[DÚVIDA] - Vazamento de Vapor de Gasolina Pelo Filtro Canister. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Andre Birim
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 12 2017f Maio 2017 11:31:48 AM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

[DÚVIDA] - Vazamento de Vapor de Gasolina Pelo Filtro Canister. O q fazer?

Mensagem por Andre Birim »

Ola amigos, bom dia,

Não tem muita experiencia com Veículos, tem dois anos que comprei um corsa joy 2009, e estou com um problema que esta me tirando o sono.

Meu corsa passou a apresentar um cheiro forte de gasolina, levei em uma oficia e o mecânico verificou todos os lugares possíveis em busca de um vazamento que não foi localizado e me disse que meu veiculo não tinha nenhum vazamento e que não sabia me dizer de onde vinha tal odor. eu como sou muito teimoso levei o carro para casa e sai fuçando em tudo até que descobri uma peça atrás do para-barro do lado do passageiro, pesquisei na net e descobri que era o tal do filtro canister, observei que no filtro entra uma mangeira que vem do tanque e sai outra mangueira para a válvula do canister, e tem outra entrada (como se fosse um suspiro ou sugar) que suga ar quando o carro esta em funcionamento, porem nessa mesma entrada é onde esta saindo o forte cheiro de gasolina. pelo que pesquisei na internet esse odor de gasolina é proveniente dos vapores de gasolina que são coletado no tanque que passa pelo filtro de carvão do canister que é liberado pela valvula purga para o tbi, e que a função desse filtro é purificar esses gases e diminuir os gases poluentes.

Resumindo se ele é so um filtro para diminuir a poluição, e é por ele que esta vazando os vapores de gasolina, posso retira-lo e interligar as mangueiras direto para a valvula purga do canister, se eu fizer isso posso danificar meu veiculo?

alguem poderia me ajudar nessa duvida :(
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc fez a lição de casa direitinho...descobriu quase tudo sobre o canister...mas...

Ele deve estar encharcado devido a seu pedido ou por iniciativa do frentista em encher o tanque até a boca...o que faz o combustível líquido ir para o sistema do canister...deveria ser só vapores...

Existem dois tipos de válvula do canister...uma abre com o vácuo (baixa pressão), da admissão...e outra que é elétrica e comandado pela ECU. Não sei qual o seu tipo...

Se há vazamento o mais certo é corrigir e não mais por gasolina até o gargalo...com o uso normal, a tendência é que tais vapores sejam sugados e o cheiro termine. Mas seu sistema pode estar tão encharcado que ou não surtirá efeito ou demorará bastante...isto depende do dano já causado, pois lá na boca do tanque tem um pequeno filtro (pode estar entupido) e no canister há carvão ativado, que perde suas propriedades quando encharcado...a própria válvula de purga pode estar danificada e não procede a purga. Qualquer desses problemas fará com que o sistema não mais queime os gases (hidrocarbonetos), que se não queimados, irão para o meio ambiente.

A legislação brasileira e os procedimentos de vistoria, estão cada vez mais "apertando" as montadoras e os usuários quanto ao aspecto de poluição ao meio ambiente, e isto pode lhe trazer problemas eu algum momento futuro. Pode já estar causando alguma irregularidade na rotação do motor (depende do defeito), e no consumo de combustível.
Andre Birim
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 12 2017f Maio 2017 11:31:48 AM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Andre Birim »

boa tarde amigo, des de ja obrigado pela atenção,

a valvula do meu é elétrica, FGP 93397793, tem algum teste que posso fazer para saber se ele esta travada? porque tenho duvidas se ela travou pois quando o motor esta em funcionamento eu observei que a terceira mangueira que sai do filtro fica sugando o ar do ambiente e é pela mesma que volta os odores quando o carro esta em repouso não há odores de gasolina, somente em funcionamento que apresenta o mal cheiro as vezes não apresenta nada.

e pra completar aqui não tem nem a valvula e nem o filtro para mim troca-los!

e fiscalização aqui sobre meio ambiente é zero...kkk to com vontade de tirar o filtro, mais tenho duvidas se isso não iria prejudicar o carro.?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Preço é complicado, mas pela internet se pode comprar...e hoje não tem fiscalização, mas quem sabe amanhã?

Pra eliminar o sistema, pelo lado do motor é simples, basta vedar (não pode deixar aberto), o tubo da válvula para o canister (lado para a válvula) ou entre a admissão e a válvula (lado para a admissão)...isto evitará entrada de ar falsa para o motor.

Pelo lado do tanque, não é conveniente vedar para não ocorrer pressão de gases dentro dele...mas também não pode deixar aberto direto...tem que colocar um filtro de gasolina (pode ser velho ou de moto), mais alto que a boca do tanque, conectar o tubo do tanque de um lado e deixar o outro aberto. Melhor fazer isto na parte traseira mesmo e doravante evitar encher o tanque até a boca.

Mas se fosse eu, faria o seguinte:

1 - Não encheria mais o tanque até o gargalo
2 - Parece que sua válvula está abrindo com o motor ligado, mas ela só pode abrir com rotação acima da ML (não sei qual o valor), se isso for verdadeiro, ela está boa e não precisa de troca.
3 - Inspecione e troque (se necessário), o pequeno filtro junto ao gargalo
4 - Retira o canister e injete ar (com a entrada de cabeça para baixo), até sair todo o líquido (fácil), e cheiro de combustível (esse é difícil).
4(a)- Se não ficar satisfatório o melhor é comprar um, em algum desmanche, de um carro mais novo possível.

As peças tem seu preço e os procedimentos não são tão complicados...e vc ainda fica com a consciência ecológica tranquila...
Andre Birim
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 12 2017f Maio 2017 11:31:48 AM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Andre Birim »

Obrigado Pelas orientações Amigo vou fazer o processo que você me indicou Fico muito agradecido pela atenção um grande abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”