NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

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angelforce
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Mensagem por angelforce »

AMIGO, use somente 50% agua e 50% aditivo

não faça a loucura de colocar 100% RADIEX, pq existe uma coisa no sistema de arrefecimento que se chama equilibrio de PH... se vc colocar 100% Radiex seu sistema vai trabalhar com desequilibrio de PH e os componentes do seus sistema irão dura beeeem menos, pois os aditivos em sua forma pura são corrosivos.

espero ter ajudado.
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angelforce
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Mensagem por angelforce »

Outra coisa que eu acho interessante citar sobre a temperatura é que carros que trabalham em sua temperatura ideal e trocam o oleo no tmepo adequado tem menos problemas de TBI emporcalhada pq o oleo evapora menos.

Esses dias eu vi um Corsa que deu até medo... a TBI dele tava com uma crosta muito grossa... quase não deu pra diluir com gasolina... era um Corsa que trabalhava em sua temperatura normal de 100ºC, não trocava oleo no tempo certo, e o cara gostava de altos giros... Consequencias da TBI suja: o carro demora pra pegar de manhã... dá umas variadas de rotação em marcha lenta e fica gastão... um Corsa 1.0 fazendo 7km/l é fogo... imaginem que o meu Corsa GLS 1.6 vem fazendo 11km/l em São Paulo. Mas tbm meu Carro tá impecável, TBI limpinha, sistema de arrefecimento Ok, gasolina de boa qualidade e oleo e filtros em dia, pneus calibrados, e eu ando em baixa rotação na marcha mais alta que der... é um método chamado de método carga pra economizar combustível... é um método antigo mas que é bem explicado no site do BestCars... se quiserem procurem lá sobre método carga pra economizar combustível...
não ando na banguela, pq na injeção existe o Cut Off...etc...

tudo isso pra dizer façam a manutenção básica e mantenham seus sistema de arrefecimento em dia!

fui
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MMTN
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Mensagem por MMTN »

O painel do Classic 2004 não tem a numeração para indicar qual temperatura esta marcando, ele tem 3 marcas alguém sabe ler isso ?
angelforce
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Mensagem por angelforce »

Olá,

o paineil do 2004 não tem a numeração realmente, mas a marcação de temperatura é a mesma

no primeiro traço branco a esquerda, após a faixa branca grossa você tem a indicação de 90ºC
no segundo traço branco ao meio você tem a indicação de 95ºC
no terceiro traço 100ºC
e no último traço antes do faixa vermelha 105ºC
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angelforce
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Mensagem por angelforce »

Pessoal,

quem estiver percebendo que o nível de água está baixando muito, fiquem atento se não há algum vazamento pela bomba d'agua, mangueiras ou radiador furado ou rachado e ainda se a tampa do radiador não deixa escapar vapor.

falow
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Mensagem por adeitos »

Legal esse tópico, é bem por ai mesmo. Antes de ter o Corsa, eu tinha um Focus, se não me engano, até andei falando por ai que era normal o Corsa trabalhar em 100ºC, mas hj retiro o que eu disse.

Cada caso é um caso, cada motor é um motor. Os Zetec da Ford foram projetados pra trabalhar numa faixa X de temperatura, que no caso é de 92ºC a 105ºC e realmente trabalha nessa temeperatura os Zetec. Tanto que, a ventoinha no Focus aciona em 98ºC, no Escort por exemplo, ela aciona em 100ºC.

