Qual a Temperatura do Motor Correta?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Qual a Temperatura do Motor Correta?

Mensagem por JCordova »

Opa. Lendo este tópico me fez lembrar de certa vez q estava com problema de acender a luz de injeção e o eletricista ao fazer as leituras com o scanner me disse q o painel mostrava 97 graus mas a temperatura do arrefecimento era 100 graus. Não uso qualquer tipo de aditivo. Está certo então esta leitura? É assim mesmo? Ou deveria mostrar os 100 no painel? O meu é um Wind 99/00 1.0 sem ar, a ventoinha tem dois estágios também? Só ouço um, mas não é pq não ouço q não tenha né. E vendo o vídeo vi o alarme do cebolao. o meu tem também? Sempre q a temperatura está próximo dos 100 fico mais ligado e quero saber se tem algo mais pra chamar atenção. O funcionamento do carro é assim: temperatura normal de trabalho 92+- . Se transito parado vai a uns 97 e ouço ligar a ventoinha. Uns 5 min assim e vai baixando até uns 95 e desliga a ventoinha. Ta correto? No motor tem VT de certeza pq coloquei a um ano mais ou menos. Sei q sao muitas dúvidas. Mas se alguém puder solucionar todas agradeço.

Enviado de meu SM-G360M usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cara, temperatura é uma coisa interessante, pois ela só é válida em um sistema quando o mesmo se encontra estabilizado, e isso leva algum tempo para acontecer.

Quando a GM mudou de cebolão para sensor (+-96/97), pra mim ela pecou ao colocar os sensores (do painel e do motor), em pontos diferentes do motor...em alguma data mais adiante (acho que 2002), ela juntou ambos e mais adiante (acho que 06/07), ela eliminou o do painel e quem manda informação para o indicador do painel é a ECU...manda o que ela quiser dentro da política da DM...

Como o sistema de arrefecimento nunca está estabilizado, pois ou ele está aquecendo ou está esfriando, dentro da faixa de +-92 a +- 98°C, já é complicado e somando ao fato de estarem afastados e ainda que o indicador do painel, devido a sua construção, é lento (observe que ao desligar a chave ele não cai de imediato), de fato existe uma ligeira diferença entre ambos, quando se considera um certo momento único, como numa foto.

A ECU trata a temperatura muito mais rápido que a indicação do painel, mesmo que ambos os sensores estejam perfeitamente dentro de suas características, e isto pode representar uma diferença de até +-3°C...por isto é que os valores indicados não são preciso e tem sempre uma tolerância (se vc observar na VT tem uma inscrição de 92 +-2°C), o mesmo ocorrendo com o limite superior +-98°C.

Pode chegar a 100°C? Pode...o que não pode é permanecer neste patamar e muito menos ultrapassar, pois aí já caracteriza alguma coisa errada, seja nos sensores ou na eficiência do arrefecimento forçado (ventoinha), ou bomba ou falta de pressão ou radiador obstruído, etc...

Não uso qualquer tipo de aditivo. > Vc está deixando á água pura corroer todo o seu sistema.
Está certo então esta leitura? É assim mesmo? Ou deveria mostrar os 100 no painel? > O certo é mostrar corretamente a temperatura no ponto em que se encontra o sensor.
O meu é um Wind 99/00 1.0 sem ar, a ventoinha tem dois estágios também? > Não, apenas 1 velocidade em motores originalmente sem AC.
E vendo o vídeo vi o alarme do cebolao. o meu tem também? > Não, o alarme é um "plus" que coloquei.
Sempre q a temperatura está próximo dos 100 fico mais ligado e quero saber se tem algo mais pra chamar atenção. > Original GM não.
O funcionamento do carro é assim: temperatura normal de trabalho 92+- . Se transito parado vai a uns 97 e ouço ligar a ventoinha. Uns 5 min assim e vai baixando até uns 95 e desliga a ventoinha. Ta correto? > Sim, de acordo com sua observação, é isto mesmo.
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Hoje deu a doida, minha ventoinha começou a armar o primeiro estágio em 90°, será é só trocar o sensor de baixo da bobina mesmo? Ele arma o primeiro estágio a 90°, o segundo a 95°, fiz um teste de tirar os fusíveis, chegou perto do 100° eu coloquei de volta e armou o segundo estágio, só desarmou quando chegou a 92° e aí ficou o primeiro estágio até cair pra 90°.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Interessante que ora fica normal e ora não...até hj só vi situações em que o desvio é para mais, nunca para menos como no seu caso.

