[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?

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adriano.neto
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Mensagem por adriano.neto »

alguem ja resolveu ai o problema de nao gelar na lenta, no meu sedan 2003 tenho que ficar acelerando em 1300 rpm pra meu ar ficar gelado e fica dando uns plec plec plec ali no botao do ar.
alguma dica em especial pro meu caso?
Marcos Bernardes
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Mensagem por Marcos Bernardes »

Adriano, o meu Classic estava com os mesmos sintomas, era somente mal contato nos terminais do rele, por via das duvidas troquei o rele e o problema parou, vale tentar.

espero ter ajudado
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se o compressor fica armando e desarmando, deve ser baixa pressão do gás refrigerante. Vá em um técnico em AC e peça para ele verificar a pressão. Se estiver baixa, pode ser vazamento.

Uma coisa que aconteceu comigo no Monza que tive é que tinha excesso de gás no sistema. Ligava o AC e esfriava bem. Mas depois de algum tempo, parava de gelar e o motor começava a aquecer em demasia. Por acaso, passando em frente a uma dessas casas que mexe com AC, pedi para o camarada olhar e detectou o excesso. Com a pressão normal, o motor parou de aquecer e o AC passou a gelar absurdo.
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lucianochuleta
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Mensagem por lucianochuleta »

Tive um problema parecido, semana passada em um engarrafamento o ponteiro da temperatura subiu até ¾ quando chegava nele o compressor parava de funcionar, assim que baixava a temperatura voltava a funcionar.
Ontem aconteceu a mesma coisa, só que o ponteiro passou dos ¾, até eu conseguir chegar num recuo ele chegou ao vermelho. Nem o ar condicionado e ventilação na cabine funcionavam. Parei e chamei o guincho da seguradora para levar na mecânica.
Lá descobrimos que os fusíveis do ar e ventilação estavam queimados e tinha outro que o cara me disse que aciona a ventilação do radiador.
Trocamos fusíveis, esperei esfriar o carro, verificamos água e se tinha mais alguma coisa e agora está funcionando bem. Deixamos ligado na lenta e acelerando por uma meia hora e o ponteiro da temperatura não chegou na metade e quando ligamos o ar baixa ainda mais a temperatura.
Não peguei engarrafamento de ontem ate agora, espero que tenha solucionado o problema.
Luciano de Almeida Silva
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Classic Spirit 1.0 flexpower 2009
adaflon
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Mensagem por adaflon »

Amigos Tenho um Classic 08/09 e tb esta acontecendo a mesma coisa quando pego um engarrafamento e o ponteiro da temperatura chega no meio ja era o ar condicionado fica so soprando e não gela nada, ja dei carga de gás duas vezes a ultima pedi que retirasse todo gas e coloca-se o novo, tal de gas 134 dupoint e tb não funcionou se alguem descobrir o segredo de tostinez me passa tb ok!!

Abraços!
awaked
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Mensagem por awaked »

adaflon,

veja isso... tá mais pra ideia inicial do tópico, mas pode ser útil, problema comum.

[youtube]URPbVQu3Y5k[/youtube]
adaflon
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Mensagem por adaflon »

Amigo Obrigado pela ajuda mas eu ja tinha visto este video e neste caso o carro so para de gelar quando parado pois ele fica oscilando a rotação dai o compressor arma e desarma, porem no meu caso não é este defeito pois ele não gela bem nem na estrada e nem parado é como muitos descreveram ai em cima quando fica muito quente e a temperatura do motor se eleva o mesmo para de gelar.
fabianopontes
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Mensagem por fabianopontes »

jlpaiva escreveu:Caros, meu corsa life 07/08 também apresentou este problema. O mecanico trocou filtro de ar, secador, valvulas e deu carga de gás. Passou 1 mês começou a cair o rendimento do arcondicionado. Levei nele e informei, o mesmo informou que estava normal. Fiquei chatiado e foi ficando pior a ponto de só sair ar quente...

