NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

angelforce escreveu:100ºC não é normal para o GSI, me desculpem aqueles que acreditam nisso, mas esta é uma crença errada.

Isso não quer dizer que seu carro vai parar na rua por estar funcionando a 100ºC, mas que vai ter uma vida útil menor pra muitos componentes pode ter certeza que vai.

Poxa, meu pai tem um corsa gl 1.6 desde seus 10.000 KM e o carro dele tá quase chegando nos 300.00 km. E só uma única vez ele teve problemas com o arrefecimento, ao que todos disseram pra ele que era normal o carro trabalhar em 100ºC, porém um carro que sempre trabalhou entre 90ºC e no máximo 95ºC, não era normal estar no 100ºC... então ele trocou bomba, válvula, tampa, e líquido, assim como eu fiz no meu Corsa. Resultado, o carro voltou à sua temperatura NORMAL. Pergunte se esse carro já precisou trocar junta ou fazer o motor??? esse Corsa nem sabe o que é Retífica e poucas vezes foi a uma oficina... SEGREDO: manutenção preventiva básica e troca de óleo no tempo certo e combustivel de qualidade. filtro de oleo a cada troca de oleo é uma boa tbm... e usar Oleo da Selenium API SL, pois já testei quase todos e esse foi o melhor nos testes... o Magnatec carboniza muito...


TEMPERATURA NORMAL PARA O CORSA GSI ENTRE 90ºC e 95ºC
ele até pode chegar em 97ºC ou 98ºC, mas tem que descer....

Um colega teve um Corsa GSI por 80.000 Km desde zero e nunca ficou trabalhando em 100ºC... nunca... Segredo??? este tópico explica...

todos os marcadores dos Corsas que são numerados o Vermelho começa em 105ºC...
mais uma vez: pq seria normal trabalhar em 100ºC e ter apenas 5º de margem antes de chegar no crítico????? PENSEM.
Cara, já que vc entende do assunto, me da uma força, tinha um corsa 99 1.0 que ligava bastante a ventoinha e funcionava normalmente. Hj tenho um corsa 1.4 95 (EFI) a uns tres meses e o ponteiro raramente passa dos 90º com o carro andando, somente se para em transito, porem nunca peguei transito que passe de cinco minutos parado, o maximo que vi o ponteito subir foi até o primeiro risco depois do 90º e não havia ligado a ventoinha, depois disso, testamos a ventoinha com uma ligação direta e estava funcionando, troquei o cebolão (próprio do corsa 95 1.4 sem ar e nele estava marcado 95º 100º) e até então na peguei nd de engarrafamento pra ver a temperatura passar de 90º e ver quando a ventoinha liga.
Pode ser que meu carro esteja sem a valvula termostatica? teria como ver onde fica localizada a mesma? Teria como saber se a mesma esta travada aberta?
E teria como me passar o modelo deste Oleo da Selenium API SL? Teria problema co borra de trocar de outro Oleo para este seu recomendado com formação de borra? Pois não sei qual seria o Oleo usado pelo antigo dono.
Avatar do usuário
Sacada
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Sábado 10 2007f Fevereiro 2007 05:49:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sacada »

Angel, to com um problema complicado no meu corsa.
É um GLS 1.6 16v.

Acontece o seguinte...Sempre que eu pego um trânsito um pouco mais pesado a água do radiador some.
Ae ele esquenta até uns 100º e começa a descer...
O problema é que quando ele esquenta assim eu já sei q acabou a água ae tenho que parar e completar o nível. Quando completo o nível eu vejo que o motor suga bastante água até ele normalizar de novo.
Imagino que como ele suga água a bomba d'água esteja funcionando normalmente.

O que será que pode ser?

Abraços e parabéns pelo tópico.
Agora de Corsa sedan...
Vitor Leão
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Terça-feira 03 2009f Fevereiro 2009 10:05:14 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vitor Leão »

Cuidado com esse negócio de tirar a vàlvula termostática do corsa. O cara da autorizada me explicou que uma das funções dela é controlar a entrada de água no motor, pois, assim a água que sai quente dele tem tempo de resfriar dentro do radiador atravéz da ventoinha, assim que o motor esquenta noVAMENTE A VÁLVULA LIBERA A AGUA QUE ESFRIOU NO RAIADOR e resfria novamente o motor, sai quente vai pro radiador e assim sucessivamente. Como o problema do meu carro parece que era a ventoinha que estava cansada, isto é, com as RPM comprometidas, quando eu tirei a válvula e troquei a ventoinha a mesma não deu conta do recado, pois, não conseguia resfriar a agua que não parava no radiador e circulava pelo sistema fervendo. Quando eu coloquei a válvula o carro voltou a resfriar normalmente novamente. Assim eu espro né, vamos ver nos testes. A, e um bom aditivo não pode faltar, pois, parece que ele ajuda no funcionamento da termostática.
lllllllllllllllllll
:: Piquet ::
Mensagens: 398
Registrado em: Terça-feira 24 2008f Junho 2008 07:40:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lllllllllllllllllll »

