Pq o A/C do classic 2015 nao gela no engarrafamento?
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Pq o A/C do classic 2015 nao gela no engarrafamento?
Boa noite! Tenho um classic 14/15 e o ar do carro gela bem quando está em movimento, porém quando paro no engarrafamento ou por qualquer outro motivo o ar caí notavelmente o rendimento. Em alguns momentos fica armando e desarmado o compressor. Já fiz troca do gás, coloquei um eletro ventilador de 10" na frente do condensador, abri a capa de trás do radiador... enfim, não sei mais o que fazer, se alguém tiver alguma dica/solução do problema serei eternamente grato.
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O meu Classic é 07/08 e tenho ele desde 09. Esse problema estou tentando resolver desde que comprei e até hoje, não consegui. Já troquei a ventoinha do radiador, coloquei a do motor 1.6 (6 pás, a original tinha 4) e troquei tb a do condensador (os classics - frente anterior - tinham uma de 10 pol.) por uma universal de 12 pol.
Problema continua.
Vou trocar agora o liquído de arrefecimento e fazer novos testes.
Rio de Janeiro tá quente demais e quando mais se precisa do ar condicionado, ele não rende.
Problema continua.
Vou trocar agora o liquído de arrefecimento e fazer novos testes.
Rio de Janeiro tá quente demais e quando mais se precisa do ar condicionado, ele não rende.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
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Vcs não estão querendo tirar leite de pedra não?
Motores 1.0 com AC, são administrados pela ECU e qualquer cavalinho perdido acima de algum patamar programado, faz com que o AC desligue. Fiat, VW, GM, desligam o AC em subidas e grandes exigências de potência, tipo ultrapassagens...e em ML, ligam e desligam o compressor apenas para manter um friozinho, mas no verão do Rio, isto incomoda, pois não dá conta, de fato.
Motores 1.0 com AC, são administrados pela ECU e qualquer cavalinho perdido acima de algum patamar programado, faz com que o AC desligue. Fiat, VW, GM, desligam o AC em subidas e grandes exigências de potência, tipo ultrapassagens...e em ML, ligam e desligam o compressor apenas para manter um friozinho, mas no verão do Rio, isto incomoda, pois não dá conta, de fato.
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Já comentei em outro post com a mesma dúvida que, "parece" que o sistema de arrefecimento/troca de calor do condensador está abaixo da capacidade para nossas temperaturas "amenas".
Pode ser um erro de projeto?!?! Talvez.
Já conversei com vários outros donos de corsas/classic aqui no RJ e quase todos disseram que este problema ocorre com seus carros.
Como disse, vou realizar a troca do aditivo e testar.
Se alguém tiver mais alguma sugestão, manda aí...
Pode ser um erro de projeto?!?! Talvez.
Já conversei com vários outros donos de corsas/classic aqui no RJ e quase todos disseram que este problema ocorre com seus carros.
Como disse, vou realizar a troca do aditivo e testar.
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Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
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O carro é ótimo, mas o que acaba estragando é só o a/c que não dá conta quanto pego esses engarrafamentos do RJ. Não sei mais o que fazer. Uso aditivo no reservatório, coloquei um eletro ventilador no condensador, troquei gás do sistema , e o que vou fazer mais pra frente é trocar o condensador pq infelizmente o filtro secador é acoplado no mesmo.
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Fiz um teste. Com o carro estacionado, em marcha lenta, percebi que o A/C vai perdendo eficiência, o marcador de temperatura vai subindo de 1/4 para 1/2 do mostrador e ao chegar nessa condição, o A/C não gela e começa o desliga/liga do compressor.
Ainda estacionado, abri o capô e deixei aberto. A temperatura do motor foi diminuindo e o ar voltou a gelar.
Continuo achando que é algum problema/defeito na parte de arrefecimento/refrigeração do motor em conjunto com o A/C ligado.
Ainda estacionado, abri o capô e deixei aberto. A temperatura do motor foi diminuindo e o ar voltou a gelar.
