[DÚVIDA] - Semi Eixo quebrando. Como encontrar um que não quebre.

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ricardo sato
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[DÚVIDA] - Semi Eixo quebrando. Como encontrar um que não qu

Mensagem por ricardo sato »

Galera bom dia!!!

Eu esto com problema de semi eixo no meu corsa!! Eu coloquei um 2.2 8v do vectra e turbo.
Porem o semi eixo eu tinha feito primeiro usando o do corsa mesmo e apenas encurtando ele e usando homocinetica do monza. Mas o mesmo quebrou. Ai o segundo eu usei o semi eixo do kadett sem remendo, pois mandei tornear e fazer as estrias novamente. e o mesmo tbm quebrou.
O curioso eh que ambos quebraram bem no meio.
Ai lhes peço ajuda para poder resolver este problema.

O carro não esta forte, pois esta com 0.8 de pressao e ainda nem consegui acertar o carro por causa desse semi eixo.

Pra galera ter ideia segue uma spec do carro:

Motor GM 2.2 8v forjado
Coletor 4D deslocado
Turbina .50
Intercooler
Bicos 80 lbs
Ft300

espero que a galera possa me ajudar.

Vlw.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Conversa c o andre pirituba ou o um participante de brasilha, nunca sei escrever o nome dele, olha na parte de preparacao ele ta c a pickup 2.4
Aki wevertonvb
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thiagoha
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Mensagem por thiagoha »

Olá, Ricardo eu possuo um corsa com 2.0 bico 80 lbs e turbo com semi eixo também alterado e quebra no meio já refiz umas 5 vezes, você conseguiu achar uma solução para o seu?
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thiagosavian
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Mensagem por thiagosavian »

O pessoal costuma usar o semi eixo de Ducato, que é forjado, torneando e refazendo as estrias nos Gol Turbo... Deve funcionar nos Corsa tbm
Bange
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Mensagem por Bange »

Entendo pouco de motor turbo, mas semi-eixo é aço ferramenta (duro), e torneiros normalmente não fazem serviço em aço ferramenta.

Quando fizeram mandaram endurecer ou colocaram direto no carro? Se foi direto, vão quebrar todos...
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Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Entendo pouco de motor turbo, mas semi-eixo é aço ferramenta (duro), e torneiros normalmente não fazem serviço em aço ferramenta.

Quando fizeram mandaram endurecer ou colocaram direto no carro? Se foi direto, vão quebrar todos...
esses q quebram é soldado metade de cada carro.....
dependendo do serviço q for feito em um eixo único pra modificar vai acabar perdendo a tempera e pode ficar mais frágil ainda
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Mensagem por Bange »

Um torneiro pode fazer a peça inteira, sem soldas...mas deve-se conhecer a dureza tipo Rockwel, da peça original...aí é mandar endurecer de acordo e pronto.

Uma outra opção é já comprar o tarugo na dureza correta, mas tornear em torno CNC...vai sair mais caro que num torneiro comum, mas não terá custo do endurecimento...é ver o que compensa e mandar fazer uma única vez.
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Mensagem por SemControle »

o problema esta em dimensionar isso, os caras colocam motor com mais de dobro de potencia, ainda turbinam dobrando essa potencia já existente, chegamos ai a coisa de 4X ou mais a potencia original, não sei o q de fato ira resistir, mas a potencia não é o X da questão tem q ver o torque e torção sobre a nova peça....
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Mensagem por Bange »

Penso que não seja a potência um determinante...claro que ela é importante, mas a dureza é fundamental.

Quando se solda, se altera a dureza no ponto, que é onde quebra...se a quebra fosse aleatória (pontos diferentes), não seria devido a solda e sim devido ao diâmetro da peça que não suporta a potência (torce e quebra)...aí bastaria aumentar este diâmetro fazendo um novo eixo, mas endurecendo com um mesmo valor de uma peça nova ou, como disse anteriormente, torneando em CNC já na dureza certa.
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Mensagem por SemControle »

é q sobe potencia sobe torque, e a torção da peça cresce muito mesmo....
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