[DÚVIDA] - Corsa 1.4 EFI - Cabeçote Revisado e Esquentando. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Corsa gl 1.4 efi 95 - Cabecote Revisado e Esquentando.

Mensagem por Bange »

Bom, o que vc chama de retorno?

Existe o retorno normal (saída grossa do radiador)

- VT fechada - não há circulação alguma, independente da rotação
- VT aberta - circulará um volume diretamente proporcional a RPM

Existe o retorno de excesso e/ou separação de ar (saída fina do radiador)

- VT fechada - não há circulação alguma, independente da rotação
- VT aberta - circulará algum volume de líquido + ar* nos seguintes casos:
> RPM alta (normal)
> obstrução parcial do radiador e RPM média/alta
> obstrução severa no radiador e RPM média/baixa
> obstrução total no radiador e RPM em ML
> motor extremamente quente, com ou sem obstrução no radiador e RPM em ML

(*) o ar é oriundo do aquecimento dos cilindros a exemplo de uma panela com água fervendo

Não coloquei valores de RPM, pois isto é muito relativo, depende do tipo de motor (1.0, 1.4, 1.6...), da eficiência da ventilação forçada, da eficiência da bomba, da temperatura exata do motor, da proporção utilizada de aditivo, se o motor está no ponto, etc...serve apenas como uma referência para que se saiba a função da mangueira fina, algumas suposições de defeitos e de normalidade.


puro-veneno
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 23 2017f Maio 2017 09:22:55 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por puro-veneno »

Bom dia! meu carro foi para o mecanico ontem. a bomba dagua esta funcionando normal ejeta agua, foi trocado o radiador. a borracha agua. muito estranho!!! o carro voutou a esquentar. o mecanico falou que poderia ser o cabecote trincado e na geral nao tem como ver. ele falou que se for nao tem retifica pra isso, seria apenas comprando outro. isto e verdade? nao tem retifica?


puro-veneno
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 23 2017f Maio 2017 09:22:55 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por puro-veneno »

puro-veneno escreveu:Bom dia! meu carro foi para o mecanico ontem. a bomba dagua esta funcionando normal ejeta agua, foi trocado o radiador. a borracha agua. muito estranho!!! o carro voutou a esquentar. o mecanico falou que poderia ser o cabecote trincado e na geral nao tem como ver. ele falou que se for nao tem retifica pra isso, seria apenas comprando outro. isto e verdade? nao tem retifica?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc começou dizendo que fez o cabeçote...se houvesse uma trinca ou perda de material que comprometesse a funcionalidade, a retífica tinha que te orientar nesse sentido...

Veja este cabeçote de um Gol que eu desmontei e levei pra retíficar...
Cabeçote antes e depois.jpg
A recomendação da retifica foi de preencher os pontos críticos com solda de alumínio e após isto levar lá para aplainar...já tem quase uns 3 anos rodando normal...

Em resumo, só a retífica poderá dizer se tem e se é ou não possível, mas o profissional da solda também tem sua palavra.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Cara, o seu carro não é um Passat da vida, é um Corsa. O motor trabalha a 92 ºC e arma a ventoínha aos 95 ºC. É um sistema pressurizado tipo panela de pressão que não vai ferver fácil se deixar em dia.

É importante ter a válvula termostática caso contrário o sistema TODO vai superaquecer andando na cidade dando-lhe um falso diagnostico. Ponha a VT do Classic e não use a de refil, vale a pena fazer a troca.


puro-veneno
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 23 2017f Maio 2017 09:22:55 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por puro-veneno »

Bange escreveu:Vc começou dizendo que fez o cabeçote...se houvesse uma trinca ou perda de material que comprometesse a funcionalidade, a retífica tinha que te orientar nesse sentido...

Veja este cabeçote de um Gol que eu desmontei e levei pra retíficar...
Cabeçote antes e depois.jpg
A recomendação da retifica foi de preencher os pontos críticos com solda de alumínio e após isto levar lá para aplainar...já tem quase uns 3 anos rodando normal...

Em resumo, só a retífica poderá dizer se tem e se é ou não possível, mas o profissional da solda também tem sua palavra.

Banger entendi. para o mecanico dizer isso pra mim, acho que ele não foi honesto so pode. e não colocou o cabeçote pra fazer a geral. cara sinistro pois troquei tudo. o carro ta la no mecanico desde sabado.o mecanico falou se a trinca for interna sera apenas outro cabecote. pois na retifica não tem como ver trincas internas. dESCULPE MAS NÃO SEI O QUE FAZER.


puro-veneno
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 23 2017f Maio 2017 09:22:55 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por puro-veneno »

Adrianno Sakamoto escreveu:Cara, o seu carro não é um Passat da vida, é um Corsa. O motor trabalha a 92 ºC e arma a ventoínha aos 95 ºC. É um sistema pressurizado tipo panela de pressão que não vai ferver fácil se deixar em dia.

É importante ter a válvula termostática caso contrário o sistema TODO vai superaquecer andando na cidade dando-lhe um falso diagnostico. Ponha a VT do Classic e não use a de refil, vale a pena fazer a troca.

Boa tarde a 4 mese atras eu tinha um corsa wind 1.0 efi fiquei com ele um pouco mais de 4 anos
na primeira semana troquei o cebolao passat. o ponteiro so ficava a 90 a 92 graus. bomm pelo contrario nunca aqueceu!!!. esse corsa aqui 95 1.4 e que ta com esse problema desde o dia em que peguei. e dai fiz tudo e não abaixa so ferve andando uns 15 a 20 minutos. Voce falou deixar em dia. ok, axo que deixei. cabecote feito, ventoinha nova, radiador trocado, bomba trocada, borracha trocada. não existe vazamento.. por favor não sei o que não ta em dia. valvula termostatica pelo que vi ele e pra esquentar , pois o corsa trabalha em alta. so que o meu ta sem e nao abaixa a temperatura. sem a valvula pelo contrario, era pra estar baixa a temperatura neste caso daria outros problemas, conforme ja li no forum. Mas esse amigo, ta osso. obrigado antecipado!!!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu não posso afirmar que toda trinca tenha recuperação, mas posso dizer que existem máquinas e produtos químicos que evidenciam uma trinca que não é vista a olho nu...uma boa retífica, até por garantia de seu próprio serviço, creio que deva utilizar um ou outro...mas existem retíficas e retíficas...em qual ele levou?


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

puro-veneno escreveu:... Voce falou deixar em dia. ok, axo que deixei. cabecote feito, ventoinha nova, radiador trocado, bomba trocada, borracha trocada. não existe vazamento.. por favor não sei o que não ta em dia. valvula termostatica pelo que vi ele e pra esquentar , pois o corsa trabalha em alta. so que o meu ta sem ...
Não tá ok ainda. Sem VT não vai ajudar a resolver a sua questão.


puro-veneno
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 23 2017f Maio 2017 09:22:55 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por puro-veneno »

Bom dia! Problema resolvido! o carro ta a 90 91 graus, a ventoinha liga e desliga e nem precisa ligar a do ar condicionado. O problema estava na hélice da ventoinha que já estava no carro. não era compatível!! O mecânico trocou a hélice e resolveu o problema.

Agradeço a todos do fórum por ter me orientado na resolução do problema.

Agora a temperatura não passa de 91º

Abraço!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”