Recorri a meu pai e foi eu no meu corsa classic life 07/08 e ele no dele corsa classic life 07/08, só muda a cor. Foi comprado juntos o carro e justamente na época que a chevrolet desovou foi corsa life. O mecanico entrou no corsa do meu pai e até colocou um casaco, quando entrou no meu viu que tava só saindo ar.

Deu pressão com ar e ficou monitorando por umas 5 horas direto e detectou um pequeno vazamento. Ele me disse que era no compressor de ar que é Delphi. Ele abriu o compressor e viu uma borracha e a espuma toda esfarelada. Estou com o corsa faz 2 semana. Vamos esperar.
Boa tarde,

Bem no meu veiculo aconteceu a mesma coisa e é um classic life 2008/2009
levei no tecnico e o mesmo falou que é o compressor, só que não precisaria trocar e sim abrir e trocar apenas um rolamento de força ( são 2 ) isto vai custar em média de 300 a 400 reais. mas vou levar em um segundo para melhor avaliação e ver o que sai mais em conta abrir ou trocar o compressor.

o barato as vezes sai caro.
PAULO CONDE
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Mensagem por PAULO CONDE »

No meu acontecia pq a pressao do gas nao estava boa, recarreguei, troquei as valvulas (orings) e resolveu..

Detalhe: teve um tecnico que condenou o meu compressor.. e ja tem 3 meses que esta funcionando normalmente depois da carga de gas..
CLASSIC SPIRIT 04/05
Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Prezados, Isso mais parece uma bíblia, mas acredito que valia a pena compartilhar experiências. Caso alguém descorde, é apenas a minha opinião baseada em testes que fiz com meu carro.

Igualmente, tenho um Classic Life 07/08, que igualmente acontece a mesma coisa. É só o ponteiro do marcador chegar a 1/2 da escala, ou até um pouco antes, que o compressor entra no compasso de entrar e sair, e nisso a temperatura interna dispara.

Já troquei o liquido de arrefecimento, bomba dágua, radiador de água, V. Termonstática, verifiquei as ventoinhas e vazamentos no sistema de arrefecimento e a/c, limpei o condensador pelo lado de fora e dentro, retirando o parachoque dianteiro e as ventoinhas , tampa e reservatório novos originais GM, inclusive o compressor e o filtro secador, já que o mesmo deu pau a exatos 1 ano, pressão de gás e válvula de espansão OK, assim como o óleo do sistema. Pois é, como sou eu que faço a parte mecânica do carro, também não me conformo com isso, visto que andei muito tempo com um Monza Classic 1989, que era uma verdadeira geladeira mesmo aos 40º a sombra.

Entretanto, depois de virar meu carro do aveso, trocar ou verificar tudo possível e imaginário, cheguei a conclusão que esse problema de aquecimento é do próprio projeto do carro, a não ser que alguém tenha conseguido sanar o problema, apenas com as peças originas do carro. Se conseguiram, por favor digam qual foi a fórmula mágica, PQ eu, até agora, tenho a humildade de dizer que não consegui.

Fiz vários testes. Carro parado no sol, na sombra, em dias quentes, frios, andando em transito livre e engarrafado.

Conclusões:

1-Em dias frios, ou mais amenos, a temperatura do motor se mantém mais estável, entre 1/4 e 1/2 da escala quando parado, e se andando, até a exatos 1/4 da escala. OK, sem problemas neste sentido

