses, exemplo: pistão, cabeçote etc, a única especificação necessária não seria peça tal para motor 1.6 mpfi? Isso já não indicaria medidas internas iguais? Já que na hora não se pede o ano. Lembrando que são só dúvidas, não estou afirmando nada, e também no caso de ligar pra GM e perguntar essa questão da viscosidade? Supondo que eles digam que pode ser usado..
- Manfio
- :: Piquet ::
- Mensagens: 388
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Santa Maria - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Óleo fino desses só é viável na maioria dos casos para condições normais. Uso severo é sempre melhor um meio termo ou até um óleo mais viscoso. É melhor ter que trocar um kit de comando de válvulas por desgaste natural das primeiras partidas do que ter que retificar a parte do meio e de baixo do motor, pois um óleo mais viscoso protege melhor os mancais.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Olha, nas poucas vezes que comprei peças para motor, sempre perguntaram o ano do carro...e não é só medidas (que podem variar em centésimo de milimetro), tem também a alteração na composição do material.
Em autorizadas e distribuidoras como Accioly e Altese, este procedimento é padrão...nas lojas, vão te vender o que eles tem como sendo para o motor...são, na maioria, pontos de venda que dificilmente recebem orientação das montadoras.
A melhor atitude para errar menos e seguir o manual original, sem achismos, que podem funcionar (e vão), por um médio/longo período...mas não pelo máximo já estudado por quem fabrica.
Manfio, esta sua avaliação é por suposição, sem os exaustivos testes padronizados e até destrutivos, que são feitos pelos fabricantes...qualquer óleo, dentro da faixa para motores a combustão, vai funcionar...só que como disse antes, o melhor é sempre o que a montadora indica, pois é o que apresentará a melhor performance, sem efeitos colaterais (ex.: consumo, perda de eficiência da bomba...).
Algumas montadoras, incluindo a GM, tem indicado óleos com 2 ou 3 viscosidades...pode usar qualquer um, mas mantenha-o sempre, se por acaso aparecer um barulhinho, não aumente a viscosidade...resolva o barulhinho com a troca do componente...se trocar o óleo resolvesse em definitivo, bastaria ir trocando a viscosidade e o motor duraria pra sempre sem trocar nada, o que não é verdadeiro.
Em autorizadas e distribuidoras como Accioly e Altese, este procedimento é padrão...nas lojas, vão te vender o que eles tem como sendo para o motor...são, na maioria, pontos de venda que dificilmente recebem orientação das montadoras.
A melhor atitude para errar menos e seguir o manual original, sem achismos, que podem funcionar (e vão), por um médio/longo período...mas não pelo máximo já estudado por quem fabrica.
Manfio, esta sua avaliação é por suposição, sem os exaustivos testes padronizados e até destrutivos, que são feitos pelos fabricantes...qualquer óleo, dentro da faixa para motores a combustão, vai funcionar...só que como disse antes, o melhor é sempre o que a montadora indica, pois é o que apresentará a melhor performance, sem efeitos colaterais (ex.: consumo, perda de eficiência da bomba...).
Algumas montadoras, incluindo a GM, tem indicado óleos com 2 ou 3 viscosidades...pode usar qualquer um, mas mantenha-o sempre, se por acaso aparecer um barulhinho, não aumente a viscosidade...resolva o barulhinho com a troca do componente...se trocar o óleo resolvesse em definitivo, bastaria ir trocando a viscosidade e o motor duraria pra sempre sem trocar nada, o que não é verdadeiro.
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Mensagens: 1692
- Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Se o manual indica que o motor deste ano pode usar 5w30 não tem problema. Pelo menos que lembre os manuais da GM não tem os mesmos erros verificados em manuais da VW ou da FIAT.Leonardosm1 escreveu:Galera, agora uma dúvida, o amigo falou aqui sobre atualização dos manuais, e realmente no manual dos 2005 tem o mesmo motor mpfi 1.6, só que com o óleo 5w30 na lista, então, como fica? Os motores não são iguais internamente? Não seria um benefício usar o 5w30?
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 160
- Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
- Localização: Salvador - BA
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
- Contato:
Sim, mas o manual dos anteriores a 2004 é especificado 15w40, 20w40 e 20w50, com o mesmo motor mpfi.
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 160
- Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
- Localização: Salvador - BA
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
- Contato:
Eu liguei pra Chevrolet, segundo eles o motor 1.6 é o mesmo, e que pode se utilizar o 5w30 pois a alteração foi no manual, e não no motor
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 866 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 2269 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1908 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 5792 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 70 Respostas
- 9017 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 6 Respostas
- 10576 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1646 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 1426 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 2931 Exibições
-
Última mensagem por FilipeEduardo
-
- 1 Respostas
- 2238 Exibições
-
Última mensagem por Bange