Olá amigos é a primeira vez que posto algo aqui e gostaria de compatilhar com vocês algo que aconteceu comigo e a solução do problema.
Bom minha primeira dor de cabeça foi quando passei a usar aditivo no sistema de arrefecimento no meu carro.
Quando comprei meu corsa sedan premium o sistema de arrefecimento usava apenas água de torneira, me informaram que eu tinha que usar aditivo para melhor funcionamento do sistema de refrigeração, e assim eu fiz comprei um concentrado e coloquei. Depois de uns dois ou três meses percebi que a água do reservatório baixa aos poucos depois que eu rodava com ele, então sempre completava, porém o nível sempre baixava, e certa vez indo pra casa em um dia de muito calor o tubo de água estourou na parte que a mangueira é ligada no reservatório e todo o aditivo vazou na estrada e imediatamente o motor desligou devido o sobre aquecimento. Após manutenção troquei o reservatório, tampa, coloquei aditivo da ACDelco, e sempre que rodava o nível da água baixa drasticamente, fiz uma reparação nas mangueiras, abraçadeiras porém estava tudo ok. depois de 1 mês e o problema persistia chamei meu amigo que é mecânico para ver o que estava acontecendo, e para minha surpresa a bomba d'agua estava toda corroida como se estivesse com cupim. Após feito a troca da bomba, aproveitei e pedi para trocar a válvula termostática. Depois de um mês em teste o nível da água não baixou mais, problema resolvido..
Água do reservatório baixando.
- FernandoRocha
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Água do reservatório baixando.
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Atenciosamente,
Fernando Rocha.
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Fernando, seu problema ficou claro no texto, mas a solução não...ou pelo menos está sinalizando que a culpa foi do aditivo...é isso mesmo?
- FernandoRocha
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Bom dia Bange,
Peço desculpa se não fui claro, como é a primeira vez que posto aqui pode ser que as vezes eu esqueça de algo.
Bom foi isso mesmo, depois que eu passei a utilizar o aditivo o problema começou aparecer, pois o sistema de arrefecimento só tinha água. Quando passei a utilizar aditivo os problemas começaram a aparecer, o nível da água começou a baixar aos poucos, depois que eu levei meu carro para trocar o tubo de água que tinha estourado, eu passei a utilizar aditivo da ACDelco, depois de 1 mês aproximadamente o nivel da água começou a baixar cada vez mais, foi ai que chamei meu amigo para ver o que era, então ele descobriu que o problema era vazamento na região das correias.
Todo esse problema foi depois que passei a utilizar aditivo no radiador, mas o lado bom de tudo isso foi que ao ver os problemas, al´me de trocar a bomba d'agua, já aproveitei para trocar a VT, reservatório e fiz uma boa limpeza.
Peço desculpa se não fui claro, como é a primeira vez que posto aqui pode ser que as vezes eu esqueça de algo.
Bom foi isso mesmo, depois que eu passei a utilizar o aditivo o problema começou aparecer, pois o sistema de arrefecimento só tinha água. Quando passei a utilizar aditivo os problemas começaram a aparecer, o nível da água começou a baixar aos poucos, depois que eu levei meu carro para trocar o tubo de água que tinha estourado, eu passei a utilizar aditivo da ACDelco, depois de 1 mês aproximadamente o nivel da água começou a baixar cada vez mais, foi ai que chamei meu amigo para ver o que era, então ele descobriu que o problema era vazamento na região das correias.
Todo esse problema foi depois que passei a utilizar aditivo no radiador, mas o lado bom de tudo isso foi que ao ver os problemas, al´me de trocar a bomba d'agua, já aproveitei para trocar a VT, reservatório e fiz uma boa limpeza.
Atenciosamente,
Fernando Rocha.
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Bom, eu lamento te dizer, mas vc está redondamente, quadradamente e triangularmente errado...
O que ocorreu com o seu motor foi exatamente devido ao não uso de aditivo (relembro que a marca usada no início não tem lá muita fama), pelo(s) dono(s) anterior(res), e a coisa ia acontecer de qualquer forma, pois o processo de corrosão ou de não tratamento pelo agente Glicol ou Etilenoglicol, presente nos aditivos, começou bem antes do carro vir pra sua mão.
É mais do que comprovado que o uso de um bom aditivo e na proporção correta, inibe e prolonga a vida dos metais (ferro alumínio e suas ligas), no sistema de arrefecimento de qualquer veículo de qualquer marca, plásticos e borrachas não sofrem atuação do produto.
No caso específico da bomba, mesmo com o uso do aditivo, existe um fenômeno que até hoje ninguém conseguiu eliminar em definitivo...que é o da cavitação...(leia sobre isso)...a engenharia construtiva e a qualidade dos materiais da bomba, definem um tempo de vida útil menor ou maior, mas nunca eterno.
Um outro problema que se apresenta é o uso de aditivos "piratas" ou bons, mas em proporção errada, seus usos dão a ilusão de que o sistema está protegido, mas não está...por isso a preferência é sempre o recomendado pela montadora ou de fabricantes com reconhecimento mundial.
Se vc não está usando por esta sua equivocada conclusão, recomendo que repense, pois o problema pelo não uso é semelhante ao câncer em alguns órgão do corpo...não se vê, mas tá lá... não dói e quando é identificado já é tarde.
Temos inúmeros tópicos a respeito, mas apenas por uma questão de lógica...se sai da fábrica com e a montadora recomenda, continuar usando é a melhor opção...
O que ocorreu com o seu motor foi exatamente devido ao não uso de aditivo (relembro que a marca usada no início não tem lá muita fama), pelo(s) dono(s) anterior(res), e a coisa ia acontecer de qualquer forma, pois o processo de corrosão ou de não tratamento pelo agente Glicol ou Etilenoglicol, presente nos aditivos, começou bem antes do carro vir pra sua mão.
É mais do que comprovado que o uso de um bom aditivo e na proporção correta, inibe e prolonga a vida dos metais (ferro alumínio e suas ligas), no sistema de arrefecimento de qualquer veículo de qualquer marca, plásticos e borrachas não sofrem atuação do produto.
No caso específico da bomba, mesmo com o uso do aditivo, existe um fenômeno que até hoje ninguém conseguiu eliminar em definitivo...que é o da cavitação...(leia sobre isso)...a engenharia construtiva e a qualidade dos materiais da bomba, definem um tempo de vida útil menor ou maior, mas nunca eterno.
Um outro problema que se apresenta é o uso de aditivos "piratas" ou bons, mas em proporção errada, seus usos dão a ilusão de que o sistema está protegido, mas não está...por isso a preferência é sempre o recomendado pela montadora ou de fabricantes com reconhecimento mundial.
Se vc não está usando por esta sua equivocada conclusão, recomendo que repense, pois o problema pelo não uso é semelhante ao câncer em alguns órgão do corpo...não se vê, mas tá lá... não dói e quando é identificado já é tarde.
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