Continuo achando que é algum problema/defeito na parte de arrefecimento/refrigeração do motor em conjunto com o A/C ligado.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
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Boa observação, mas se o medidor estiver condizente com a realidade da temperatura, não seria motivo para o AC desligar.
Porém devo lembrar que nos motores mais novos, quem informa a temperatura para o painel, não é um sensor específico e sim a ECU, que manda o que foi programado pela GM.
Vc já deve ter reparado que o motor partindo de frio, o mostrador indica a elevação da temperatura...porém após chegar ao meio, ele fica praticamente parado? independente das ventoinhas estarem ou não funcionando.
Isto é impossível de ocorrer em um sistema dinâmico, onde a temperatura jamais fica constante...logo o indicador deveria representar esta variação...mas não.
Vou chutar, pois depende de medições e comprovações, seu motor pode estar atingindo o limite superior de temperatura e aí ou a ECU desliga o AC ou o pressostato de alta (maior calor maior pressão), desliga o AC...
Porém devo lembrar que nos motores mais novos, quem informa a temperatura para o painel, não é um sensor específico e sim a ECU, que manda o que foi programado pela GM.
Vc já deve ter reparado que o motor partindo de frio, o mostrador indica a elevação da temperatura...porém após chegar ao meio, ele fica praticamente parado? independente das ventoinhas estarem ou não funcionando.
Isto é impossível de ocorrer em um sistema dinâmico, onde a temperatura jamais fica constante...logo o indicador deveria representar esta variação...mas não.
Vou chutar, pois depende de medições e comprovações, seu motor pode estar atingindo o limite superior de temperatura e aí ou a ECU desliga o AC ou o pressostato de alta (maior calor maior pressão), desliga o AC...
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Concordo. Com a elevação da temperatura no cofre do motor - lembrando que meu carro nunca ferveu, mesmo nesta condição (A/C ligado) - afeta a pressão de trabalho do A/C. Maior temperatura, maior pressão, pressostato desliga o compressor para preservar o sistema. Uma das funções da ventoinha é auxiliar no controle da pressão de trabalho do sistema do A/C, se não estou enganado.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
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O fato de não ter fervido não significa que esteja funcionando dentro da faixa...ferver é o princípio do fim, com temperatura lá pelos 115, 120°C...qual a temperatura real do seu? Isto tem que ser visto com um instrumento independente do carro (não pelo painel mentiroso e nem por scaner, que apenas mostra digitalmente o que a ECU está interpretando do sensor...que pode estar errado).
Tá enganado sim, as ventoinhas são para o arrefecimento controlar a temperatura do motor...o AC entrou de tabela...tem carros importados onde o condensador é separado e com seu próprio sistema de arrefecimento, forçado ou não.
Na GM, os carros com AC, ganharam uma ventoinha a mais devido a elevação da temperatura com o condensador posto na frente do radiador...em outras montadoras isso não ocorre devido a maior eficiência do arrefecimento, maior volume do líquido, etc...
Tá enganado sim, as ventoinhas são para o arrefecimento controlar a temperatura do motor...o AC entrou de tabela...tem carros importados onde o condensador é separado e com seu próprio sistema de arrefecimento, forçado ou não.
Na GM, os carros com AC, ganharam uma ventoinha a mais devido a elevação da temperatura com o condensador posto na frente do radiador...em outras montadoras isso não ocorre devido a maior eficiência do arrefecimento, maior volume do líquido, etc...
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Já fiz vários testes: ventoinha ligada direto, jumpear o relé pra a ECU não desligar o compressor, isolar tubulação e nenhuma dessas coisas fez diferença, só jumpear o relé pq a central para de ficar armando e desarmano o compressor, porém preferi deixar original, melhora em congestionamento, mas eu prefiro ter o desligamento automático quando preciso de potência. Estive pensando se seria possível adaptar um condensador maior, mas sobre isso não tenho informações.
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