[DÚVIDA] - Temperatura x valvula termostatica

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Jose_Carlos
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Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

[DÚVIDA] - Temperatura x valvula termostatica

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola pessoal,

Tenho um corsa ano 99 motor 1.0 de 8 válvulas monocombustivel, a menos de 01 ano troquei a bomba d'agua (comprado em concessionaria), troquei a válvula termostática inteiriça (válvula com cano de ferro/inox) (comprada em concessionaria) e aditivo marca KOUBE orgânico na proporção correta e venho percebendo que dá prazo de 01 ano de uso a válvula termostática dá pau, estou com o carro desde novembro de 2018 e dá 01 ano certinho a válvula termostática dá pau (mesmo genuína, mesmo comprada em concessionaria), e sempre uso aditivo no arrefecimento, conversei com um dono de corsa ano 2004 e ele me disse que já faz mais de 05 anos que não troca a válvula termostática e até descuidado com a troca de liquido de arrefecimento e dirige em transito urbano e rodovia a temperatura não cai, já o meu faz assim, chega nos 90 graus despenca e sobe aos 90 gruas bem devagar acontece tanto em transito urbano e parado em marcha lenta, mais o engraçado que depois quando chega em 90 graus pela segunda vez, não cai a temperatura mesmo pegando rodovia a 100 km/h


Bange
:: Moderador ::
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Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A VT de qualquer Corsa, tem a mesma especificação, ou seja, abre entre 92+-2° (de 90 a 94°C).
A temperatura normal de trabalho dos Corsas, fica entre a abertura da VT e os 100°C ou 105°C dependendo do modelo com sensor ou cebolão.
Essa faixa de temperatura é considerada a melhor, para a economia, o desempenho e menor emissão de poluentes.
Quem mantém a temperatura nessa faixa é o arrefecimento forçado (ventoinha(s))...logo, existe algum problema se trabalha abaixo de 90°C ou constantemente na parte alta (100 ou 105°C).
Para 90 ou abaixo, o problema pode estar na mostra do painel (sensor ou mostrador)... já para constantemente na parte superior, há uma ineficiência na ventilação ou na circulação do líquido (mas sem perdas por vazamento interno ou externo).
Seja como for, a primeira coisa é ter a certeza de que o mostrador do painel está espelhando a melhor precisão possível, ou seja, a realidade...
A melhor forma de saber se o painel está mostrando a realidade, ou alguma precisão, é por comparação com outro instrumento de temperatura, tipo termômetro infra-vermelho, na mesma região onde se localiza o seu sensor (Obs.: o scaner NÃO é termômetro).
Resolvida a mostra correta da temperatura o passo seguinte é analisar se realmente o funcionamento está correto, pois abaixo dos 90°C, não faz sentido a(s) ventoinha(s) trabalhar(rem), assim como ficar constantemente na parte superior da faixa (100 ou 105°C), mostra algo de errado.
Quanto a ficar constante em 100°C em estrada, depende da temperatura ambiente (externa) e da circulação do líquido... o mais normal é que a temperatura do motor fique próximo da temperatura de fechamento da VT e sem acionamento da(s) ventoinha(s)... mas isto em terreno plano, pois em aclives longos ou serra, a tendência é o motor aquecer e o arrefecimento funcionar como tem que funcionar.


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