Onde está o erro? Na informação do painel ou a que vai para a ECU...ou na própria ECU?

Problemas intermitentes são chatos pra descobrir, pois normalmente quando se verifica é numa situação normal, aí nada se descobre.

Aproveite o momento para retestar o sistema do painel...se passar OK, veja o da ECU...se passar, só sobrou a ECU.
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Vou fazer os testes de novo hoje.
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Hoje fiz um teste e o carro está da seguinte forma: Imagem

Legenda: verdes = temperatura com ar ligado varia entre esses dois, trânsito pesado o em 90° trânsito mais livre o que está abaixo.

Vermelho: arma o primeiro estágio (ar desligado)

Amarelo: arma o segundo estágio, mas mesmo em trânsito pesado difícil chegar até lá.

Laranja: desliga o primeiro estágio, ventoinhas desligadas até chegar onde marquei em vermelho para armar de novo (ar desligado)

Como a pressão do ar condicionado interfere na ventoinha acho que pode ser normal, pois com ar ligado arma várias vezes, segundo o mecânico que fui ele mediu as pressões no sistema e arma no momento ideal para diminuir essa pressão.

Já com ar desligado acho que tá bem tranquilo, não anda abaixo da temperatura, então não teria problema né? E outra coisa, provavelmente é o sensor que tá armando assim mais cedo, mas trocar ele não ia mudar muita coisa né? Pois não trabalha abaixo do normal com ar desligado, e com ar ligado ia continuar igual já que quem tá armando segundo estágio várias vezes por mais tempo é a pressão do sistema de ar condicionado.
E aí?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu vejo algumas diferenças em relação ao que considero normal.

1 - Com o AC desligado, as temperaturas da 1ª e 2ª velocidade, estão baixas (mas dentro da faixa).
2 - Com o AC ligado, as temperaturas da 1ª e 2ª velocidade, estão mais baixas ainda do que sem o AC (mas dentro da faixa).
3 - Por alguma situação ainda desconhecida, o sistema muda de faixa e passa a funcionar a 1ª velocidade exatamente em cima da faixa de operação da VT (90 a 94ºC).

A permanecer esta situação, o sistema está trabalhando no limite inferior da faixa normal, podendo acarretar um ligeiro aumento de consumo, uma pequena perda da potência prevista para o motor e uma ineficiência na queima do combustível com algum prejuízo para o meio ambiente.

Estas observações são meras conjecturas, sem valores a fornecer pois faltam levantamentos feitos por instrumental próprio de aferição.

Além dos pontos citados, que não são tão negativos assim, vejo que a operação dentro da faixa de trabalho da VT, poderá acarretar uma fadiga prematura da mesma, já que ela fica trabalhando com uma frequência acima do normal (abre e fecha).
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Com ar ligado eu vi que realmente não tem muito o que fazer pq quem tá armando é o sistema do ar, mas com ar desligado poderia trocar o sensor, mas aí também tem uma coisa, eu sempre ando com o ar ligado, então seria muito raro eu ver a diferença após trocar o sensor.

A noite com ar ligado ele fica no primeiro verde sem trânsito, com trânsito fica no segundo e depois volta.

Em rodovia ele fica entre o risco laranja o risco vermelho que fiz, com ar ligado ou desligado.

Com ar desligado ele varia entre laranja e vermelho, tanto de dia quanto de noite.

Deixo assim mesmo? Teria algum problema? Consumo muda muito comparado com ele a 95° por exemplo?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Certamente há diferenças como citei acima, mas pelo fato de estar dentro da faixa normal (apenas próximo ao limite inferior), creio que estas só podem ser aferidas em condições de testes com instrumental próprio.

O problema maior que vejo é o excesso de trabalho da VT, que com o AC ligado, ficará abrindo e fechando mais vezes que o normal...e isto acelera o desgaste do componente, que a meu ver serve apenas diminuir o tempo para o motor chegar a faixa normal de operação.

Perguntas:
Vc conhece a marca do sensor da ECU?
Seu AC é original de fábrica?
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Não sei a marca do sensor, o ar é original sim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”