[DÚVIDA] - Luzes do painel... iluminação e serviço/alarme.

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Quando adaptei a luminária interna, acabei colocando a do VectraGSI. Ela realmente tem 4 fios chegando, +12V permanente, +12V pós chave, negativo direto e negativo vindo da porta. No caso, ao abrir/fechar a porta, a lâmpada fica temporizada por uns 10s. Se ela estiver temporizada e eu ligar a ignição, a lâmpada apaga imediatamente. As lâmpadas de leitura acendem somente com a ignição ligada. O pessoal aqui já adaptou essa luminária nos Corsa. Veja se vc encontra o esquema elétrico.

Sobre a lâmpada LED, veja: http://lista.mercadolivre.com.br/torpedo-led-42mm
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Bange
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Mensagem por Bange »

Isso mesmo, os fios eu também já identifiquei...mas onde ligar?

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Vindo pra cá hoje de manhã, comprei 2 LEDdão (R$ 5,00), e aproveitei só os soquetes, pois sobraram 6 plaquinhas com LED SMD, sendo 6 LED's em cada placa...montei tudo e agora ou ponho um resistor maior ou uso óculos escuros quando acender o salão ou abrir a porta... :glasses2: :glasses2: :glasses2:

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Não deu nem pra tirar uma foto frontal...rsrr!
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Alguém aí tem um sistema igual ao meu pra informar a sequência dos fios que faltam?


Bange
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Mensagem por Bange »

Hoje contatei um monte de fornecedores de fita LED, mas todos só tem com o tal Silicone pra uso externo ou submerso e o que preciso não pode ter nada...

Contatei o Valdir Velocímetros, mas ele não vende só os ponteiros transparentes, só o serviço completo e tem que levar o painel até Sampa e aguardar 1 dia...nem perguntei o preço...

No ML só achei um kit para Astra, que o cara diz servir no Corsa...o problema é o preço R$80,00!!! Acho um absurdo por uma coisa tão simples...

Estou vendo se alguém que faça peças de acrílico, produz pra mim e por que preço... tô aguardando respostas...

Como obter os materiais vai demorar muito, vou remontar tudo e aguardar...


Bange
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Mensagem por Bange »

Em algum lugar deste post, eu prometi um vídeo de funcionamento do alarme de temperatura...

Já tá feito e subindo para o Yutube...

O link é > http://youtu.be/YoiLWI6SBfY

Tá misturado com arrefecimento, mas tem tudo a ver...

Desculpem a nossa falha :roll: :roll: :roll:


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bem bom! Apesar que somente o sistema original é o suficiente. No caso, colocaria o cebolão apenas para ativar o alarme no painel.
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Mensagem por José Leal »

Ah, sim, não sei se falei, mas por aqui a ventoinha dispara na velocidade baixa em 100°C e desliga em 92°C. Nunca vi as ventoinhas dispararem na velocidade alta com o AC desligado. Consegui os dados via OPCom.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, esquece o funcionamento com AC, ele altera um pouco a coisa...mesmo assim, tem que ficar dentro dos limites normais.

Sugiro vc. levantar a temperatura de acionamento da 2ª velocidade, pois 100° para a1ª eu acho muito alto... vai que ela ligue com 105° ou mais!?!? Acho que é trabalhar no fio da navalha...

Alerto que o Scaner vai ler o que está lá, que não é necessariamente o correto. O certo é ter os valores do fabricante e aí sim comparar.

No meu caso eu preferi programar todos os momentos e garantir que não passe de 100°, pois por sentimento acho esse um limite bom e seguro, já que não consegui nenhuma informação escrita da fábrica, só coisas de boca e imprecisas...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange, tem coisas que eu não animo a mexer, já que está trabalhando como original de fábrica. Além disso, rodando no álcool, se o motor estiver frio, o funcionamento pode ficar prejudicado.
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Mensagem por Bange »

Zé, frio, morno, quente... são coisas relativas...devemos ter valores como referência.

Muitos a quem perguntei pessoalmente, disseram que "esses motores trabalham mais quentes...", quanto é quente? 85°, 90°, 100°, 120°...??

Lembro de motorizações mais antigas, que trabalhavam na faixa dos 80 a 90... então os atuais trabalham sim mais quentes, essa é a única verdade, mas quanto?

Outra verdade e que a pressão sobe quase que exponencialmente quando a temperatura passa dos 100°, e isso é altamente prejudicial a conexões por mangueiras e tampas de reservatórios expansores... precisa mesmo trabalhar nesse limite? É a pergunta que não quer calar...

Ponha um papelão no seu radiador e levante o funcionamento completo do sistema (sem ligar o AC).

Por lógica o ponteiro deve ficar, idealmente, na metade do mostrador.. não faz sentido colocarem um mostrador para mostrar um funcionamento no final de escala... se é pra trabalhar na beira dos 100°, então seria lógico que os 100° ficasse no meio da escala e não no seu extremo... certo?

Quando se tem no carro original um componente (como o cebolão), que mostre a sua região de trabalho, mesmo que o fabricante não textualize nos manuais, dá para se concluir algo, mas hoje nem nas peças e nem no manual...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

No meu carro, o ponteiro da temperatura fica um pouco abaixo do meio da escala e é quando a ventoinha dispara (100°C). Posso ficar lendo a temperatura do motor por dias, que nunca passa dessa temperatura.
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Nesta foto, as ventoinhas estavam quase ligando. A foto ficou esquisita, pois tirei meio de lado, para pegar tb o MID.

A causa de se trabalhar com temperaturas mais altas é que assim o motor alcança melhor eficiência e emite menos poluentes. Mesmo trabalhando tão quente, a GM teve que colocar 2 catalisadores, para enquadrar na lei anti poluição.
Qualquer dia desses eu faço o teste, para saber quando a IE chama a velocidade alta das ventoinhas. Monitorarei com o OPCom.
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