[Solução] Ré arranhando e marchas duras

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

galera então quer dizer que é normal as marchas do corsa ser assim?

nao entra lisinho igual nos da wv , correto?

e a ré é só pisar novamente no pedal para engatar certinho

quanto ao óleo de cambio é bom trocar? quanto csta em media commao de obra inclusa?
D!EGO1
:: Piquet ::
Mensagens: 271
Registrado em: Segunda-feira 01 2007f Outubro 2007 05:57:54 PM
Localização: Iguatemi - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por D!EGO1 »

CARA COLOCA UM OLEO Q SEJA GROSSO(NO TRAMBULADOR) NO CAMBIO TEM Q SER O ESPECIFICO.

FLW...
fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

ix cara mas fazer isto sem saber, nem sei onde colocar..saberia explicar?
Avatar do usuário
João Artur
:: Piquet ::
Mensagens: 315
Registrado em: Quinta-feira 08 2007f Fevereiro 2007 11:38:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por João Artur »

Caro Amigo, o óleo do câmbio é o óleo SAE 80RTL para engrenagens helicoidal na coloração vermelha, posso te dar 99% de certeza do problema não ser ele, geralmente o sistema de mudanças da GM é isso msm, a ré necessariamente deve ser engatada com o carro completamente parado, quanto ao óleo na alavanca de mudanças que o (Diego1) mencionou, está correto, ajuda considerávelmente, é só retirar o guarda-pó da alavanca de mudanças e fazer a lubrificação, tem um anel de borracha que vai entre a alavanca de mudanças e o tubo de controle, se chama "anel isolador da alavanca de câmbio ao tubo" se ela apresentar estar relaxada tb deixa a mudança de marchas mais dura, esse anel custa em torno de R$: 12.00, para verificar esse anel você deve retirar uma trava na base da alavanca de mudanças e puxar a alavanca para cima, esse anel fica envolvido no meio da alavanca, se ele estiver muito frouxo em volta da alavanca vale a pena trocar, simples para fazer a troca e lubrificação, aconselho lubrificar com um "pouco" de graxa e qualquer óleo multiuso...Abraços.
Avatar do usuário
tuning_pb
:: Champ ::
Mensagens: 587
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:46:19 AM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tuning_pb »

isso he tradicao nos carros da gm e fiat.
a re he o seguinte, coloca primeira,dar so uma saidinha (nao precisa sair no carro) he so um pouquinho pra frente, deixando o freio de mao levantando o carro nem sai, e colocar a re, nao tem erro.
em questao de arranhar, isso nao tem jeito.
valeu!!!
Rodolfo Pickup-Corsa
fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

bom pessoal , lendo as respostas e fazendo testes

cheguei a seguinte conclusão...

ao engatar a ré , o melhor é socar a enbreagem no talo , e arrastar suavemente do ponto porto para a ré , bem devagarinho , ta entrando facinho assim ,nem arranhando está

e se nao entra , é só voltar ao ponto morto e bombear a embreagem 2 vezes , dai engata a ré e ela entra normalmente

obrigado a tosos pelas dicas, estarei passando a graxa recomendada

abraços
mcrespo
:: Millennium ::
Mensagens: 173
Registrado em: Sexta-feira 07 2007f Dezembro 2007 11:03:53 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcrespo »

o meu tava assim o mecanico tirou a coifa e passou graxa na peça plastica onde a re entra.quanto a troca de oleo troquei o meu pos as juntas estavam gastas e a caixa tava seca,mas se as juntas estiverem boas sem vazamentos acho que nao vale a pena trocar,pois dizem que esse oleo e eterno.melhorou bastante mas as vezes a primeira arranha ainda.entao jogo a segunda antes com o carro parado e entra de boa.quanto a re se nao entra de primeira simplesmente solto a embreagem e aperto de novo e entra facil.espero ter ajudado em algo.
BARROSO
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 01:08:23 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BARROSO »

Coloque segunda e depois engata ré..sempre faço isso no meu e nunca aranha..
robert0295
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Segunda-feira 19 2008f Maio 2008 10:11:07 PM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robert0295 »

Olha Galera uma Dica Ótima para engatar a ré,
tipo, com o pé na emrbeagem e o carro desengatado da uma aceleradinha com o carro dai engata a ré antes da rotação do motor diminuir e pimba heheh

Assim num raspa não pelomenos no meu não raspa mas se eu for engatar de uma vez iii doi até o coração
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

As tramissões da GM, em geral, não possuim engates sincronizados na 1ª marha e ré. São engates popularmente ditos, "secos". O mesmo daqueles cambios secos de caminhão.
As demais marchas são sincronizadas, ou seja, os anéis de engates posuim um desenho específico chado de "sincronizado".

O fato do engate duro ocorre quando o cubo e o anel de engat estão com o dentes alinhados, vc engatando a 1ª ou 2ª marcha, ou soltando e apertando a embreagem, faz o conjunto do eixo principal mover-se, e sair deste "ponto de alinhamento". Assim, sendo possível o engate.

As demais marchas devem entrar suavemente, caso contrário, pode ser problema de regulagem da embreagem, kit de embreagem gasto, trambulador...

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”