[DÚVIDA] - A/C Corsa Montana 2008 perdendo a eficiência

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
wallaced.santos
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 01 2020f Outubro 2020 09:28:08 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

[DÚVIDA] - A/C Corsa Montana 2008 perdendo a eficiência

Mensagem por wallaced.santos »

Tenho um corsa g2 2008 o A/C sempre funcionou 100% até que um dia ele simplesmente parou, levei na loja de A/C e o cara disse que foi o eletroímã que tinha queimado, mais que para trocar, teria de desmontar o compressor e com isso trocar o Gás, até aí beleza. Trocou a peça, colocou o gás e depois disso foi só ladeira abaixo.
Desde que isso aconteceu o a/c nunca mas foi o mesmo, você liga o carro, e aperta o botão do ar, ele arma e começa a gela, mais aí do nada ele perde a eficiência ou para de gelar, mas se for lá fora no motor, você vê que ele tá atracado normalmente, mas não gela.

Aí você tem que apertar o botão de desligar e ligar novamente que volta a gela.
Aí digamos que você pega uma rodovia, ele fica gelando muito, aí quando você faz diminui a velocidade e muda de marcha ele para de gelar novamente, ou se você fica no trânsito e fica naquela anda e para ocorre o mesmo.

Mas se deixar o carro em ponto morto ele gela muito novamente kkkk.
Tem dias que ele não apresenta esse defeito, notei que em dias frios ele não faz quase isso, mais em dias que o calor tá muito alto ele faz é muito, tenho que ficar apertando o botão toda hora para fazer ele voltar a gelar.

O cara do ar disse que é o compressor, fui em outro que disse que é o compressor porque ele tá perdendo compressão e fazendo um barulho, mas o barulho quando liga, mais sempre fez e sempre funcionou 100%.

Minha dúvida é, se fosse o compressor, não teria que ficar assim o tempo todo ? Porque como eu disse acima, tem dias em que ele funciona normalmente.

Parece que o defeito é só em transição de marcha, o mais engraçado é que quando ocorre isso, o ar para de gelar, mais o compressor não desarma.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

No Corsa geralmente não precisa nem tirar o compressor do lugar pra troca da bobina (eletroimã), mas enfim...
Esse compressor é barulhento mesmo, é normal.
Sua linha de raciocínio está correta, até porque funcionava antes de mexer. Tenho duas prováveis hipóteses, uma de falha de montagem da bobina, e a outra, de vácuo mal feito/carga ou qualidade de gás errada.
Infelizmente você vai depender de profissional pra mexer, e se esses nem ao menos checaram as pressões e condenaram compressor logo de cara, vai ter que procurar outro que comece fazendo testes.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


wallaced.santos
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 01 2020f Outubro 2020 09:28:08 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por wallaced.santos »

Então fernando, ai esta a questão. O primeiro que trocou a bobina disse que era o compressor, mais a loja fechou. Já na segunda loja o cara chegou a colocar o manometro e pediu que eu acelerasse a 2mil giros e mostrou no manonetro que a compressão estava irregular e que esse era o problema e que pelo baruhlo eu teria de trocar mesmo o compressor.

Ontem sai com o carro e dei um role de uns 30 km e fiquei no transito no famoso siga e pare e o carro funcionou normalmente, sem nem falhar.
Outro detalhe é que eu acho que a bobina que ele colocou não era nova, era recondicionada, não porque eu diz, mais porque não estava achando no local, como em outros carros ele mexeu e colocou recondicionada, eu não me importei.
mas creio que se a funsão dela é atracar o compressor e isso ela esta fazendo, e mesmo quando o compressor perde a eficiencia e para de gelar, ela não desatraca, para que algo dentro do compressor desliga entendeu ?

Tipo esses ar condicionados inverter que quando alcança a temperatura ideial desligam e depois voltam.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Problema com vácuo e carga de gás também causa pressão e funcionamento irregular. É mais prudente checar os mesmos itens que foram supostamente mexidos, do que imaginar que um defeito novo apareceu agora, pois antes tava funcionando normal. Os caras condenam facilmente o compressor porque é mais cômodo e lucrativo pra eles, é capaz de te cobrarem pela troca de compressor e carga de gás, e na verdade apenas limparem o seu e pintarem pra parecer novo...
Tente falar com outro profissional.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, esse conjunto bobina ou solenoide, movimenta (atraca) uma embreagem... que pode estar ou não eficiente...
Ela pode atracar, mas ficar patinando e não transferir o máximo de movimento para o compressor... é apenas um palpite, pois nunca mexi nessa parte e nem sei como seria um teste para avaliação ou se tem alguma forma de regulagem (atuar na pressão) dessa embreagem.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”