Rolamento da correia dentada é regulável? Barulho após

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

eulersimoes escreveu:No meu CORSA SEDAN GLS 1.6 99 ocorreu o mesmo problema , o mecanico trocou a correia dentada e o tensor, dois dias depois começoua a aparecer o mesmo barulho que vc descreveu. Levei em outro mecanico e ele me falou que deveria ter sido trocada também o tensor da correia do alternador. Esta peça foi trocada posteriormente e o barulho sumiu, quando o mecanico retirou a peça usada dava para ver claramente que o barulho vinhda dela. Inclusive após a troca o carro ficou muito mais silencioso.
Olá eulersimoes voce se confundiu ai não? A correia do alternador não tem rolo tensor, ok? O próprio alternador é regualdo para manter a correia dele tesnsionada. Foi o rolamento tensor da correia dentada, confere ai.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

rogdigue escreveu:Ô colega, obrigado pela dica aí. Um teste simples que eu ainda não fiz foi tirar a correia do alternador e funcionar o motor pra ver se o barulho some, mas como eu disse o alternador é novo, provavelmente não é ele. Não tem jeito, acho q no meu caso é a bomba de água mesmo, até já comprei uma nova pra trocar.

Rogério.
aguardamos o resultado ok?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Alcineu, como todo bom fução, no último domingo tive tempo livre e arranquei a correia do alternador através da engrenagem do virabrequim que parece um panela rasa. Aquilo que é a roda fônica?

Bom, com tudo isso fora fui tentar ligar o carro e não ia de jeito nenhum. Daí voltei pra baixo do carro e percebi que provavelmente sem aquela engrenagem tipo panela a bagaça não ia ligar. Coloquei a engrenagem no lugar, o carro ligou, mas o bendito barulho não desapareceu, então alternador com certeza não é.

Retirei de novo a engrenagem panela, e com ajuda de uma lanterna percebi que o rolamento da correia está assim: tem a aste que se prende no bloco onde está a marca em V para tensão correta, e tem a aste móvel com a ponta que deve ser alinhada com a aste em V, e esta aste móvel está completamente solta. Movendo ela até a marca que seria correta dá pra perceber que a correia dá uma chegada pra fora.

Como faço pra aste móvel ficar presa no alinhamento correto com a aste em V? Eu vi uma foto de um esticador na net, e tinha uma espécie de pino que entra por uma aste e por outra, é assim que faz alinhar as duas astes?

Pq eu fiz o seguinte, afrouxei o parafuso que prende o rolamento no bloco, cheguei a aste móvel até a marca correta, apertei o parafuso, e quando soltava a aste ela voltava pro lugar errado.

Até pensei em segurar a aste móvel no local correto com um chave de fenda fininha e pedir pra minha esposa ligar o carro pra ver se o barulho sumia, mas achei que era arriscado a chave de fenda prender na correia e detonar alguma coisa ou voar na minha cara.

Rogério.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Veja isso ai que pode ser que o ralmento pode estar com a mola de tensionamento fouxa ou algo a mais...
Para deixar a correia sincronizadora corretamente ajustada/tensionada, faz-se necessário o afrouxamento dos 3 parafusos da bomba dágua, girando a bomba e conferindo a marca lá no roalmento tensionador da correia conforme post adicionado aqui com animação/gravura em outro tópico. Procure e confira maisdetalhes lá.

Pelo que entendi, prende-se a haste na marca central V com o auxili dessa chave Allen.
Depois gira-se a bomba dágua para tensionar a correia, após, solta a chave Allen e confere e reconfere se permanece na marca correta, girando o virabrequim ou eixo do comando de válvulas com uma chave para certificar-se se esta correto, só isso.
Não é necessário desmontar a roda fonica.
Para referencia...

Imagem

ve se isso ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Então, é que o meu tensionador não é deste modelo que usa a chave allen pra colocar ele no lugar. Ele tem um orifício na aste móvel, mas testei com as chaves allen que tenho e não é pra encaixar ela não, pois o buraco é redondo.

Eu precisei tirar a engrenagem da correia do alternador, senão por baixo do carro não é possível ter total visualização do tensionador.

Rogério.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

È eu citei chave Allen mas na verdade é isso mesmo, o buraco é redondo. Confira na foto abaixo...
Ha ta voce tirou a roda fonica para ver esse rolamento tensionador, agora entendi...

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

O rolamento que está no meu carro é igual a esse. Eu achei uma foto na net de um desses aí com um pino passando pelos dois orifícos pra alinhar as marcas.

Rogério.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”