2- Em dias infernais, de 40º, ou acima dos 34º, a temperatura do motor tende a subir, já que a temperatura do ar que as ventoinhas puxam já está mais alta. Com o motor trabalhando, carro parado, sem o a/c, a temperatura se mantém entre 1/4 e um pouco mais acima. quase nunca chega a 1/2 da escala, mesmo acelerando aos 3000 RPM com o carro parado (Eu fiz isso no sol). Entretanto, ao ligar o a/c, as coisas mudaram. Mesmo com as duas ventoinhas trabalhando no 2 estágio, a temperatura vai subindo aos poucos. Bem devagar, mas subindo, até chegar ao 1/2 da escala e desarmar o compressor. Pesquisando sobre os sistemas dos carros, conclui que o desarme do compressor existe para proteger o sistema e evitar um superaquecimento, já que o ponteiro só não passa do 1/2, exatamente PQ o a/c é desligado automaticamente. A própria central eletrônica da injeção, analisando os dados de temperatura do líquido de arrefecimento e identificando o a/c acionado, ordena que o compressor desacople para evitar maiores danos. bem a grosso modo, é parecido como acontece quando a injeção identifica carga plena no motor, e igualmente desacopla o compressor.

3- Ainda não satisfeito, fiz o teste com o carro parado, debaixo de 40º de sol, mas desta vez com o capô aberto. Desta vez, o ponteiro da temperatura foi a meio caminho de 1/4 e 1/2 da escala e se manteve ali, sem desarmar o a/c. Só ocorreu o desacoplamento do compressor, quando eu acelerei até 3000 RPM com o carro parado. A temperatura foi para o 1/2 da escala e desacoplou o compressor. Tirei o pé, a temperatura caiu e o compressor voltou. mantive em marcha lenta com o capô aberto e a temperatura se manteve estável entre 1/4 e 1/2 da escala do marcador.

4- Como todos sabemos, a imensa maioria dos nossos Corsas são 1.0, ou seja, neste caso, acredito que com esta motorização, devemos ponderar bastante o uso do a/c, como em caso de uso severo, subidas e situações que exijam mais recursos do motor. Acredito que, quem se propõe a ter um carro 1.0 com a/c, também deve estar disposto a abrir mão deste conforto em certas situações.

"... Mas então, PQ eu vou ter um carro com A?C, se quando eu mais precisar dele, parado no trânsito embaixo do 40º de sol, não vou poder usá-lo ou ele vai me deixar na mão...?"

Por se tratar de motores de baixa cilindrada, e mesmo potência para o peso extra do ar, certamente é isso mesmo que vai acontecer, salvo os 1.6 ou superiores, que dificilmente irão apresentar esse tipo de problema. Na concepção da indústria, motores 1.0 a 1.4 são econômicos, e tem como principal atrativo a economia de combustível, com a otimização dos recursos para rodar preferencialmente nas cidades. o A/C foi um mimo, popularizado nos anos 90 nos populares como o FIAT Uno ELX, como opcional. Os tempos mudaram e nós ficamos mais exigentes, mas com motores 1.0. Claro que muito melhores do que os dos idos 90, mas continuamos 1.0.

Em condições normais, salvo os que tem o A/C instalado por fora, sem ser o original, dos 1.0 aos 1.4 tendem a apresentar esse tipo de característica, mas claro que em bem menor escala, quanto maior for subindo a potência do motor. Como disse, trabalhei com um Monza Classic 1989, a gasolina, carburado, mas que tb tinha a válvula termonstática e marcador de temperatura no painel, além do saudoso 2.0 beberrão que andava horrores. Mesmo nos dias mais quentes de marcar 42º no RJ, o ponteiro não passava do 1.2 de escala e o A/C era uma geladreira, mesmo nos engarragamentos. Chegava a embaçar tudo por fora do carro.

Não quero com isso, dizer que nossos carros não prestam. Amo meus Corsas. Tenho 2! É econômico e me atende muito bem. Apenas tem esta característica. Portanto, acredito que não valia a pena gastar dinheiro, tentando resolver um característica do carro, e não um problema. Acredito ainda que a única forma que tem de sanar este "problema", seria adaptar um compressor que exija menos força do motor para funcionar o a/c, que gire mais leve.

Aos que não abrem mão do a/c, sinceramente, acredito que seja melhor considerar partir para outros modelos, com motores maiores, de preferência acima de 1.6. Dificilmente estes terão este tipo de problemas com o A/C.

Abraço!
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