Amplificadores e Subwoofers...problemas com impedância

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
JSARAIVA
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 18 2009f Fevereiro 2009 12:14:40 AM
Localização: Currais Novos - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Amplificadores e Subwoofers...problemas com impedância

Mensagem por JSARAIVA »

[quote="Presuntinho"]Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador
2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador


Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

Veja o artigo ASSOCIACAO DE SUBWOOFER para saber mais sobre associação de subwoofers.

Caso você ligue uma associação de subwoofers abaixo da impedância mínima aceita pelo amplificador, este esquentará até danificar alguma parte do circuito.

Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risto de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas se o amplificador fornecer pouca potência, você estará sub-utilizando seu subwoofer, você gastou dinheiro a toa e ele não tocará muito bem, pois o amplificador não tem força pra movimentar o conjunto de bobina e cone do subwoofer.

Seria como um carro 1.0 na ultrapassagem, ele não tem forças para fazê-lo satisfatoriamente. Mas com um carro 2.0, a ultrapassagem é tranquila. Com isso acabamos de explicar um pouco de como ter dinâmica na reprodução da música.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do amplificador. Para aqueles que possuem equipamento para verificar distorção originado pela má regulagem da sensibilidade do amplificador, podemos escolher um amplificador com até 4x mais potência que a suportada pelo subwoofer. Mas a explicação deste fato merece outro artigo.


[color=orange]Material extraído do site Autosom.net[/color]

Abraços[/quote]

Velho me dá uma ajuda, estou com um projeto de som, que tá faltando a potência. Então o projeto é esse: 2 Subwoofer Bravox Premium Bobina Dupla 140 RMS (Nominal) 280 RMS (Total) 4Ohms cada um, 2 ST Hinor SHI300 100RMS 8Ohms cada um, 2 Cornetas Selenium D200 50 RMS 8Ohms cada uma. Essa configuração casa com o AMPLIFICADOR HURRICANE HA 4.120 480W RMS? Vai tocar legal? Caso não sirva vc pode me indicar um! Aguardo sua resposta para comprar o amplificador.

Abraços,

JSARAIVA - judson.saraiva@hotmail.com
imichaili
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 02:46:57 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por imichaili »

JSARAIVA escreveu:
Velho me dá uma ajuda, estou com um projeto de som, que tá faltando a potência. Então o projeto é esse: 2 Subwoofer Bravox Premium Bobina Dupla 140 RMS (Nominal) 280 RMS (Total) 4Ohms cada um, 2 ST Hinor SHI300 100RMS 8Ohms cada um, 2 Cornetas Selenium D200 50 RMS 8Ohms cada uma. Essa configuração casa com o AMPLIFICADOR HURRICANE HA 4.120 480W RMS? Vai tocar legal? Caso não sirva vc pode me indicar um! Aguardo sua resposta para comprar o amplificador.

Abraços,

JSARAIVA - judson.saraiva@hotmail.com
Cara, essa Hurricane não vai tocar legal todo o esse seu som:
280 rms dos subs
200 rms dos STs
100 rms das cornetas
São 580 rms total e essa hurricane tem 480 rms. 'Faltam' 100 rms. Pega uma Taramps 600 rms ou uma Banda 600 rms.

Vc precisa no mínimo de um amplificador de 600 rms pra ficar mais claro.

Abçs.
Entre outros, meu Corsa!!!
imichaili
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 02:46:57 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por imichaili »

leoudimg escreveu:ae galera pretendo coloca modificar o som do corsa ele está meio fraco tenho um projeto só que não sei se "casa":

2 sub pioneer TS-W307D4 1200W BOBINA DUPLA 4ohms 400 rms cada
1 modulo booster 1804.4 2400w pmpo 1000w rms 8ohms

se alguem ae puder me ajudar fico grato
O problema tá na impedância do módulo!!! Procura outro camarada. Vc precisa de um amplificador de no mínimo 800 rms de 4 ohms. Banda ou Taramps de preferência!!!

Abçs.
Entre outros, meu Corsa!!!
William1996
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 07:48:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por William1996 »

qeia saber se a minha ligação está certa, tenho um Bicho Papão 550 rms bobina dupla de 4 ohms, e ta ligado em um corzus 1002 em bridge, acho q a impedancia minima do corzus em bridge é d 4 ohms, e o sub ta ligado positivo com positivo e negativo com negativo, eh assim q liga??
SinKaTcHu
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Terça-feira 05 2008f Fevereiro 2008 11:14:56 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SinKaTcHu »

William1996 escreveu:qeia saber se a minha ligação está certa, tenho um Bicho Papão 550 rms bobina dupla de 4 ohms, e ta ligado em um corzus 1002 em bridge, acho q a impedancia minima do corzus em bridge é d 4 ohms, e o sub ta ligado positivo com positivo e negativo com negativo, eh assim q liga??
Positivo do sub com o positivo de um canal do modulo e o negativo do sub com o negativo de outro canal do modulo.

Corzus 1002 - Potência de saída em bridge (1 canal de 400 watts) (RMS) em 4 Ohms

Acho que está certo.

abs
William1996
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 07:48:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por William1996 »

ahh! Obrigado pela informação!
Juliano Eduardo
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 23 2009f Julho 2009 11:25:20 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Juliano Eduardo »

cara tenho 2 sub pioneer 400rms 4X4ohms
e um módulo ki trabalha em 1Ohms á 1000rms (roadstar 5.1)
então se eu ligar as duas bobinas dos 2 subs em paralelo eu estaria baixando a impedância para 1 Ohms e com max de 800rms correto?
seria correto esse meu calculo e liga-los a esta saída de 1000rms á 1Ohms???

obrigado pela atenção!!!
aguardo resposta breve!!!!
LRGagliardi
:: Millennium ::
Mensagens: 109
Registrado em: Domingo 04 2009f Outubro 2009 12:07:41 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LRGagliardi »

Fala galera...

Preciso da ajuda de voces...

Tenho dois pioneer 10" 350 rms cada D4 bobina dupla.

Minha duvida é se compro um ht 600 ou roadstar 1200 d... tendo em vista que o valor dos dois é igual...

Em relação a impedancia, qualidade e segurança para nao estragar nem os falantes e nem o ampli que dicas me dariam??

Abração
LEOSOUND - Cleber
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 11 2009f Dezembro 2009 10:20:00 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por LEOSOUND - Cleber »

:)

Segue link com imagem e explicação um pouco mais resumida criada pela equipe LEOSOUND

http://www.leosound.com.br/artigos/impedancia.html
LEOSOUND - TUDO para som automotivo
http://www.leosound.com.br/loja
scoz
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 11:02:49 AM
Localização: Lages - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por scoz »

Bom dia a todos, eu estou com algumas dúvidas na ligação do meu som... estou com 2 6x9 4 Ohms, 2 de 6 4 Ohms, 2 de 8 Hinor STARTWO, 2 cornetas e um super tweter, com um moduulo de 600 da H - Buster... o que poderia fazer para melhorar esse som ou algumas dicas de ligação!
Desde já agradeço!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”