Já o Corsa é outro motor, não servem os mesmos parametros do Zetec. A termostática do Corsa começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 105ºC. A ventoinha arma em aproximadamente 95º pelo ponteiro do painel. Porém já fui em 2 mecanicos com o meu Corsa, eles ligaram o Scaner, e ele acusou 100ºC ao acionar a ventoinha, porém o ponteiro estava la nos 95ºC.
CÉSAR DO RS
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Mensagem por CÉSAR DO RS »

Bom tópico.
Mas gostaria de fazer algumas considerações:
- o sensor de acionamento da ventoinha fica na lateral inferior esquerda do radiador e não no bloco do motor. Tem lógica, afinal a ventoinha é direcionada para o radiador e não para o bloco (lógico), portanto a leitura correta da temperatura deve ser feita no radiador.
- As peças internas da bomba d'água são vendidas separadamente na rede GM e custam bem mais barato do que comprar uma "genérica" completa; neste caso, aproveita-se a carcaça e troca-se o rotor, os rolamentos e as juntas, ficando com uma peça original perfeita e a um custo mais baixo; o problema é a preguiça dos mecânicos, que só querem trocar completa para economizar tempo e cobrar mais;
- Esse lance de "líquido vencido" nada tem a ver com o funcionamento da válvula termostática, o segredo dela está num pequeno cilindro localizado na parte da peça virada para o motor. O cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em torno de 80º C (as válvulas podem se abrir a temperaturas diferentes, mas a de 80º C é a mais comum). Uma haste conectada à válvula pressiona a cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente, empurrando a haste para fora do cilindro e abrindo a válvula. O travamento normalmente ocorre com a válvula fechada, por desgaste ou "cansaço" da mola, situação no qual ela não tem mais força para puxar o cilindro de cera de volta quando ele esfria, e não por causa do líquido.
Mas, reitero, muito bom o tópico. Abraços.
Corsa Hatch 1.8 2003, sem personalização.
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robmurray
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Mensagem por robmurray »

Quero agradecer ao topico do angelforce. Pelas dicas consegui identificar onde era o problema no meu carro(val. termostatica). Agora so vau fcar faltando uma limpeza completa no sistema, pois a velha ja estava até enferrujada....(antigo dono do kara****/*) :redhotevil:

Abracos e obrigado pelas dicas!!! :wink:
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marcosrds
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Mensagem por marcosrds »

Fiz o motor completo do meu 1996 sedan 1.6 em janeiro, está uma maravilha...agora sempre na manutenção preventiva estava com 145.000 na época. Passa a relação de oficinas em Osasco só pra ter no arquivo no caso de precisar.
Valeu...
Erick Kirk Garcia
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Mensagem por Erick Kirk Garcia »

Cara, li o seu tópico anterior sore aquecimento no motor do corsa e gostei muito. Então queria tirar uma dúvida com vc antes de tomar alguma decisão precipitada, vamos lá...
Fiz o motor do meu corsa super, exatamente a 8 meses em uma retífica e tomei uma bica, mas por não entender muito do assunto e com a ansiedade de ver meu carro arrumado paguei R$ 2.400,00 na retífica completa incluso embreagem, bomba de óleo, coxinho do motor, correia dentada e encamisamento do bloco (apesar de não saber se realmente foi trocado tudo isso mesmo, pois como trabalhava não tive como acompanhar o serviço). Só que mesmo gastando tudo isso meu carro não ficou 100%. Depois de feito o motor, ele começou a aquecer muito rápido a temperatura não saia do 100°, e também qdo o carro esta ligado mas parado o motor trepida demais fazendo tremer tudo dentro do carro (o que me incomoda muuuuito). Depois de muito encher o pessoal da retifica, o problema da temperatura foi resolvido, mas a questão da trepidação eles falam q não tem nada a ver com a parte do motor, que pode ser bico sujo e etc... Mesmo tendo a certeza q esta trepidação só começou depois que fiz o motor, gostaria de saber se vc tem alguma explicação, levei na casa de injeção eletronica e no computador não acusou nenhuma falha. Será q isso é alguma parte do motor q eles comeram bola e não querem arrumar? Estou te perguntando pq se realmente for problema com a retífica nem vou mais conversar com eles, vou direto ao procon e processa-los, pois o motor ainda esta na garantia.

Qualquer ajuda neste sentido será bem vinda.

Muito obrigado!
Erick
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