tambem tive problemas com a temperatura do meu corsa 1.0 8V e não sabia oque poderia ser ou oque estaria acontecendo ai resolvi simpresmente troquei a agua do radiador e tudo voltou ao normal e agora lendo este tropico do ( vitor leão ) concordo plenamente que se o liquido da radiex estiver vencido o sistema de arrefecimento estar todo comprometido pois foi so eu trocar para meu corsa voltar a trabalhar na temperatura que sempre trabalhou tem tudo aver com o tal de PH[/u]
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Esse tópico vale a pena ver de novo!
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Como e um topico bem acessado, ai vai uma dica para tirar uma duvida cruel: a agua ferve e o eletroventilador nao arma, o que sera? Eis um diagnostico rapido.

Motor com super aquecimento

iveco | Autor: Auto Dicas
DEFEITO: Esta IVECO Daily chegou com um defeito no sistema arrefecimento, causando um super aquecimento e consequentemente perda de agua do reservatório.

CAUSA: Iniciamos como sempre com o teste do sistema elétrico estando tudo funcionando partimos para o diagnostico do defeito, este carro que já possui injeção eletrônica de disel possui um ventilador eletromagnético que é acionado pela centra,l usando como referência o sinal do sensor de temperatura que vai na carcaça da válvula termostática, quando a central recebe a informação do sensor de que o carro esta em aproximadamente 90°C a mesma aciona o ventilador eletromagnetico que passa a girar numa velocidade bem superior a qual ele fica girando. O que acontecia é que o carro passava a temperatura de 90°C e o ventilador não acionava fazendo com que o carro fervesse. Para resolver este problema usamos um scanner próprio para veículos a Disel no qual constava erro no sensor de temperatura.



SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor de temperatura da agua para a injecao eletronica e o carro voltou a funcionar normalmente.

OBS: Existe também uma forma de testar o sistema elétrico do ventilador dos carros que tem o acionamento do mesmo comandado pela U.C.E. e funcionaria no caso sitado a cima, é bem simples e consiste em retirar o conector do sensor de temperatura da agua, quando fazemos isso a central adota uma estratégia de segurança que provoca o acionamento instantâneo do ventilador, desta forma se este processo ocorrer com perfeição podemos descartar um defeito elétrico ou até mesmo um problema de central, não deixando duvidas sobre o defeito ser causado pelo sensor de temperatura da agua para a injecao eletronica. Este teste apesar de ser simples funciona muito bem.

http://dicasmecanicas.blogspot.com/search/label/IVECO

Tem dicas de varias montadoras la em Categorias...bom domingo a todos...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Dielson
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:51:22 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dielson »

vou fazer o procedimento para retirada do ar, pois ja tirei todos os vazamentos, troquei o radiador, a bomba d'agua e coloquei aditivo mas o carro continua esquentadinho.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Dielson escreveu:vou fazer o procedimento para retirada do ar, pois ja tirei todos os vazamentos, troquei o radiador, a bomba d'agua e coloquei aditivo mas o carro continua esquentadinho.
e a válvula termostática, tem muito tempo de uso, checou ela?

Fique atento a isso: o que acontecia é que o carro passava a temperatura de 90°C e o ventilador não acionava fazendo com que o carro fervesse.
Para resolver este problema usamos um scanner próprio para veículos a Diesel no qual constava erro no sensor de temperatura (se refre ao sensor de temperatura da água para a injeção eletronica).

No caso do Corsa, a água chega a quase 100°C ou mais e quem informa a ECU para armar/ligar o eletroventilador é esse sensor.

Como nem sempre o marcador de temperatura da água no painel marca certo, não se fiem nesse marcador.
A válvula termostática começa a abrir aos 92°C.

Assim que retorne ai, ok?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Avatar do usuário
Tilex
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Sexta-feira 03 2008f Outubro 2008 08:39:47 AM
Localização: São José do Rio Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tilex »

Queria saber onde fica localizado o sensor de temp. da agua no Corsa 1.6 16V, alguem sabe ?
Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

seja bem vindo e parabens pelo seu topico , merece ser fixo....

aqui em casa eu e meu irmao tempo corsas ambos 99 mpfi, o meu eu sempre limpo e uso aditivos no sistema de arrefecimento, já o dele.....:-(
A um tempo atraz resolvi limpar o sistema do meu irmao e reparei que a velocidade/quantidade da agua que retorna ao reservatorio é menor que o meu.
como estou para fazer essa limpeza esse fds agora. vc sabe me informar quanto tempo uma bomba nova demora para encher uma garrafa de 2 litros. vou fazer esse teste com a minha e a do meu irmao para comparar.
abraços!!
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”